Edições anteriores

  • Solau do Mal de Amor
    v. 1 n. 1 (2016)

    Trata-se de poemas produzidos de 2012 a 2014, sobretudo em torno da temática amorosa, retomando os temas da saudade e da solidão. A estética é simples, busca aproximações com a prosa e a fala coloquial. A autora acredita que a poesia se encontra no cotidiano, não como um acontecimento inesperado e extraordinário. São as emoções triviais e pequenos acidentes da vida que mobilizam sua escritura. A poesia sai da vida, essa dos mortais, longe das musas, das visões transcendentes, dos ideais universais e de uma estética excessivamente elaborada. Há, principalmente, atenção ao ritmo, definindo o compasso dos versos, diante dessa temática que se reitera, o amor como um mal extraordinário, para a felicidade e a infelicidade do sujeito que se vê acometido por sua conjunção. Parafraseando Bandeira, seria uma "poeta menor, perdoai".

  • Comunicação Pública & Cidadania: entrevistas com profissionais de comunicação de instituições públicas
    v. 1 n. 24 (2025)

    O livro "Comunicação Pública & Cidadania" reúne 18 entrevistas com profissionais de comunicação com ampla e diversificada experiência de atuação em órgãos públicos de diferentes esferas e poderes. Desenvolvido em 2022 durante o módulo “Comunicação como fator estratégico no Judiciário”, do curso de pós-graduação em Comunicação Jurídica Estratégica na Era Digital, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Tocantins (Esmat), o livro oferece uma visão prática e atualizada sobre os desafios e estratégias da comunicação no setor público.

    Através de um diálogo direto com comunicadores experientes, a obra explora temas como a relação entre comunicação e democracia, a importância da ética e transparência e o impacto das novas tecnologias. Ideal para estudantes, profissionais da área e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o papel da comunicação na construção de uma sociedade mais informada e participativa.
  • Lutas brasileiras e sua aplicabilidade na escola
    v. 1 n. 23 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
    Tal iniciativa advém da observância das aulas de Educação Física escolar, preferencias e negligências na Educação Básica. Assim, o objetivo deste recurso educacional é instruir, de maneira ilustrada e didática, como as Lutas brasileiras podem ser trabalhadas no ambiente escolar em seus diversos contextos. A ideia central deste livro é proporcional uma leitura fácil, exemplificativa e que possibilite uma possível renovação didática no modo de ensino e aprendizagem das Lutas na escola.

  • Lazer na escola de tempo integral: um olhar sobre o Ensino Médio
    v. 1 n. 22 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
    A intencionalidade pedagógica deste material nasce da necessidade de reconhecer o lazer como uma expressão fundamental a ser valorizada e incorporada nas aulas de Educação Física da Educação Básica, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Mais do que uma simples atividade recreativa, o lazer é aqui compreendido como uma potente ferramenta educativa, promotora de bem-estar, socialização e construção de sentidos na escola.

  • Atletismo: barreiras e possibilidades na escola
    v. 1 n. 21 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A intencionalidade pedagógica deste material emerge do decorrer da pesquisa reconhecendo o Atletismo como uma modalidade esportiva a ser mais utilizada nas aulas de Educação Física na Educação Básica envolvendo as modalidades de Ensino Fundamental e Médio.

  • EM BUSCA DE UM MODELO DE GOVERNANÇA DAS FRONTEIRAS: ENTRE A FRONTEX E O SISFRON
    v. 1 n. 20 (2025)

    É notório e evidente que as fronteiras possuem um papel fundamental para as relações internacionais, os estudos de Defesa, e mesmo os estudos estratégicos. Os desafios impostos à manutenção de um certo nível de segurança internacional são imensos, a exemplo das novas conflitualidades, migrações, tráfico de drogas, pessoas, armas, pandemias, entre outros. Desafios estes que não são exclusivos da União Europeia, e atingem também a América do Sul e, mais especificamente, o Brasil.  Desta forma, o presente projeto tem com objetivo fundamental responder a seguinte pergunta de partida: podemos falar de um modelo de governança cooperativa conjunta em matéria de fronteiras externas da União Europeia e do Brasil? Argumenta-se que a comparação entre a FRONTEX e o SISFRON (ambos representados por atores com personalidade jurídica internacional) podem auxiliar a um criar um quadro comparativo de modelos de governança fronteiriça que, por sua vez, intenta na busca de aplicações práticas para o enfrentamento aos desafios impostos à sua fronteira brasileira junto a América do Sul, particularmente no emprego das Forças Armadas. Objetiva-se, assim, encontrar um modelo de governança fronteiriça com base em ambas experiências, passível de construção conjunta.  Metodologicamente, optou-se pela análise qualitativa, tendo como técnica para comparação o chamado comparative research design ou most similar system design, que permitirá elaborar um quadro comparativo entre ambas as agências no que tange a gestão de suas fronteiras. Por fim, tal contribuição nos permitirá ter um entendimento mais aprimorado dos possíveis enfrentamentos, em matéria de gestão, relativos aos desafios securitários das fronteiras.

