Edições anteriores

  • Casos Clínicos Em Nutrição
    v. 1 n. 49 (2025)

    A produção deste ebook surgiu da dedicação de estudantes inseridos no Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Nutrição, que imersos na vivência acadêmica, contaram com o incentivo e a orientação de professores que nos inspiraram e nos motivaram na escrita desta obra. Cada caso clínico aqui descrito foi construído a partir de experiências reais, cuidadosamente analisadas e interpretadas à luz das diretrizes atuais, sempre com responsabilidade e comprometimento ético. Além de propor uma rica discussão sobre fisiologia e dietoterapia, o ebook tem como objetivo alcançar os estudantes de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Tocantins, inspirando-os e contribuindo para sua formação e para o estágio supervisionado em Nutrição Clínica.

  • Mapa Epidemiológico do Tocantins
    v. 1 n. 48 (2025)

    Esta etapa da obra consistiu no produto final da consultoria especializada responsável pelo desenvolvimento do projeto intitulado Mapa Epidemiológico do Tocantins (Pesquisa e Levantamento do Mapa das Endemias do Estado do Tocantins), fruto do contrato celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Tocantins (FAPTO). A sua execução técnica foi realizada pelo Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT-OPTE.

  • Olhares, escutas e dizeres: em autobiografias de professoras
    v. 1 n. 47 (2025)

     Olhares, Escutas e Dizeres em Autobiografias de Professoras” reúne relatos sensíveis e reflexivos de docentes da educação básica que, ao ingressarem no mestrado, revisitam suas trajetórias de letramento, da infância às práticas profissionais. Produzidos em um ambiente de colaboração entre universidade e escola, esses textos revelam experiências marcadas por desafios, afetos, aprendizagens e transformações. Mais que um conjunto de narrativas pessoais, a obra se configura como material pedagógico e fonte de pesquisa, mostrando como histórias de vida podem iluminar o cotidiano do ensino, fortalecer identidades docentes e inspirar novas leituras sobre a formação de professoras e o lugar da língua materna na educação.

  • Reminiscências No Baú Da Memória: Percursos Formativos Dos Estudantes Do Mestrado Em Educação Física - Proef
    v. 1 n. 46 (2025)

    Apresentar o terceiro volume da coletânea Reminiscências no Baú da Memória: Percursos Formativos dos Estudantes do Mestrado em Educação Física – PROEF é, para nós, professores formadores do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física, em rede, da Universidade Federal do Tocantins (PROEF/UFT), motivo de grande satisfação e orgulho. Esta obra nasce da convergência entre a pesquisa, a docência e a vida, e reafirma o compromisso do PROEF com a formação de professores reflexivos, críticos e sensíveis às realidades da Educação Física escolar brasileira.

    Este volume integra as ações do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (CEPELS), Centro que tem se consolidado como um espaço de produção científica, extensão e formação docente, comprometido com o fortalecimento da Educação Física escolar e com a valorização das práticas pedagógicas que emergem da realidade dos professores da rede pública. O CEPELS atua como ambiente de escuta, diálogo e pesquisa, no qual as experiências e memórias de nossos estudantes são transformadas em conhecimento compartilhado e em novas possibilidades de intervenção educativa. Assim, este livro é também fruto das atividades de pesquisa, orientação e extensão desenvolvidas no âmbito do centro, configurando-se como um gesto coletivo de formação e de memória.

  • Comunicação, jornalismo e transformações convergentes
    v. 1 n. 1 (2019)

