Edições anteriores

  • Frequências Da Memória: O Rádio E A Cidade De Porto Nacional (1968-2002)
    v. 1 n. 33 (2025)

    Sintonizar a memória é um gesto delicado: exige escuta. E é justamente essa escuta — atenta, afetiva, comprometida — que move as páginas deste livro. Frequências da Memória: o rádio e a cidade de Porto Nacional (1968–2002) não é apenas um estudo sobre radiodifusão. É uma travessia sonora por tempos e afetos que moldaram uma cidade. É a narrativa de uma Porto Nacional que aprendeu a se conhecer pela voz.

     

    Esta obra, escrita por Marcelo Alessandro Honorato de Souza e Jocyléia Santana dos Santos, pulsa entre o rigor da pesquisa e o calor da lembrança. O que aqui se apresenta é fruto de uma escuta prolongada: de locutores, de ouvintes, de documentos, de arquivos, de silêncios. A história do rádio em Porto Nacional é contada como ela sempre existiu: com ritmo, emoção e presença.

     

    O título Frequências da Memória não é casual. Cada memória captada aqui vibra em sua própria sintonia: uma carta lida ao vivo, um boletim escolar transmitido ao meio-dia, um jingle de farmácia, uma oração ecoando no sertão. O rádio, mais do que um meio, é um território invisível onde se encontram o vivido, o lembrado e o sonhado. Uma tecnologia do afeto, como os autores tão bem demonstram.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 9)
    v. 1 n. 32 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 8)
    v. 1 n. 31 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia (Volume 7)
    v. 1 n. 30 (2025)

    O livro “Desassossegos digitais: memórias e experiências com o uso das tecnologias no espaço educacional” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos.

    A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.

  • DIÁLOGOS COM WITTGENSTEIN E ROLAND BARTHES
    v. 1 n. 29 (2025)

    A presente obra inaugura um histórico de produções acadêmicas do Programa de Pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Tocantins com uma coleção intitulada Coleção PPGFIL/UFT. A ideia partiu do trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas Filosofia Teórica, Diálogos entre Filosofia e Literatura e Metodologia da Pesquisa em Filosofia, sobre a relação entre filosofia e linguagem, o que redundou no livro que ora apresentamos ao público, intitulado Travessias da linguagem: Diálogos com Wittgenstein e Roland Barthes.

  • Analise de conteúdo: como tratar os dados e interpretar os resultados?
    v. 1 n. 31 (2023)

    O presente livro foi desenvolvido usando como base o clássico “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. A obra original é uma grande referência de técnicas e outras ferramentas para serem aplicadas em pesquisas e estudos que envolvam a análise de diferentes formas de comunicação. O livro é considerado um manual importantíssimo para a análise qualitativa das comunicações e é a referência-ouro obrigatória para qualquer pesquisador das mais diversas áreas de estudo que esteja trabalhando com dados provenientes de comunicações.

    O objetivo deste livro é oferecer um manual resumido e atualizado com foco na aplicação das técnicas e interpretação dos dados coletados, que ainda são duas grandes dificuldades para jovens pesquisadores
    que estão iniciando seus estudos em Análise de Conteúdo. Resumidamente, o livro almeja: (I) oferecer através de uma linguagem mais simplificada, atualizada e exemplificativa o uso e as técnicas da Análise de Conteúdo; e (II) apresentar de forma organizada e progressiva os passos necessários para que o pesquisador consiga extrair o máximo de informações dos seus dados brutos.

  • TRAJETÓRIAS EM SAÚDE: CONHECIMENTO E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL (VOLUME 2)
    v. 1 n. 28 (2025)

    A obra Trajetórias em Saúde: Conhecimento e Prática na Formação Profissional nasce com o propósito de fortalecer a formação em saúde, com ênfase no campo da Enfermagem, por meio da integração entre saberes acadêmicos, experiências práticas e as demandas concretas dos serviços de saúde. Trata-se de uma coletânea composta por oito capítulos elaborados por profissionais, docentes e pesquisadores vinculados ao CEPELS – Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde, grupo comprometido com a qualificação do cuidado e com a valorização da atuação multiprofissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Os capítulos apresentados resultam de pesquisas científicas, ações extensionistas e vivências investigativas que expressam o engajamento dos membros do CEPELS com a transformação da realidade educacional e assistencial. Cada texto aborda uma dimensão essencial do fazer em saúde, com foco em temas atuais e socialmente relevantes, tais como: a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em mulheres em situação de vulnerabilidade; a assistência integral a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; estratégias de prevenção do câncer de colo uterino; o uso da laserterapia no tratamento de feridas; a prevenção de infecções urinárias em gestantes; os determinantes socioambientais no aumento dos casos de arboviroses; a simulação realística como ferramenta inovadora na formação profissional; e a assistência humanizada durante o parto.

