INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O BEM-ESTAR DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.20873/2526-1487e022006Mots-clés :
Docente, Greve, Bem-estarRésumé
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a influência das greves para o bem-estar do docente em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre o Trabalho Docente; ii) Representações sobre os Discentes; iii) [Opiniões sobre] greve; iv) Dificuldades; v) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.
Références
Anjos, A. P. S. P., Martins, N. S., & Pignata, E. K. A. A. (2019). A evasão nos cursos de licenciatura da UNEB e os impactos na formação docente no oeste da Bahia. Momento: diálogos em educação, 28(1), 367-380.
Araújo, A. A., Batista-dos-Santos, A. C., Alencar, A. V. C., & Teles, P. A. S. (2020). Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino à Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho. EaD em Foco, 10(2), e950.
Augusto, C. A., Souza, J. P. D., Dellagnelo, E. H. L., & Cario, S. A. F. (2013). Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, 51(4), 745-764.
Barros, P. C. D. R., & Mendes, A. M. B. (2003). Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civil. Psico-USF, 8, 63-70.
Brasil. (1989). Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989. Dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7783.HTM Acesso em: 10 ago. 2020.
Cook, C. R., Coco, S., Zhang, Y., Fiat, A. E., Duong, M. T., Renshaw, T. L., ... & Frank, S. (2018). Cultivating positive teacher–student relationships: Preliminary evaluation of the establish–maintain–restore (EMR) method. School Psychology Review, 47(3), 226-243.
Cruz, R. M., & Lemos, C. J. (2005). Atividade Docente, Condições de Trabalho e Processo de Saúde. Motrivivência, 17(24), 59-80.
Deng, L., Zhu, G., Li, G., Xu, Z., Rutter, A., & Rivera, H. (2018). Student teachers’ emotions, dilemmas, and professional identity formation amid the teaching practicums. The Asia-Pacific Education Researcher, 27(6), 441-453.
Dejours, C. (2018). A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 6.ed. São Paulo: Cortez Editora.
Ferreira-Costa, R. Q., & Pedro-Silva, N. (2018). Ansiedade e depressão: o mundo da prática docente e o adoecimento psíquico. Estudos de Psicologia (Natal), 23(4), 357-368.
Fonseca, Souza & Costa, (2018). Impacto da greve dos professores para a evasão dos alunos do curso de administração na UFAM. Revista CESUMAR, 23(1), 99-111.
Heloani, R., & Silva, E. P. (2009). Gestão Educacional e Trabalho Docente: Aspectos Socioinstitucionais e Psicossociais Dos Processos De Saúde-Doença. Revista HISTEDBR, 33, 207-227.
Kohli, R. (2019). Lessons for teacher education: The role of critical professional development in teacher of color retention. Journal of Teacher Education, 70(1), 39-50.
Lemos, D. (2011). Trabalho Docente nas Universidades Federais: tensões e contradições. Caderno CRH, 24(spe), 105-120.
Lima, A. M. F. D., da Silva Santos, J. A., da Silva Póvoa, L. G., & de Pinho, M. J. (2020). Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, 6(6), 33078-33092.
Machado, G. C., Santos, A. M., & Silva, R. S. (2020). Trabalho docente: reflexões sobre a saúde e o sofrimento psíquico do professor. Revista Prâksis, 1, 16-30.
Mendes, A. M. (2007). Psicodinâmica do trabalho: Teoria, Método e Pesquisa. Casa Psi Livraria, Edito e Gráfica Ltda.
Oliveira, A. D. S. D., Pereira, M. D. S., & Lima, L. M. D. (2017). Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, 21, 609-619.
Özdemir, Y. (2018). The views of prospective teachers on the political context of education and teachers’ roles in the classroom. Universal Journal of Educational Research, 6(11), 2498-2508.
Queiróz, M. D. F. F., & Emiliano, L. L. (2020). Ser docente no Século XXI: o trabalho em uma universidade pública brasileira. Revista Katálysis, 23, 687-699.
Rebêlo, F. C. (2019). A Greve e seus sentidos Político e Jurídico. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, 47(1), 252-268.
Sheridan, S. M., Witte, A. L., Holmes, S. R., Coutts, M. J., Dent, A. L., Kunz, G. M., & Wu, C. (2017). A randomized trial examining the effects of Conjoint Behavioral Consultation in rural schools: Student outcomes and the mediating role of the teacher–parent relationship. Journal of School Psychology, 61, 33-53.
Silva, M. C. (2018). A greve dos professores universitários de 2012 e o REUNI: Uma análise da relação entre as políticas educacionais e as lutas dos professores. Marx e o Marxismo -Revista do NIEP-Marx, 6(11), 224-248.
Silva, S. G., & Paiva, A. C. S. (2018). O pathos docente em narrativas: relações entre trabalho, subjetividades docentes e adoecimento psíquico. Revista de Ciências Sociais: RCS, 49(1), 535-577.
Silva, A. V., & Piolli, E. (2017). A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Christophe Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveis. Devir Educação, 1(1), 50-65.
Tahir, L., Thakib, M. T. M., Hamzah, M. H., Said, M. N. H. M., & Musah, M. B. (2017). Novice head teachers’ isolation and loneliness experiences: A mixed-methods study. Educational Management Administration & Leadership, 45(1), 164-189.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.