    Muito se tem falado em mudanças no jornalismo. O processo de convergência dos meios inaugurou um cenário em que as tecnologias, a sociedade em rede, as empresas jornalísticas e as audiências se relacionam de forma diferenciada, afetando distintos aspectos do campo do jornalismo, desde as rotinas de produção e novas plataformas de consumo até as atribuições dos profissionais. Nesse contexto em que um conjunto de elementos contribui para definir as práticas do jornalismo da atualidade, olhar para o futuro da profissão exige visão crítica sobre o que temos experimentado e nesse campo a pesquisa científica pode contribuir de forma assertiva.
    Por iniciativa da profª Liana Vidigal Rocha, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor) inicia suas atividades em maio de 2009 com o objetivo de fomentar a investigação científica no campo do jornalismo, preocupando-se com a formação de novos pesquisadores e dirigindo seus interesses para os estudos da mídia em suas diferentes especificidades. Ao longo do tempo, tendo agregado novos docentes e pesquisadores em vários estágios de formação, o grupo chega a 2018 com 15 membros.
    Essa obra é um dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Nepjor, apresentando os trabalhos científicos de seus membros, no momento em que o grupo se prepara para comemorar seus 10 anos de existência. É um trabalho ímpar, que sinaliza a importância do grupo no cenário regional, com abrangência nacional, rompendo as fronteiras em direção a outras realidades e alcançando novos públicos.

  • O Dom Das Vozes: Perspectivas Narratológicas
    v. 1 n. 45 (2025)

    A presente coletânea reúne ensaios que exploram a complexidade das vozes narrativas em obras literárias, com ênfase em autores brasileiros como Machado de Assis e Conceição Evaristo, analisados sob a lente da narratologia. Dividida em cinco partes, a obra examina as vozes do escritor, do narrador, da personagem, do leitor e do autor interno (Carmo Gomes, 2014), oferecendo uma abordagem multifacetada sobre como essas instâncias enunciativas se manifestam e interagem no texto literário. 

    Cada parte apresenta capítulos que dialogam com teorias narratológicas, como as de Roland Barthes, Oscar Tacca, Wolfgang Iser, Gérard Genette e Mikhail Bakhtin, além de perspectivas específicas sobre questões sociais, como a escravidão e o racismo estrutural.

     

  • Saúde e Meio Ambiente: Integrando as dimensões do ambiente na prática profissional da saúde
    v. 1 n. 44 (2025)

    O livro, Saúde e Meio Ambiente: Integrando as Dimensões do Ambiente na Prática Profissional da Saúde, apresenta uma visão ampla da relação entre saúde pública e sustentabilidade. A obra, aborda temas cruciais para a saúde e o meio ambiente, destacando a importância de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios do processo saúde-doença. No capítulo I é apresentada a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando seus desafios históricos e sociológicos e ressaltando a necessidade de colaboração entre diversas áreas do conhecimento para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde. O
    texto do capítulo II, explora o Programa Nacional de Imunização, analisando os avanços e os desafios, como a desinformação sobre vacinas, e destacando o papel da educação e da comunicação em saúde. O capítulo III, foca na qualidade da água, discutindo o papel dos profissionais de saúde na promoção de práticas higiênicas e na prevenção de doenças de veiculação hídrica. O capítulo IV, trata da intersetorialidade entre saúde e ecologia, reforçando que a saúde deve ser entendida como um fenômeno que abrange aspectos biológicos, sociais e ambientais.

  • MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS: DIVERSIDADES, MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS
    v. 1 n. 43 (2025)

    O Selo do PPGHispam, aprovado pela Editora da Universidade Federal do Tocantins, EDUFT, em 2023, é uma publicação voltada aos profissionais das Ciências Humanas. A proposta inicial desta terceira edição, tecida para o chamamento de autores (as) colaboradores (as), teve como título “Estudos em religiões e manifestações religiosas”. Finalizados os trabalhos de escrita dos capítulos, a organização da coletânea deu a obra o título de Manifestações religiosas: diversidade, memória e resistência, por este traduzir com mais densidade as contribuições recebidas. As manifestações religiosas podem ser compreendidas pela exteriorização de suas percepções de mundo social. Para tanto, é necessário que se conheça suas práticas, seus símbolos, seus ritos e rituais. Essa coletânea busca agregar estudos que envolvem as religiões de matriz africana, os segmentos cristianizados, as práticas religiosas das culturas indígenas e demais populações tradicionais. O intuito é perceber como as multiplicidades de religiões formam territórios sacralizados marcados por disputas e tensões. Proposto na perspectiva interdisciplinar, a coletânea se insere, preferencialmente, porém não restrito, no conjunto de estudos que procuram colocar em evidência como a região amazônica é marcada por manifestações religiosas plurais, que ora convergem e ora divergem sobre as formas de interpretações do mundo social e religioso.