    A diversidade temática contemplada na obra reflete os múltiplos desafios enfrentados nos distintos níveis de atenção à saúde, com destaque para a atenção primária, a educação permanente e a consolidação de práticas baseadas em evidências científicas, sensibilidade ética e compromisso social. Mais do que uma coletânea de estudos, esta publicação propõe uma formação crítica, reflexiva e humanizada, que reconhece o protagonismo dos profissionais de saúde como agentes transformadores da realidade.

    Trajetórias em Saúde é, portanto, fruto de um esforço coletivo, sustentado por uma visão de educação inovadora e comprometida com a prática. Ao promover o diálogo entre teoria e prática, ciência e cuidado, esta obra oferece uma contribuição significativa para a qualificação da assistência em saúde. Destina-se a estudantes, docentes, profissionais e gestores, servindo como importante instrumento formativo e inspirador de novas trajetórias no cuidado, na gestão e na formação em saúde.

  • TRAJETÓRIAS EM SAÚDE: CONHECIMENTO E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL (VOLUME 1)
    v. 1 n. 27 (2025)

    A obra Trajetórias em Saúde: Conhecimento e Prática na Formação Profissional nasce com o propósito de fortalecer a formação em saúde, com ênfase no campo da Enfermagem, por meio da integração entre saberes acadêmicos, experiências práticas e as demandas concretas dos serviços de saúde. Trata-se de uma coletânea composta por oito capítulos elaborados por profissionais, docentes e pesquisadores vinculados ao CEPELS – Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde, grupo comprometido com a qualificação do cuidado e com a valorização da atuação multiprofissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Os capítulos apresentados resultam de pesquisas científicas, ações extensionistas e vivências investigativas que expressam o engajamento dos membros do CEPELS com a transformação da realidade educacional e assistencial. Cada texto aborda uma dimensão essencial do fazer em saúde, com foco em temas atuais e socialmente relevantes, tais como: a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em mulheres em situação de vulnerabilidade; a assistência integral a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; estratégias de prevenção do câncer de colo uterino; o uso da laserterapia no tratamento de feridas; a prevenção de infecções urinárias em gestantes; os determinantes socioambientais no aumento dos casos de arboviroses; a simulação realística como ferramenta inovadora na formação profissional; e a assistência humanizada durante o parto.

    A diversidade temática contemplada na obra reflete os múltiplos desafios enfrentados nos distintos níveis de atenção à saúde, com destaque para a atenção primária, a educação permanente e a consolidação de práticas baseadas em evidências científicas, sensibilidade ética e compromisso social. Mais do que uma coletânea de estudos, esta publicação propõe uma formação crítica, reflexiva e humanizada, que reconhece o protagonismo dos profissionais de saúde como agentes transformadores da realidade.

    Trajetórias em Saúde é, portanto, fruto de um esforço coletivo, sustentado por uma visão de educação inovadora e comprometida com a prática. Ao promover o diálogo entre teoria e prática, ciência e cuidado, esta obra oferece uma contribuição significativa para a qualificação da assistência em saúde. Destina-se a estudantes, docentes, profissionais e gestores, servindo como importante instrumento formativo e inspirador de novas trajetórias no cuidado, na gestão e na formação em saúde.

  • Pesquisas E Práticas Em Ensino De Filosofia A Partir Do PROF-FILO
    v. 1 n. 26 (2025)

    É com imensa alegria que apresentamos esta coletânea a qual é resultado do labor dos pesquisadores em Ensino de Filosofia do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com pesquisadores de outras Universidades e Institutos Federais. A iniciativa deste trabalho é divulgar e fomentar a riqueza da produção que se desenvolveu na prática concreta de docentes de Filosofia do Ensino Médio da rede pública e privada do Tocantins, do Paraná, de Pernambuco, da Bahia e de Brasília os quais teorizam e filosofam a partir da experiência do chão das escolas e encontram no PROF-FILO um lugar de qualificação à altura da dignidade dos professores e professoras. Ao mesmo tempo, entendemos que estes textos servem para subsidiar práticas futuras em sala de aula por meio da universalização das pesquisas que este livro propicia. 

