REFLEXOS DO MODELO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA SAÚDE DOCENTE

RECORTE DE UMA PESQUISA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P196

Palavras-chave:

Saúde; Professor Universitário; Educação de Pós-graduação.

Resumo

A participação em programas de pós-graduação se tornou, ao longo dos anos, uma das principais atividades dos docentes das universidades federais brasileiras. Esta atividade, assim como todas as atividades humanas está subsumida a processos de determinação social que têm sua origem em um modelo societário baseado sobretudo na acumulação financeira. Estes processos atuaram e transformaram a pós-graduação e seus atores, impondo um modelo de produção científica quantitativo, competitivo e produtivista. O marco teórico da pesquisa aqui apresentada é a Epidemiologia Crítica e a Determinação Social da Saúde.  Os objetivos do trabalho consistem em estabelecer relações entre o trabalho na pós-graduação e a saúde docente e, principalmente, identificar os principais processos críticos relacionados a esta atividade. Neste artigo foram analisados os dados extraídos de uma pesquisa realizada entre julho de 2014 e julho de 2015. Conclui-se que atividade de pesquisa e pós-graduação se constitui um espaço dialético, em que estão presentes tanto processos críticos protetores quanto destrutivos, pois, de um lado, esta atividade permite aos docentes exprimir sua criatividade na pesquisa e na formação de novos pesquisadores, mas, por outro lado, está submetida a um modelo de avaliação produtivista, competitivo, meritocrático, que implica estresse e sobrecarga de trabalho.

Biografia do Autor

Luis Allan Kunzle, UFPR

Professor titular do Departamento de Informática da UFPR. Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica, ênfase Eletrônica, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 1987, mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR, em 1990 e doutorado em Automatique et Informatique Industrielle pela Université Paul Sabatier de Toulouse, França, em 1997. É professor associado ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPR, com pesquisas em Saúde do Trabalhador Docente e em Assédio Moral no Trabalho. Participa do Grupo de Trabalho em Saúde e Seguridade Social da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-SSIND). Realizou estágio pós-doutoral na Área de Saúde da Universidade Andina Simón Bolívar (UASB) - sede Quito, Equador, entre 2018 e 2019. Está matriculado no Pós-doutorado em Salud Colectiva, Meio Ambiente y Sociedad da UASB, cohorte 2018-2020.

Marcia Marzagão Ribeiro

Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1990. Mestrado, em 1996, e Doutorado, em 2005, ambos na UFPR, em Engenharia Florestal. Pós-doutorado, em 2012, na Universidade de Freiburg-Alemanha. Docente na UFPR desde o ano de 2007, atualmente encontra-se no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. É professora associadoa ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPR, com pesquisas em Saúde do Trabalhador Docente. Participa do Grupo de Trabalho em Saúde e Seguridade Social da APUFPR-SSIND.

Fernanda da Conceição Zanin, APUFPR-SSIND

Mestre em Psicologia pela UFPR (2014-2016). Trabalha na área da Psicologia Clínica, com atendimentos particulares e conveniados. Também desenvolve atividades em Psicologia do Trabalho, na qual realiza pesquisas e presta consultorias e assessorias a organizações e instituições. Atualmente faz parte do quadro de funcionários da APUFPR- Sssind, bem como do grupo de pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais (EPPEO) e do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Psicologia pela UFPR (2009) e faz formação clínica continuada em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise, delegação do Paraná.

Brendha Rodrigues de Lima, UFPR

Estudante de graduação do curso de Estatística da UFPR, estagiária da APUFPR-SSIND

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Kunzle, L. A., Ribeiro, M. M., Zanin, F. da C., & de Lima, B. R. (2020). REFLEXOS DO MODELO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA SAÚDE DOCENTE: RECORTE DE UMA PESQUISA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Trabalho (En)Cena, 5(1), 196–212. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P196

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II

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