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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Sociais Aplicadas)
v. 1 n. 67 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Humanas, Linguagens e Artes)
v. 1 n. 66 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra)
v. 1 n. 68 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Biológicas e da Saúde)
v. 1 n. 65 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Brincadeiras com a Boiuna da Amazônia: um guia para educadores intergeracionais
v. 1 n. 65 (2024)A cartilha é um guia para educadores e outros interessados em explorar o rico imaginário cultural amazônico, os saberes tradicionais de pessoas idosas e sua conexão com a educação infantil. Inspirada na lenda da Boiuna, as atividades compartilhadas envolvem um projeto desenvolvido com pessoas idosas da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) e crianças da pré-escola do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, em atividades de valorização da tradição oral e práticas pedagógicas contemporâneas.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 64 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 62 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 61 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 59 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação. -
Arquitetura de Paz na América do Sul: Brasil, hegemonia e a consolidação da paz
v. 1 n. 58 (2024)A atual conjuntura da América do Sul apresenta-se enquanto um desafio no que se refere a construção da paz regional. A paz, portanto, na região é entendida, pelos acadêmicos, enquanto anômala, referente ao número relativamente baixo de conflitos interestatais na região. Sob esta égide, embora os países Sul-americanos não entrem em conflitos diretos, verifica-se um alto índice de problemas estruturais, que resultam na consolidação de uma paz negativa. Neste sentido, busca-se compreender a singularidade da construção da paz na América do Sul, tendo em consideração o papel da projeção regional e internacional do Brasil nesta configuração. Assim, para entender esta projeção brasileira em prol de uma política a favor da manutenção da paz (negativa), utiliza-se a construção metodológica de Gramsci (1971) acerca da conceitualização do Bloco Histórico e Hegemonia, bem como suas possíveis (re)interpretações e transposições para o cenário internacional, mais especificamente em casos de regionalismo (MERCOSUL). Em última análise, busca-se uma releitura, a partir de uma perspectiva neogramsciana, da concepção de paz que, devido aos caminhos epistemológicos deste livro, passa por reinterpretar também os conceitos arraigados ao regionalismo.
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A privatização da atenção oncológica na política de saúde: o estado do Tocantins
v. 1 n. 57 (2024)No livro é investigado a privatização da atenção oncológica no SUS, focando no estado do Tocantins. Objetivos específicos incluem: analisar o direcionamento de recursos públicos para empresas privadas na Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, e contribuir para o debate sobre privatização na saúde. A atenção oncológica no Brasil envolveu principalmente parcerias público-privadas, mas após 1964 houve expansão do modelo privatista, com o setor privado se beneficiando de recursos públicos. O ideário neoliberal na saúde reforça essa tendência, focando em populações vulneráveis e proporcionando a universalidade do acesso.
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História Regional em Debate
v. 1 n. 56 (2024)A obra em questão parte da iniciativa de professores do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam/UFT). Objetivou-se reunir trabalhos em diferentes estágios de execução, sejam propostas de pesquisa, trabalhos em andamento, ensaios e pesquisas com resultados visíveis. Se por um lado a coletânea apresenta diferentes olhares acerca da temática histórica, métodos e teorias, por outro buscou condensar escritos que corroboram para um debate acadêmico sobre a região amazônica mais precisamente Tocantins.
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Língua Portuguesa para estrangeiros: práticas de linguagem mediadas por gêneros discursivos
v. 1 n. 54 (2024)O livro "Língua Portuguesa para Estrangeiros: Práticas de Linguagem Mediadas por Gêneros Discursivos" de Mario Ribeiro Morais e Clarissa de Sousa Oliveira Mccoy trata do ensino da língua portuguesa a estrangeiros por meio de gêneros discursivos, baseando-se na teoria enunciativa de Bakhtin. A obra destaca que aprender uma língua estrangeira não é apenas dominar suas regras gramaticais, mas também ocupar um lugar marginal na cultura dominante, o que requer uma escuta sensível e crítica das diferenças culturais. Os autores analisam como as competências linguísticas dos estrangeiros são mobilizadas em diferentes esferas sociais e como essas práticas influenciam as relações de poder e ideologia. Além disso, o livro propõe que os estudantes de língua portuguesa desenvolvam suas habilidades linguísticas tanto na sala de aula quanto em contextos informais, promovendo a integração entre culturas. Essa abordagem ajuda a desconstruir a visão tradicional da língua como algo territorializado, enfatizando a importância da escuta mútua e da valorização das diferenças.