    O Mestrado profissional em Filosofia surgiu da necessidade de desenvolver as políticas de qualificação docente no âmbito da Filosofia. Numa configuração de rede, atualmente comporta 25 instituições públicas de ensino superior sob a coordenação nacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este formato proporciona uma colaboração riquíssima de parcerias entre as Universidades e Institutos Federais envolvidos, trocas de experiências, espírito de colaboração e produção conjunta. Por isso, iniciativas como este livro mostram a pujança da atuação tanto local do PROF-FILO como da colaboração nacional num esforço de entregar para sociedade professores e professoras cada vez mais qualificados e conscientes de sua atuação crítica e social nas escolas, além de produtos pedagógicos que fomentem e desenvolvam a prática docente. 

    Neste sentido, o PROF-FILO/UFT vem desenvolvendo este trabalho de promoção da formação continuada dos docentes do 7 Tocantins e vizinhanças como Pará, Bahia e Piauí. São muitos mestres e mestras entregues às redes de Ensino Básico que atuam fortalecendo sobretudo a educação pública. Também destacamos que o nosso núcleo sempre foi favorecido pela atuação de  professores e professoras de outras instituições da rede seja como docentes, como orientadores ou como parceiros de projetos como neste livro que agora entregamos para sociedade. A todos os nossos colaboradores, agradecemos! E a você, nosso leitor, desejamos que seja tomado do mesmo entusiasmo pelo Ensino de Filosofia de qualidade que perpassa o trabalho de tantas mãos que escreveram este livro.

  • Resenhas sobre Palmas: uma cidade sustentável
    v. 1 n. 3 (2018)

    Por meio do projeto de extensão PROEXT 2014, Palmas em foco: por uma cidade sustentável, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com diversos órgãos e entidades, foram iniciados levantamento e diagnóstico de cinco ocupações irregulares de baixa renda em Palmas. Esta coletânea foi apresentada e discutida no Encontro de Regularização Fundiária, Habitação e Direito à Cidade (ERHAd) de 2014 e dialoga sobre os aspectos habitacionais: precariedade, déficit, qualificação e participação popular.

  • Palmas, um projeto e múltiplos olhares
    v. 1 n. 4 (2015)

    Palmas um projeto e múltiplos olhares é o resultado de pesquisas desenvolvidas com base no projeto urbanístico de Palmas e na temática da cidade criada ex nihilo, abrangendo as áreas de arquitetura, urbanismo, planejamento, gestão pública, política, geografia e história. A diversidade desses olhares poderá servir de fonte de informação para pesquisas futuras da comunidade, professores e estudantes interessados no tema, além de incitar novas discussões.

  • Diversidades e políticas da diferença: intervenções, experiências e aprendizagens em sexualidade, gênero e raça
    v. 1 n. 2 (2017)

    Esta obra foi criada a partir dos trabalhos produzidos na Universidade Federal do Tocantins (UFT) pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos. Os textos são de pesquisadoras(es) que integram esse grupo e também de colaboradores de outros grupos de pesquisa que participaram do I Colóquio de Gênero e Diversidade Sexual e/ou nos cursos de extensão Políticas de Enfrentamento ao Sexismo e à Homofobia no Ambiente Escolar e Gênero e Diversidade na Escola.

     
  • Gênero e diversidade na escola: cenas, contextos e indicadores educacionais da região do Tocantins
    v. 1 n. 2 (2018)

    O livro Gênero e diversidade na escola: cenas, contextos e indicadores educacionais no Tocantins reúne textos resultantes da primeira oferta de especialização lato sensu em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que ocorreu entre 2015 e 2016 nos municípios de Palmas, Araguatins e Miracema do Tocantins. A publicação desses textos envolve o compromisso de ampliar a divulgação dos materiais e ferramentas utilizadas no GDE para profissionais da educação, ativistas e pesquisadoras/es interessadas no debate sobre gênero, sexualidade, raça/etnia e direitos humanos.