  • Capoeira: Legislações e apontamentos históricos
    v. 1 n. 42 (2025)

    É com grande satisfação que apresento a vocês a publicação “CAPOEIRA: LEGISLAÇÕES E APONTAMENTOS HISTÓRICOS – Período Joanino, Brasil Império e República. CAPOEIRA E EDUCAÇÃO”. Este livro dedica-se a explorar a fascinante e complexa trajetória da capoeira no Brasil, um percurso que vai desde a perseguição e marginalização até o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil e símbolo da identidade nacional. A investigação oferece um valioso conhecimento para parlamentares, estudantes e pesquisadores, subsidiando o debate público e o estudo das legislações que moldaram a capoeira no cenário brasileiro. Dessa maneira, o livro oferece um rico panorama dos caminhos percorridos pela capoeiragem no Brasil, desde as perseguições e a marginalização até o seu merecido reconhecimento e a luta contínua por sua plena inserção e valorização em todos os níveis da sociedade.

  • Wdê: O segredo do Cerrado
    v. 1 n. 41 (2025)

    A presente história foi criada a partir das intervenções do Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas do Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins, durante o desenvolvimento do projeto intitulado "Educação Ambiental e sua interfase interdisciplinar".
    Essa história faz parte de uma série de temáticas que servirão como recurso didático para as causas ambientais e de educação ambiental. A produção de livros infanto-juvenis com temáticas voltadas ao meio ambiente é uma das grandes proposituras do Projeto de Inovação Pedagógica.

  • Wdê: As Lendas do Céu e da Terra
    v. 1 n. 40 (2025)

    A presente história foi criada a partir das intervenções do Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas do Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins, durante o desenvolvimento do projeto intitulado "Educação Ambiental e sua interfase interdisciplinar".
    Essa história faz parte de uma série de temáticas que servirão como recurso didático para as causas ambientais e de educação ambiental. A produção de livros infanto-juvenis com temáticas voltadas ao meio ambiente é uma das grandes proposituras do Projeto de Inovação Pedagógica.

  • Formação de Professores em Tecnologia na Região Norte do Brasil
    v. 1 n. 39 (2025)

    A presente coletânea de trabalhos, fruto de um esforço colaborativo, materializa os resultados de um projeto de formação docente com mais de oito anos de dedicação, desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Informática da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

    Este curso, integrado ao Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), iniciativa de apoio e fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), viabilizou a formação de mais de trinta e cinco profissionais da Educação Básica, outrora atuantes no ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sem a devida qualificação técnica e pedagógica.

  • Audiovisualidades do Norte
    v. 1 n. 38 (2025)

    No momento que escrevo esta apresentação, uma nova imagem, transmitida pela TV, viralizou em recortes nas redes sociais e foi transformada em figurinhas nas minhas conversas de WhatsApp. Pelo menos por algum tempo, as pessoas não vão esquecer a cadeirada que o candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, levou de seu oponente, o apresentador televisivo Datena, durante um debate na TV Cultura.

    Hoje, fala-se mais disso do que da névoa de fumaça que toma a cidade em que moro, por conta das queimadas. Até a primeira quinzena de setembro de 2024, o Brasil registrou mais de 180 mil focos de incêndio, concentrando 50,6% dos incêndios da América do Sul. Isto é 108% maior em relação ao mesmo período de 2023.

    Nos dois casos, são as imagens impactantes (sensacionalistas?!) que viralizam pelas redes sociais, mas é notória a diferença de distribuição das informações nos dois casos.

  • Wdê: A origem
    v. 1 n. 37 (2025)

    A presente história foi criada a partir das intervenções do Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas do Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins, durante o desenvolvimento do projeto intitulado "Educação Ambiental e sua interfase interdisciplinar".
    Essa história faz parte de uma série de temáticas que servirão como recurso didático para as causas ambientais e de educação ambiental. A produção de livros infanto-juvenis com temáticas voltadas ao meio ambiente é uma das grandes proposituras do Projeto de Inovação Pedagógica.

