INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Andressa Aguiar Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cristina Batista-dos-Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Jorge Luiz de Souza Evaristo Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Raquel Silva Rocha Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e022006

Palavras-chave:

Docente, Greve, Bem-estar

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a influência das greves para o bem-estar do docente em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre o Trabalho Docente; ii) Representações sobre os Discentes; iii) [Opiniões sobre] greve; iv) Dificuldades; v) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.

Biografia do Autor

Andressa Aguiar Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Ana Cristina Batista-dos-Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente na Universidade Estadual do Ceará

Jorge Luiz de Souza Evaristo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Bolsista CAPES Doutorado

Ana Raquel Silva Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará

Bolsista CAPES Mestrado

Referências

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

Araújo, A. A., Batista-dos-Santos, A. C. ., Evaristo, J. L. de S., & Rocha, A. R. S. (2022). INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Trabalho (En)Cena, 7, e022006. https://doi.org/10.20873/2526-1487e022006

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Artigo de Pesquisa

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