  • O Caatingueiro Empoetizado
    v. 1 n. 3 (2015)

    Em meio a Palmas/TO, esse livro não tem intuito emocional, soando nada comum e nem incomum, e os atalhos para encontrar satisfação estão exatamente onde estiver o seu estado de espírito. O livro de poesia que retrata nossa vivência do dia a dia, O Cantigueiro Empoetizado se transforma em textos separados, página por página, com algumas frases de efeito, circunstanciando o momento, referente ao seu título dentro do contexto, influenciando pessoas na vida, onde em forma de poesias metafóricas e comuns nos mostram nosso cotidiano nos fazendo refletir sobre sensibilidade de leitura. O livro não é necessário ler da página inicial até o término, mas de acordo de como acordar e seguir o momento representado naquele instante, através do título, pode identificar a página certa, pode ser a primeira ou a última, muito desses textos tem mais de um nível de entendimento, servindo-lhe exatamente naquilo que tanto constitui para um grupo ou para casos isolados. Assim como algumas músicas, esses textos poéticos requerem mais de uma leitura no caso do não entendimento; todos os textos falam com os leitores e com o próprio texto também, mas a reflexão não é confusa desde que entenda a mensagem dita, escrita. Retratando inúmeros casos temáticos, nele você encontrará dor, alívio, tristeza, felicidade, sorriso, choro, cicatriz, ferida, pele virgem, estupro, bêbado, vagabunda, vogal, homenagem, cerrado, cachoeiras, velório, casamento, paixão, amor, risco, perca, perda, ganho, novidade, repetição oculta, permanência, fidelidade, ódio, sarcasmo, exatidão, motivação, depressão, criança, adulto, seita, fantasia, oração, ira, verdade, mentira, tempero culinário, entre outros. A construção desse livro veio de uma exposição em um site de escritores onde todos podem comentar os textos e o site registra tanto as leituras quanto os comentários, são aproximadamente duzentos e cinquenta textos para mais de dez mil leituras e os textos escolhidos para os livros são os mais lidos e os mais comentados, porém alguns de gosto pessoal, não estarão aqui dentre outros que já estão. É necessário respeitar toda forma de escrita seja ela educacional ou marginal, é só uma percepção da forma do planejamento de cada um, visão e sensibilidade de acontecimentos, escrevendo para o outro e o outro escrevendo para os tantos de si.

  • O Brasil e os brasis na televisão regional aberta
    v. 1 n. 2 (2015)

     Os meios de comunicação, de maneira geral, são instituições que demarcam a importância e a hierarquização dos temas do cotidiano. Eles legitimam comportamentos e ações da sociedade, constituindo arenas onde se cruzam valores sociais e signos comunitários distintos. Presente em 99% dos lares brasileiros, a televisão representa um espaço de construção e desconstrução de identidades. Uma característica da televisão regional é o processo de apropriação de valores do lugar, com o objetivo de ser reconhecida como portadora de códigos culturais locais, numa dinâmica que envolve ainda a ocupação dos espaços reservados à programação local, as relações de mercado, e o compromisso com o público ao qual se dirige. Este livro observa como manifestações culturais e repertórios locais são revividos em programas de televisão regionais que, muitas vezes, atingem níveis de audiência superiores aos da rede.

  • Bem-te-vi
    v. 1 n. 1 (2015)

    Uma historieta aqui, uma anedota ali, outra quixotice acolá. Sem titubear, o autor bamburra na lavra de almas insólitas das veredas e dos sertões de um recorte do Brasil. A fisgada certa ao contado em rodas de amigos, jorrado feito fervedouro d’água, vastidões de experiências pessoais, trazidas em relatos despretensiosos por cada persona de origem interiorana com mais de trinta. Nesse terreno, o teor universal que traz a auxiliar de serviços gerais. Sua melancolia durante o cigarro que a ajuda a queimar os excessos de narrativa não processados. Muitas delas, escondidas nos recônditos ermos de uma alma vendada-e-vendada no esmero de solidões gerais que, acessadas, se tornam dignas de contadores em nobreza emparelhada a Miguel Cervantes, Gabriel García Márquez, Machado de Assis. Eis a matéria prima de Ernesto Silva na construção desse Bem-te-vi. Samarica, Dão Tatalo, Baltazar, Tõe, Serafim Correia do Espírito Santo, Almerindo, Seu Antenor, o Briguello, personagens todos, fantasiados de forma tal, que colocam em risco a lógica e a lucidez das convenções urbanas. Bem-te-vi pega a geografia do coração da terra e o relevo da alma de suas histórias e, pleonasticamente, funde. Espontâneo, transforma drama em humor e vice-versa, aboio em liberdade e vice-versa, ficção em realidade (nessa ordem) e vice-versa.