  • O Ensino de brincadeiras e jogos dos povos indígenas Apinajé
    v. 1 n. 19 (2025)

    Esta cartilha, é um recurso educacional criado no mestrado profissional de Educação Física (PROEF), na UFT, que menciona as brincadeiras e jogos dos Povos Indígenas Apinajé, como ferramenta de educação intercultural, com discursões acerca do tema, com adaptações de acordo com a faixa etária dos alunos, facilitando a inclusão desse conteúdo nas aulas de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

  • SABERES ANCESTRAIS E CIÊNCIA: PLANTAS MEDICINAIS DOS QUILOMBOS MUMBUCA E PRATA
    v. 1 n. 18 (2025)

    O conhecimento sobre o uso terapêutico das plantas reflete a relação cultural e simbólica entre os seres humanos e a natureza, com destaque para a diversidade de interpretações, como os saberes quilombolas e acadêmicos. Nas culturas de matriz africana, como nas comunidades quilombolas, a utilização de plantas está profundamente ligada a uma cosmologia que vê a natureza e a cultura como interdependentes, sendo essencial a reciprocidade entre seres humanos e não humanos. Essas práticas de cura e alívio de males envolvem respeito a ciclos naturais, como a Lua e as estações do ano, evidenciando um entendimento da força da natureza. O estudo das anciãs das comunidades quilombolas Mumbuca e Prata, no Jalapão, revela o conhecimento ancestral sobre o uso terapêutico de plantas, evidenciando a importância dos saberes botânicos nas práticas de cura dessas populações.

  • Às margens do Tocantins: memórias de professores aposentados em Miracema – TO (1960-1990)
    v. 1 n. 17 (2025)

    Este trabalho tem como intuito narrar as memórias dos professores aposentados que atuaram no período de 1960 a 1990 no Colégio Tocantins (CT), na Escola José Damasceno Vasconcelos e no Centro de Ensino Médio Santa Terezinha (CEMST), na cidade de Miracema do Norte. Entre os objetivos específicos, buscou-se identificar e entrevistar os docentes aposentados que atuaram nas instituições educacionais supramencionadas, para trazer à tona as motivações para o exercício da docência num cenário educacional limitado e de reduzida formação docente. A análise das memórias dos professores revelou variados aspectos do cotidiano das escolas primárias do interior do norte goiano: os métodos de ensino, as normas escolares e a rotina vivenciada por alunos e professores.

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Agrárias e Ambientais (volume 3)
    v. 1 n. 10 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • A Primeira Universidade da Maturidade Indígena: Diálogos com os Anciãos de Tocantínia - Tocantins - Amazônia
    v. 1 n. 16 (2025)

    O livro compartilha a importância e os desafios da primeira Universidade da Maturidade Indígena (UMA/Indígena) em Tocantínia - Tocantins - Amazônia, com resultados de pesquisas de mestrandos e doutorandos que atuam no espaço dedicado à Educação ao longo da vida de pessoas idosas indígenas (anciãos) da região. As pesquisas seguem um contexto onde as populações tradicionais enfrentam dificuldades em termos de educação, pois a UMA/Indígena se destaca como um ponto de referência que promove a educação ao longo da vida, alinhadas às práticas de saúde, bem-estar e preservação das tradições desses povos. Através de um olhar sensível e respeitoso, os pesquisadores da UMA/Indígena buscam ouvir os anciãos indígenas, reconhecendo competências e habilidades que eles carregam e sua importância para as comunidades. A publicação ainda traz relatos, experiências e dados que ilustram a realidade do atendimento a esse público, além de destacar o impacto positivo da UMA/Indígena na vida dessas pessoas idosas e nas comunidades em geral.Os autores de cada capítulo convidam a conhecer mais sobre a UMA/Indígena, um projeto de resistência, cuidado e respeito à diversidade cultural e ao legado dos povos indígenas.

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Humanas, Sociais e Letras (volume 5)
    v. 1 n. 15 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Humanas, Sociais e Letras (volume 4)
    v. 1 n. 14 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Humanas, Sociais e Letras (volume 3)
    v. 1 n. 13 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Humanas, Sociais e Letras (volume 2)
    v. 1 n. 12 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Humanas, Sociais e Letras (volume 1)
    v. 1 n. 11 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Agrárias e Ambientais (volume 2)
    v. 1 n. 9 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Agrárias e Ambientais (volume 1)
    v. 1 n. 8 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Múltiplos Debates em Saúde e Ensino
    v. 1 n. 71 (2024)

    O livro Múltiplos Debates em Saúde e Ensino surge como um espaço de reflexão sobre as intersecções entre dois campos fundamentais para a formação humana e o bem-estar social: a saúde e a educação. Em um contexto no qual as questões sociais e educacionais se entrelaçam, este trabalho busca explorar as dinâmicas e desafios que surgem quando essas áreas se encontram, seja no âmbito das políticas públicas, nas práticas pedagógicas ou nos debates acadêmicos sobre saúde coletiva e ensino.  A proposta desta coletânea é reunir e promover uma pluralidade de vozes e perspectivas. Com contribuições de pesquisadores, professores e profissionais que se dedicam à análise e à prática desses dois universos, muitas vezes vistos de forma separada, mas que, neste livro, se mostram profundamente interconectados.  Os capítulos abordam desde as bases teóricas que sustentam os processos educativos e de saúde, até as experiências práticas que exemplificam a importância da integração entre esses campos. A reflexão crítica sobre as políticas públicas, os currículos educacionais e as práticas de cuidado à saúde que envolvem estudantes e profissionais em diferentes níveis de ensino é a proposta central deste livro. 

     

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Exatas e da Terra (volume 2)
    v. 1 n. 7 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Exatas e da Terra (volume 1)
    v. 1 n. 6 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Biológicas e da Saúde (volume 1)
    v. 1 n. 1 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

     

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Biológicas e da Saúde (volume 5)
    v. 1 n. 5 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Biológicas e da Saúde (volume 4)
    v. 1 n. 4 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

  • Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Biológicas e da Saúde (volume 3)
    v. 1 n. 3 (2025)

    As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação.  Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas. 

1-25 de 251