Formação de professores: cenários e perspectivas em tempos de incertezas

Autores

  • Sebastião Silva Soares Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

formação de professores, práticas pedagógicas, experiencias, incerteza

Resumo

Esta obra é uma produção coletiva que visa apresentar reflexões sobre a formação de professores e práticas em tempos de incerteza. Observa-se diversos desafios políticos e sociais que as propostas de formação de professores sofrem frente às conjunturas políticas e econômicas, com projetos de cunho não democrático e valorização dos ideários neoliberal por meio de reformas curriculares no ensino superior e educação básica. Esse livro justifica-se pelo interesse dos pesquisadores em ampliar o diálogo acadêmico no que diz respeito à formação e fazer docente no passado-presente.

Referências

ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto, Portugal: Porto Editora LDA., 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 02/2015. Aprovada em 02 de julho de 2015. Brasília: Mec, 2015.

BRASIL. Parecer CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 18 de setembro 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019a.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Aprovada em 20 de dezembro de 2019b. Brasília: MEC, 2019ª.

CARVALHO, M. R. V. Perfil do professor da educação básica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.

FURLANETTO, E. C. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2003.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1997.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.

GATTI, B.; BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, B. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

NÓVOA, A. et al. Vida de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.

PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA JÚNIOR, C. A. Fortalecimento das políticas de valorização docente: proposição de novos formatos para cursos de licenciatura para o estado da Bahia. Brasília: UNESCO/CAPES, 2010. (Relatório. Documento interno).

SORDI, M. R. L. A docência universitária e o dilema da formação pedagógica para a produção de uma avaliação da aprendizagem consequente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 25, nov. 2008. p. 47-58

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva Soares, S. (2020). Formação de professores: cenários e perspectivas em tempos de incertezas . Portal De Livros Da Editora, 1(22), Lv22. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9266