Edições anteriores

  • Arquitetura de Paz na América do Sul: Brasil, hegemonia e a consolidação da paz
    v. 1 n. 62 (2024)

    A atual conjuntura da América do Sul apresenta-se enquanto um desafio no que se refere a construção da paz regional. A paz, portanto, na região é entendida, pelos acadêmicos, enquanto anômala, referente ao número relativamente baixo de conflitos interestatais na região. Sob esta égide, embora os países Sul-americanos não entrem em conflitos diretos, verifica-se um alto índice de problemas estruturais, que resultam na consolidação de uma paz negativa. Neste sentido, busca-se compreender a singularidade da construção da paz na América do Sul, tendo em consideração o papel da projeção regional e internacional do Brasil nesta configuração. Assim, para entender esta projeção brasileira em prol de uma política a favor da manutenção da paz (negativa), utiliza-se a construção metodológica de Gramsci (1971) acerca da conceitualização do Bloco Histórico e Hegemonia, bem como suas possíveis (re)interpretações e transposições para o cenário internacional, mais especificamente em casos de regionalismo (MERCOSUL). Em última análise, busca-se uma releitura, a partir de uma perspectiva neogramsciana, da concepção de paz que, devido aos caminhos epistemológicos deste livro, passa por reinterpretar também os conceitos arraigados ao regionalismo.

  • A privatização da atenção oncológica na política de saúde: o estado do Tocantins
    v. 1 n. 62 (2024)

    No livro é investigado a privatização da atenção oncológica no SUS, focando no estado do Tocantins. Objetivos específicos incluem: analisar o direcionamento de recursos públicos para empresas privadas na Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, e contribuir para o debate sobre privatização na saúde. A atenção oncológica no Brasil envolveu principalmente parcerias público-privadas, mas após 1964 houve expansão do modelo privatista, com o setor privado se beneficiando de recursos públicos. O ideário neoliberal na saúde reforça essa tendência, focando em populações vulneráveis ​​e proporcionando a universalidade do acesso.

  • História Regional em Debate
    v. 1 n. 61 (2024)

    A obra em questão parte da iniciativa de professores do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam/UFT). Objetivou-se reunir trabalhos em diferentes estágios de execução, sejam propostas de pesquisa, trabalhos em andamento, ensaios e pesquisas com resultados visíveis. Se por um lado a coletânea apresenta diferentes olhares acerca da temática histórica, métodos e teorias, por outro buscou condensar escritos que corroboram para um debate acadêmico sobre a região amazônica mais precisamente Tocantins.

  • Língua Portuguesa para estrangeiros: práticas de linguagem mediadas por gêneros discursivos
    v. 1 n. 60 (2024)

    O livro "Língua Portuguesa para Estrangeiros: Práticas de Linguagem Mediadas por Gêneros Discursivos" de Mario Ribeiro Morais e Clarissa de Sousa Oliveira Mccoy trata do ensino da língua portuguesa a estrangeiros por meio de gêneros discursivos, baseando-se na teoria enunciativa de Bakhtin. A obra destaca que aprender uma língua estrangeira não é apenas dominar suas regras gramaticais, mas também ocupar um lugar marginal na cultura dominante, o que requer uma escuta sensível e crítica das diferenças culturais. Os autores analisam como as competências linguísticas dos estrangeiros são mobilizadas em diferentes esferas sociais e como essas práticas influenciam as relações de poder e ideologia. Além disso, o livro propõe que os estudantes de língua portuguesa desenvolvam suas habilidades linguísticas tanto na sala de aula quanto em contextos informais, promovendo a integração entre culturas. Essa abordagem ajuda a desconstruir a visão tradicional da língua como algo territorializado, enfatizando a importância da escuta mútua e da valorização das diferenças.

  • Um pedacinho da Educação Física: jogos indígenas
    v. 1 n. 59 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Formação de professores: desafios para a prática pedagógica
    v. 1 n. 52 (2024)

    A obra Formação de Professores: Desafios para a prática pedagógica, originada a partir de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), socializa importantes estudos voltados às práticas pedagógicas ocorridas em diferentes contextos de aprendizagem, como a Educação Básica e Ensino Superior, fundamental para avançar no debate no que concerne à formação docente na contemporaneidade. Esses estudos demonstram, ainda, a interdisciplinaridade presente em diferentes áreas do conhecimento.