  • Memoriais das travessias de vida: Assistentes sociais narram suas memórias
    v. 1 n. 36 (2025)

    Esta obra nasceu do interesse e da vontade de um grupo de professoras/es e de mestrandas/os do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A vontade de escrever das/os autoras/os recebeu incentivo para esta produção a partir das reflexões na disciplina Estado e Direitos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, desenvolvida no primeiro semestre de 2024. Na disciplina, que se propõe a abordar a questão da invisibilidade dos povos originários e das comunidades tradicionais como sujeitos de direitos, entre outras questões, os debates se encaminharam para a elaboração de memoriais, inicialmente como atividade na disciplina e, posteriormente, na organização deste livro em formato de e-book. Assim, a obra expressa o esforço de uma equipe, pois a pesquisa não se configura como tarefa isolada. Nessa lógica, este livro pretende contribuir com a pesquisa de discentes, graduandos e mestrandos, docentes, tendo em conta a importância do memorial como uma atividade que, habitualmente, constitui a produção acadêmica do assistente social e de outras áreas de formação universitária, assim como na carreira docente.

  • Geografias de Mundo Reveladas nas Canções de Chico Buarque
    v. 1 n. 3 (2016)

    Uma vez que a música opera com emoções e desejos, ela influencia comportamentos, e não só transforma a mobilidade espacial, mas também é por ela transformada. As letras das canções de Chico Buarque são portadoras de sentidos, revelam o mundo e possuem potência geográfica para dialogar com o mundo, o lugar e o cotidiano a partir das relações que emolduram a vida. Os encontros geográficos com as letras das canções são possibilidades de leitura da obra do artista pela perspectiva geográfica humanista. Sujeito e mundo coexistem e o lugar, que é o espaço com o qual o sujeito estabelece relações, possui uma gama de significados e valores inseparáveis da experiência de quem os vivencia. O lugar tem um sentido e constitui parte essencial da existência humana. Consequentemente, a experiência no mundo-lugar está ligada à forma como se percebe o mundo a partir do espaço-tempo-sentido.
    Este livro é resultado da pesquisa de natureza essencialmente teórica e bibliográfica desenvolvida na tese de doutoramento realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. A obra é um convite à reflexão sobre as geografias de mundo reveladas nas letras das canções de Chico Buarque, a partir do olhar geográfico sobre o espaço-tempo-sentido.

  • Do basico ao jogo: Introdução á programação de jogos com Python e Godot Engine
    v. 1 n. 35 (2025)

    Este livro, que nasceu de uma necessidade percebida durante as aulas da disciplina de Introdução à Programação para Jogos, no curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo de minhas pesquisas e experiência docente, notei uma lacuna significativa no material didático disponível: poucos recursos conseguiam integrar de forma coesa a introdução à programação – a parte mais lógica e computacional da criação de um jogo – com o aspecto artístico e lúdico que envolve o desenvolvimento de um jogo propriamente dito. A ideia era criar uma ponte entre esses dois mundos, mostrando que o pensamento computacional e a expressão criativa não são opostos, mas sim complementares na arte de fazer jogos.

     

    Este livro não se propõe a ser um guia exaustivo sobre todas as funcionalidades avançadas de Python ou da Godot Engine. Longe disso, ele é uma introdução. A nossa jornada começa com os fundamentos da lógica de programação em Python, explorando conceitos como variáveis, tipos de dados, operadores, e as estruturas de controle essenciais – condicionais e laços. Esta base é crucial, pois é o alicerce sobre o qual qualquer lógica de jogo é construída. Acreditamos que, ao dominar esses conceitos iniciais, o leitor estará apto a pensar de forma algorítmica, decompor problemas complexos em partes menores e gerenciáveis, e traduzir suas ideias em passos lógicos que um computador pode executar

  • Proteção à criança e ao adolescente
    v. 1 n. 34 (2025)

    Esta cartilha é um recurso educacional criado no mestrado profissional de Gestão de Políticas Públicas (GESPOL), que traz informações essenciais sobre o funcionamento dos principais órgãos públicos que atuam na proteção dos direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência na cidade de Colinas do Tocantins/TO.