  • Teatralidade e Narrativa: conhecimento e construção de sentido da experiência criativa
    v. 1 n. 2 (2016)

    Teatralidade e Narrativa – conhecimento e construção de sentido da experiência criativa traz à tona discussões a respeito de aspectos cruciais aos processos de criação artística e de docência em artes, especificamente em teatro. O autor articulauma das mais expoentes teorias sobre Narrativa e Modernidade, aquela apresentada pelo filósofo Walter Benjamin, com uma perspectiva da Psicologia, o Construtivismo Semiótico-Cultural, que se interessa particularmente pelos processos de construção de conhecimento e de significação da experiência como parte fundamental da constituição subjetiva. Dessa articulação nasce um esquema que descreve os caminhos intra e intersubjetivos e as dinâmicas de construção e significação de conhecimento, tão caros à emergência da narrativa na modernidade. No decurso da obra, a discussão teórico-conceitual alicerça análises de trechos de uma experiência de docência em teatro e de criação artística (teatral) com crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, participantes de um projeto social realizado em Sorocaba/SP. As análises apresentadas explicitam a intrínseca relação entre a concepção teórica e a prática efetiva, em que a teoria pode ser reconhecida e verticalizada. Este livro aborda dinâmicas de interação Eu-Outro-Mundo, no âmbito da criação artística, significativas para se discutir, por analogia, os processos de interação cotidiana e as dinâmicas de construção de conhecimento que daí resultam, enquanto aponta um caminho de reflexão para se compreender a formação do Sujeito-Artista.  
  • A Constituição do Ser (ator) entre a Cotidianidade e as Artes Cênicas
    v. 1 n. 1 (2017)

     Esta obra tenta responder à questão: Qual o papel da experiência corporal-estética na formação do ser-ator e nos seus processos de construção de conhecimento a respeito do seu potencial de ação simbólica? Utilizamos, para tanto, da explicitação e análise de parte das experiências práticas do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica, quando da montagem de dois espetáculos teatrais - Favores da Lua – o prólogo e O Touro Branco. Essas experiências ilustram três eixos de discussão teórica de que nos utilizamos para responder à questão central desta investigação: 1 – a ideia de Merleau-Ponty de que o homem é um fenômeno senciente que persiste no tempo; 2 – a aproximação que Gadamer faz entre as artes, o jogo e a festa, em que reconhecemos dupla possibilidade de experiência do tempo – como linear e como cíclico – e a repetição como categoria temporal das artes cênicas; 3 – o desenvolvimento conceitual de Boesch sobre cultura e ação em articulação com as propostas de Elias sobre a inevitável interdependência constitutiva entre identidade de grupo e identidade pessoal. Concluímos existir um conhecimento inerente à criação teatral que se refere a certo poder do ser sobre o mundo. Esse poder, quando alargado, reorganiza a existência senciente do ser e nisso estabelece novas possibilidades e limites para suas relações futuras com esse mesmo mundo.

  • Solau do Mal de Amor
    v. 1 n. 1 (2016)

    Trata-se de poemas produzidos de 2012 a 2014, sobretudo em torno da temática amorosa, retomando os temas da saudade e da solidão. A estética é simples, busca aproximações com a prosa e a fala coloquial. A autora acredita que a poesia se encontra no cotidiano, não como um acontecimento inesperado e extraordinário. São as emoções triviais e pequenos acidentes da vida que mobilizam sua escritura. A poesia sai da vida, essa dos mortais, longe das musas, das visões transcendentes, dos ideais universais e de uma estética excessivamente elaborada. Há, principalmente, atenção ao ritmo, definindo o compasso dos versos, diante dessa temática que se reitera, o amor como um mal extraordinário, para a felicidade e a infelicidade do sujeito que se vê acometido por sua conjunção. Parafraseando Bandeira, seria uma "poeta menor, perdoai".

  • Comunicação Pública & Cidadania: entrevistas com profissionais de comunicação de instituições públicas
    v. 1 n. 24 (2025)

    O livro "Comunicação Pública & Cidadania" reúne 18 entrevistas com profissionais de comunicação com ampla e diversificada experiência de atuação em órgãos públicos de diferentes esferas e poderes. Desenvolvido em 2022 durante o módulo “Comunicação como fator estratégico no Judiciário”, do curso de pós-graduação em Comunicação Jurídica Estratégica na Era Digital, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Tocantins (Esmat), o livro oferece uma visão prática e atualizada sobre os desafios e estratégias da comunicação no setor público.