    O primeiro capítulo, de autoria de Talita Ferreira Galvão (UFT) e Helena Quirino Porto Aires (UFT), intitulado “Algumas reflexões sobre a efetivação das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO”, busca analisar a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO. As pesquisadoras, a partir do estudo realizado, buscam socializar alguns resultados de análises sobre a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo neste município.

    Ainda caminhando na perspectiva da formação de professores, a autora Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva (UFT) reflete no seu capítulo “A formação do professor reflexivo e pesquisador na perspectiva de professoras do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Arraias-TO”, sobre a perspectiva da formação de professores reflexivos e pesquisadores, na visão de professoras do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Conforme a pesquisadora, o estudo desenvolvido divulga alguns relatos de professoras a respeito das suas práticas docentes, acerca da pesquisa na prática docente.

    O campo das artes na formação docente também se faz presente nesta coletânea. Um dos capítulos que aborda esse tema é de autoria de Juliane Gomes de Sousa (UFT) e Sônia Regina dos Santos Teixeira (UFPA), intitulado “Considerações iniciais sobre o perfil formativo e os desafios institucionais da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) – Artes e Música, que buscam identificar o perfil formativo e os desafios institucionais da licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, ofertada na Universidade Federal do Norte do Tocantins, em seu processo de consolidação, uma vez que essa licenciatura é nova e ainda é permeada por inúmeros desafios na prática docente, em escolas localizadas no  campo.

    Outra área de conhecimento que colabora para ampliar o debate no que tange às práticas envolvendo professores é a matemática. No estudo de José Carlos Miguel (UNESP), “Formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental: investigar e aprender matemática no contexto da Educação Desenvolvimental”, a pesquisa procurou analisar a formação docente necessária para a busca de superação do problema, tendo em vista os limites e possibilidades de se ensinar Matemática para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento dessa ação. Tendo em autores como Vigotski, Davidov entre outros, via materialismo histórico e dialético, o autor busca problematizar questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores no âmbito da matemática escolar.

    O capítulo seguinte, denominado de “Projetos Pedagógicos em Artes na Educação Infantil: Abordagens da natureza”, de autoria de Samantha Graziele Soares (UFU) e Gustavo Cunha de Araújo (UFNT), apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo refletir como a leitura de imagens pode nortear as vivências e experimentações com natureza na educação infantil e potencializar projetos pedagógicos, e logo, aprendizagens lúdicas, a partir de um tema contemporâneos (natureza/meio ambiente), de essencial importância a ser abordado no contexto vigente.

    Por fim, no capítulo “A Legislação da Educação do Campo e da formação de seus educadores pensada a partir da pedagogia da pandemia”, de Solange Martins Oliveira Magalhães (UFG) e Sílvia Adriane Tavares de Moura (UFT), as autoras analisam os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo em tempos pandêmicos, mostrando velhas e novas problemáticas postas a especificidade da formação de professores do campo.

    Portanto, esperamos que as pesquisas presentes neste livro contribuam para enriquecer o debate educacional acerca da formação de professores, e na produção de conhecimento em diferentes áreas. Desejamos boas leituras a todos e a todas.

  • Pesquisas em Educação Matemática na Amazônia Brasileira: foco nos resultados de teses de doutorado
    v. 1 n. 56 (2024)

    O Programa de Doutorado (PPGECEM/REAMEC), visa formar pesquisadores na área. Composto por 30 instituições, a REAMEC abrange 9 estados da Amazônia Legal Brasileira. O PPGECEM é estruturado em dois eixos: formação de professores e fundamentos e metodologias para a educação em ciências e matemática. O programa busca formar docentes pesquisadores capacitados e contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa na região. Neste livro, 9 capítulos abordam diferentes aspectos da educação e formação de professores de matemática, como sequências didáticas, numeramento, saberes e práticas docentes, identidade profissional, história da matemática e obstáculos epistemológicos.

  • Crise Hídrica e sua contextualização socioambiental
    v. 1 n. 49 (2024)

    A água é essencial para a manutenção da vida no planeta terra, pois não só é necessária para o consumo humano, como para o desenvolvimento de atividades econômicas. Entretanto, diversos são os problemas socioambientais gerados em relação ao uso da água.  A obra conte´m uma abordagem sobre análise de discurso oculto sobre a crise hídrica, bem como uma análise sobre fatores antrópicos e naturais relacionados a vazão de água no rio Formoso TO; Continuando na tematica sobre questões socioambientais e crise hídrica também foi abordado a água como valor tanto no setor agrícola, quanto em relação a renda social urbana. Por fim, também foi abordado a questão de agrotóxicos na água na bacia do Tocantins- Araguaia.