  • Terra entre Rios
    v. 1 n. 5 (2015)

    O presente trabalho se coloca como uma interpretação poética de temas ligados às Artes, ao estado do Tocantins, às nossas Afetações sentimentais diárias, ao passar do Tempo, ao fazer Poesia e como ela vem e nos encanta, às Profecias de hoje e sempre, às Lembranças de Menino e aos vários tipos de Morte. Enfim, este livro vem passear por elementos da vida de cada um de nós, tentando pensar poeticamente as possibilidades de seguir fazendo arte sem medo de errar ou acertar. O foco tocantinense deste livro se dá na medida em que reflito sobre esta terra entre rios onde vivemos (nós, os novos e velhos tocantinenses) e nos acolhemos uns aos outros. Com um território cercado pelos gigantescos rios Tocantins e Araguaia, somos uma quase-ilha, com os cerrados de sempre e nos começos da Amazônia. O território tocantinense parece ser uma fronteira natural entre ecossistemas, lugares e águas.

  • Frequências Da Memória: O Rádio E A Cidade De Porto Nacional (1968-2002)
    v. 1 n. 33 (2025)

    Sintonizar a memória é um gesto delicado: exige escuta. E é justamente essa escuta — atenta, afetiva, comprometida — que move as páginas deste livro. Frequências da Memória: o rádio e a cidade de Porto Nacional (1968–2002) não é apenas um estudo sobre radiodifusão. É uma travessia sonora por tempos e afetos que moldaram uma cidade. É a narrativa de uma Porto Nacional que aprendeu a se conhecer pela voz.

     

    Esta obra, escrita por Marcelo Alessandro Honorato de Souza e Jocyléia Santana dos Santos, pulsa entre o rigor da pesquisa e o calor da lembrança. O que aqui se apresenta é fruto de uma escuta prolongada: de locutores, de ouvintes, de documentos, de arquivos, de silêncios. A história do rádio em Porto Nacional é contada como ela sempre existiu: com ritmo, emoção e presença.

     

    O título Frequências da Memória não é casual. Cada memória captada aqui vibra em sua própria sintonia: uma carta lida ao vivo, um boletim escolar transmitido ao meio-dia, um jingle de farmácia, uma oração ecoando no sertão. O rádio, mais do que um meio, é um território invisível onde se encontram o vivido, o lembrado e o sonhado. Uma tecnologia do afeto, como os autores tão bem demonstram.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 9)
    v. 1 n. 32 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 8)
    v. 1 n. 31 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 7)
    v. 1 n. 30 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • DIÁLOGOS COM WITTGENSTEIN E ROLAND BARTHES
    v. 1 n. 29 (2025)

    A presente obra inaugura um histórico de produções acadêmicas do Programa de Pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Tocantins com uma coleção intitulada Coleção PPGFIL/UFT. A ideia partiu do trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas Filosofia Teórica, Diálogos entre Filosofia e Literatura e Metodologia da Pesquisa em Filosofia, sobre a relação entre filosofia e linguagem, o que redundou no livro que ora apresentamos ao público, intitulado Travessias da linguagem: Diálogos com Wittgenstein e Roland Barthes.

  • Analise de conteúdo: como tratar os dados e interpretar os resultados?
    v. 1 n. 31 (2023)

    O presente livro foi desenvolvido usando como base o clássico “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. A obra original é uma grande referência de técnicas e outras ferramentas para serem aplicadas em pesquisas e estudos que envolvam a análise de diferentes formas de comunicação. O livro é considerado um manual importantíssimo para a análise qualitativa das comunicações e é a referência-ouro obrigatória para qualquer pesquisador das mais diversas áreas de estudo que esteja trabalhando com dados provenientes de comunicações.

    O objetivo deste livro é oferecer um manual resumido e atualizado com foco na aplicação das técnicas e interpretação dos dados coletados, que ainda são duas grandes dificuldades para jovens pesquisadores
    que estão iniciando seus estudos em Análise de Conteúdo. Resumidamente, o livro almeja: (I) oferecer através de uma linguagem mais simplificada, atualizada e exemplificativa o uso e as técnicas da Análise de Conteúdo; e (II) apresentar de forma organizada e progressiva os passos necessários para que o pesquisador consiga extrair o máximo de informações dos seus dados brutos.

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