DEPRESSÃO E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P386

Resumo

O trabalho vem sofrendo mudanças de cunho político, cultural e institucional, as quais tem submetido o trabalhador a uma rotina mais intensa e desgastante. Estas transformações impactaram na organização e nas condições de trabalho docente, sendo associadas ao adoecimento do professor, ao sofrimento psíquico apreendido como depressão e ao consumo de substâncias psicoativas. Objetivou-se descrever as relações entre a depressão e o consumo de substâncias psicoativas entre professores universitários. Pesquisa desenvolvida em uma universidade pública, cujos dados foram coletados pelo Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test e Beck Depression Inventory. 80% dos docentes pesquisados afirmou consumo bebida alcoólica e 27,3% derivados do tabaco; dentre as substâncias consideradas ilícitas a maconha se destaca (15,2%). Identificaram-se indícios de depressão concentrados em homens (52,6%), com idade entre 31 a 40 anos, casados e com mestrado (57,9%). Quanto à associação entre o uso de alguma substância psicoativa e a sintomatologia depressiva, esta foi mais prevalente entre aqueles que mencionaram o consumo de bebida alcoólica (68,4%). Mesmo sendo condições determinadas por vários e complexos fatores, existem relações entre a depressão e o uso de substâncias psicoativas entre os docentes no cenário pesquisado; a precarização do trabalho gera sofrimento psíquico e o adoecimento do professor.

Biografia do Autor

Alcivan Nunes Vieira, UERN

Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Docente da Faculdade de Enfermagem da UERN. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Deivson Wendell Costa Lima, UERN

Docente da Faculdade de Enfermagem da UERN. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil  

Débora Cristina Ezequiel Silva, UERN

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da UERN. Mossoró, rio Grande do Norte, Brasil

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Potiguar

Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Docente da Universidade Potiguar. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Lívia Dayane Sousa Azevedo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Vieira, A. N., Lima, D. W. C., Silva, D. C. E., Feitosa, R. M. M., & Azevedo, L. D. S. (2019). DEPRESSÃO E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Trabalho (En)Cena, 4(2), 386–408. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P386

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES