v. 1 n. 16 (2021): FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA: experiências em supervisão e redes de pesquisa no pós-doutoramento – Vol. 1: Formação de Excelência
Os textos reunidos preenchem uma lacuna porque colocam à vista uma gama de experiências, no plano nacional e internacional, em torno dos processos colaborativos e de interlocução de alto nível, envolvendo a condução da pesquisa acadêmica no Brasil; preenchem uma lacuna porque detalham modelos de organização de espaços coletivos de produção de conhecimento; preenchem uma lacuna porque colocam problemas novos e apresentam uma miríade de propostas para equacioná-los. Em seu conjunto, este esforço coletivo ajuda decisivamente na iluminação de um foco essencial para a avaliação dos avanços e mudanças qualitativas que se vão verificando nas fronteiras e áreas de ponta da pesquisa acadêmica no Brasil, através de relatos que, de outra forma, permaneceriam enterrados em relatórios de pesquisa, de pouca ou nenhuma circulação para além dos muros acadêmicos. Tão importantes quanto os resultados específicos alcançados por um projeto de investigação levado a cabo coletivamente, são os caminhos e descaminhos que os possibilitaram, com a avaliação crítica de erros e acertos no delicado processo de estabelecer vias de colaboração científica sérias, proveitosas, duradouras e multiplicadoras dos potenciais individuais envolvidos.