  • Um pedacinho da Educação: Esportes Paralímpicos/Voleibol
    v. 1 n. 48 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Basquete
    v. 1 n. 47 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Ensino da Língua Inglesa e o trabalho remoto emergencial docente em tempo de pandemia
    v. 1 n. 46 (2024)

    Essa pesquisa tem como objetivo verificar como as Condições de Emergência Complexas se estabeleceram no trabalho docente de seis professoras da língua inglesa no contexto pandêmico. Para isso, foram observadas como as práticas mediadas pelos suportes digitais de seis professoras dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas estaduais de São João Del Rei, Minas Gerais, foram afetadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, utilizou-se como método de levantamento de dados um questionário semiestruturado on-line e uma entrevista semiestruturada via plataforma Zoom, a fim de se observar a realidade das docentes e explorar o seu trabalho frente à pandemia. Os dados foram analisados e interpretados à luz das Condições de Emergência Complexas de um sistema complexo, isto é, Diversidade Interna, Redundância, Interações entre os Vizinhos, Controle Descentralizado e Restrições Possibilitadoras, propostas por Davis e Simmt (2003) e Davis e Sumara (2006). Verificou-se que essas condições trouxeram contribuições para compreender os possíveis padrões que emergiram a partir das variadas relações que ocorreram entre os diversos agentes mediados pelos suportes digitais, ou seja, parceria entre professoras na elaboração de materiais; esclarecimento de dúvidas entre professoras e alunos; contribuição de estagiários, monitores e supervisão escolar; auxílio dos filhos das professoras na utilização das tecnologias digitais; entre outras, que vão além dos limites da sala de aula. No que diz respeito ao controle do sistema, verificou-se que durante o ERE houve uma repetição de uma arquitetura centralizada e não se pode dizer que o controle foi descentralizado totalmente, pois as professoras não puderam contribuir com as suas opiniões e colaborar nas decisões do funcionamento do ERE, pois tiveram que seguir orientações e diretrizes da Secretaria de Educação de Minas Gerais e utilizar compulsoriamente os Planos de Estudo Tutorados (PETs) mediados pelos suportes digitais - elementos redundantes e importantes no sistema analisado. Ademais, as restrições estabelecidas no ERE foram importantes para garantir às professoras e alunos a continuidade das atividades escolares. Contudo, as professoras tiveram que adequar o seu trabalho às regras estabelecidas, replanejando suas disciplinas com a mediação das tecnologias digitais; e improvisar soluções rápidas em um curto espaço de tempo, a fim do sistema se adaptar às necessidades emergentes do contexto pandêmico de distanciamento físico e restrições impostas durante a pandemia.

  • Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/saúde ambiental
    v. 1 n. 45 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/ prevençào ao uso do álcool, tabaco e outras drogas
    v. 1 n. 44 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Um pedacinho da Educação Física: saúde na escola/Alimentação saudável e prevenção da obesidade
    v. 1 n. 43 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/Promoção da Atividade Fisica
    v. 1 n. 42 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.

  • Brincando com o Terceiro Ano do Ensino Fundamental
    v. 1 n. 38 (2024)

    Caro(a) leitor(a)!

    Qual era o seu jogo, brinquedo ou brincadeira favorita, na sua infância?

    Os jogos, brinquedos e brincadeiras fizeram e fazem parte do universo infantil estendendo-se por toda a nossa vida, para alguns, com mais ênfase, para outros, muitas vezes, só nas recordações e nas reminiscências do baú da memória. Não importa qual seja a sua resposta. Queremos convidá- lo(a) a mergulhar nessa temática e aprofundar seus conhecimentos. É no brincar que as crianças convidam os adultos a olhar o mundo — assim como elas — com olhos de quem pergunta! Para apoiar as famílias, cuidadores e professores, preparamos esse e-book que apresenta as brincadeiras que permeiam a infância de hoje, resgatando as brincadeiras tradicionais e apresentando as brincadeiras digitais de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. 