    Através de um diálogo direto com comunicadores experientes, a obra explora temas como a relação entre comunicação e democracia, a importância da ética e transparência e o impacto das novas tecnologias. Ideal para estudantes, profissionais da área e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o papel da comunicação na construção de uma sociedade mais informada e participativa.
  • Lutas brasileiras e sua aplicabilidade na escola
    v. 1 n. 23 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
    Tal iniciativa advém da observância das aulas de Educação Física escolar, preferencias e negligências na Educação Básica. Assim, o objetivo deste recurso educacional é instruir, de maneira ilustrada e didática, como as Lutas brasileiras podem ser trabalhadas no ambiente escolar em seus diversos contextos. A ideia central deste livro é proporcional uma leitura fácil, exemplificativa e que possibilite uma possível renovação didática no modo de ensino e aprendizagem das Lutas na escola.

  • Lazer na escola de tempo integral: um olhar sobre o Ensino Médio
    v. 1 n. 22 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
    A intencionalidade pedagógica deste material nasce da necessidade de reconhecer o lazer como uma expressão fundamental a ser valorizada e incorporada nas aulas de Educação Física da Educação Básica, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Mais do que uma simples atividade recreativa, o lazer é aqui compreendido como uma potente ferramenta educativa, promotora de bem-estar, socialização e construção de sentidos na escola.

  • Atletismo: barreiras e possibilidades na escola
    v. 1 n. 21 (2025)

    A presente cartilha digital é o recurso educacional advindo de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS), intitulada “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROEF), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A intencionalidade pedagógica deste material emerge do decorrer da pesquisa reconhecendo o Atletismo como uma modalidade esportiva a ser mais utilizada nas aulas de Educação Física na Educação Básica envolvendo as modalidades de Ensino Fundamental e Médio.

  • EM BUSCA DE UM MODELO DE GOVERNANÇA DAS FRONTEIRAS: ENTRE A FRONTEX E O SISFRON
    v. 1 n. 20 (2025)

    É notório e evidente que as fronteiras possuem um papel fundamental para as relações internacionais, os estudos de Defesa, e mesmo os estudos estratégicos. Os desafios impostos à manutenção de um certo nível de segurança internacional são imensos, a exemplo das novas conflitualidades, migrações, tráfico de drogas, pessoas, armas, pandemias, entre outros. Desafios estes que não são exclusivos da União Europeia, e atingem também a América do Sul e, mais especificamente, o Brasil.  Desta forma, o presente projeto tem com objetivo fundamental responder a seguinte pergunta de partida: podemos falar de um modelo de governança cooperativa conjunta em matéria de fronteiras externas da União Europeia e do Brasil? Argumenta-se que a comparação entre a FRONTEX e o SISFRON (ambos representados por atores com personalidade jurídica internacional) podem auxiliar a um criar um quadro comparativo de modelos de governança fronteiriça que, por sua vez, intenta na busca de aplicações práticas para o enfrentamento aos desafios impostos à sua fronteira brasileira junto a América do Sul, particularmente no emprego das Forças Armadas. Objetiva-se, assim, encontrar um modelo de governança fronteiriça com base em ambas experiências, passível de construção conjunta.  Metodologicamente, optou-se pela análise qualitativa, tendo como técnica para comparação o chamado comparative research design ou most similar system design, que permitirá elaborar um quadro comparativo entre ambas as agências no que tange a gestão de suas fronteiras. Por fim, tal contribuição nos permitirá ter um entendimento mais aprimorado dos possíveis enfrentamentos, em matéria de gestão, relativos aos desafios securitários das fronteiras.

  • O Ensino de brincadeiras e jogos dos povos indígenas Apinajé
    v. 1 n. 19 (2025)

    Esta cartilha, é um recurso educacional criado no mestrado profissional de Educação Física (PROEF), na UFT, que menciona as brincadeiras e jogos dos Povos Indígenas Apinajé, como ferramenta de educação intercultural, com discursões acerca do tema, com adaptações de acordo com a faixa etária dos alunos, facilitando a inclusão desse conteúdo nas aulas de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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