     

  • Agregação de valor e uso sustentável de frutos exóticos
    v. 1 n. 37 (2024)

    A diversidade de espécies de fruto exóticos e/ou nativas da floresta amazônica, oferece grande potencial para a indústria e sociedade. A alta concentração de composto nutricional, bioativos e antioxidantes, podem ser utilizados na fabricação de produtos alimentícios e desenvolvimento de fármacos de grande relevância, agregando valor aos frutos e gerando renda para as comunidades que os produzem. No entanto, o uso dessa matéria-prima deve ser estratégico e direcionado, minimizando o extrativismo e maximizando os benefícios tanto à saúde da população quanto à economia do país, em atendimento a diversos objetivos para o desenvolvimento sustentável.

  • A política urbana como instituição: o caso do planejamento e gestão urbanos em Palmas (TO) pós-estatuto da cidade
    v. 1 n. 36 (2024)

    A Constituição Federal apresenta um capítulo sobre a Política Urbana e contém dois artigos o 182 e o 183. Após 88, esse capítulo foi regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/2001, o Estatuto da Cidade. Como consequência, surgiram os Planos Diretores Participativos Municipais como os principais instrumentos de planejamento para o desenvolvimento urbano nas cidades brasileiras. Para compreender a política urbana em Palmas-TO, pós-Estatuto da Cidade, se fez necessário analisar a elaboração, aprovação, implementação e revisão do Plano Diretor Participativo de Palmas (2007-2018).

  • Um pedacinho da Educação Física: Esgrima em cadeira de rodas
    v. 1 n. 35 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

     
  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Ciclismo
    v. 1 n. 34 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Remo
    v. 1 n. 33 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Um pedacinho da Educação Física: Esportes paralímpicos/ Triatlo
    v. 1 n. 32 (2024)

    A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids. 

  • Do Básico ao Complexo: Aprendendo Banco de Dados em SQL com o ChatGPT
    v. 1 n. 31 (2024)

    Assim como no nosso primeiro livro, este também foi escrito pela incrível inteligência artificial ChatGPT, que provavelmente sabe mais sobre SQL do que eu jamais saberei! Sim, é verdade! Você vai encontrar páginas repletas de exemplos brilhantes e explicações claras, tudo graças ao nosso genial ChatGPT. E eu? Bem, sou apenas um humano que às vezes confunde um comando INNER JOIN com um OUTER JOIN (brincadeira, mas você entendeu a ideia). Mas não se preocupe, estou aqui para te guiar através dessa jornada igualmente caótica e fascinante. Enquanto você aprende a criar e gerenciar bancos de dados, a realizar consultas eficientes e a otimizar suas operações em SQL, eu estarei ocupado tentando não fazer uma query que acabe deletando todo o banco de dados. Prepare-se para mais uma vez observar meus pequenos tropeços enquanto tento extrair conceitos complexos do ChatGPT. E sim, às vezes até o ChatGPT precisa intervir para salvar o dia e corrigir meus pedidos confusos, mas no final a gente sempre se entende e levamos a você um material 100% confiável!

  • Teatro-audiovisual-literatura: Diálogos & Fronteiras
    v. 1 n. 30 (2023)

    A presente coletânea reúne textos de estudos do Teatro, em interseção com as linguagens do Audiovisual e Literatura. As inquietações que mobilizam os ensaístas, originam-se no hibridismo de diálogos como fundamento e regra para o artista-pesquisador, pois o desafio maior é, por um lado, sinalizar sensivelmente aquilo que o teatro sabe fazer, e, por outro, borrar as fronteiras interartes, fomentando e prospectando, novos hibridismos, constelações, procedimentos e expedientes de criação entre tradições intelectuais e artísticas diversas.

  • As comunidades terapêuticas na política sobre drogas do Governo Federal
    v. 1 n. 29 (2024)

    Comunidades terapêuticas são instituições de acolhimento e tratamento às pessoas com demandas de saúde mental, decorrentes do uso prejudicial de substâncias psicoativas. Tem-se acompanhado a ampliação dessas instituições no país, entre outros fatores, com a destinação de verbas do Governo Federal mediante a transferência das responsabilidades na atenção em saúde mental no processo de desmonte dos serviços substitutivos. Diante disso, a obra realiza uma análise dessas entidades considerando os amparos legais, a destinação de recursos públicos e o trabalho realizado por elas.

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