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Um pedacinho da Educação Física: jogos indígenas
v. 1 n. 53 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Formação de professores: desafios para a prática pedagógica
v. 1 n. 52 (2024)A obra Formação de Professores: Desafios para a prática pedagógica, originada a partir de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), socializa importantes estudos voltados às práticas pedagógicas ocorridas em diferentes contextos de aprendizagem, como a Educação Básica e Ensino Superior, fundamental para avançar no debate no que concerne à formação docente na contemporaneidade. Esses estudos demonstram, ainda, a interdisciplinaridade presente em diferentes áreas do conhecimento.
O primeiro capítulo, de autoria de Talita Ferreira Galvão (UFT) e Helena Quirino Porto Aires (UFT), intitulado “Algumas reflexões sobre a efetivação das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO”, busca analisar a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO. As pesquisadoras, a partir do estudo realizado, buscam socializar alguns resultados de análises sobre a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo neste município.
Ainda caminhando na perspectiva da formação de professores, a autora Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva (UFT) reflete no seu capítulo “A formação do professor reflexivo e pesquisador na perspectiva de professoras do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Arraias-TO”, sobre a perspectiva da formação de professores reflexivos e pesquisadores, na visão de professoras do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Conforme a pesquisadora, o estudo desenvolvido divulga alguns relatos de professoras a respeito das suas práticas docentes, acerca da pesquisa na prática docente.
O campo das artes na formação docente também se faz presente nesta coletânea. Um dos capítulos que aborda esse tema é de autoria de Juliane Gomes de Sousa (UFT) e Sônia Regina dos Santos Teixeira (UFPA), intitulado “Considerações iniciais sobre o perfil formativo e os desafios institucionais da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) – Artes e Música, que buscam identificar o perfil formativo e os desafios institucionais da licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, ofertada na Universidade Federal do Norte do Tocantins, em seu processo de consolidação, uma vez que essa licenciatura é nova e ainda é permeada por inúmeros desafios na prática docente, em escolas localizadas no campo.
Outra área de conhecimento que colabora para ampliar o debate no que tange às práticas envolvendo professores é a matemática. No estudo de José Carlos Miguel (UNESP), “Formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental: investigar e aprender matemática no contexto da Educação Desenvolvimental”, a pesquisa procurou analisar a formação docente necessária para a busca de superação do problema, tendo em vista os limites e possibilidades de se ensinar Matemática para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento dessa ação. Tendo em autores como Vigotski, Davidov entre outros, via materialismo histórico e dialético, o autor busca problematizar questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores no âmbito da matemática escolar.
O capítulo seguinte, denominado de “Projetos Pedagógicos em Artes na Educação Infantil: Abordagens da natureza”, de autoria de Samantha Graziele Soares (UFU) e Gustavo Cunha de Araújo (UFNT), apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo refletir como a leitura de imagens pode nortear as vivências e experimentações com natureza na educação infantil e potencializar projetos pedagógicos, e logo, aprendizagens lúdicas, a partir de um tema contemporâneos (natureza/meio ambiente), de essencial importância a ser abordado no contexto vigente.
Por fim, no capítulo “A Legislação da Educação do Campo e da formação de seus educadores pensada a partir da pedagogia da pandemia”, de Solange Martins Oliveira Magalhães (UFG) e Sílvia Adriane Tavares de Moura (UFT), as autoras analisam os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo em tempos pandêmicos, mostrando velhas e novas problemáticas postas a especificidade da formação de professores do campo.
Portanto, esperamos que as pesquisas presentes neste livro contribuam para enriquecer o debate educacional acerca da formação de professores, e na produção de conhecimento em diferentes áreas. Desejamos boas leituras a todos e a todas.
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Reminiscências no baú da memória: Percursos formativos dos estudantes do mestrado em Educação Física - PROEF
v. 51 n. 1 (2024)O livro apresenta uma coletânea de memórias e trajetórias de professores de Educação Física que atuam na rede pública de ensino e enfrentam os desafios cotidianos da prática pedagógica. Esses educadores estão em constante busca pela formação continuada, com o objetivo de aprimorar e qualificar suas metodologias e disciplinas educacionais. Todos os autores e autores da obra estão vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O ProEF é um programa desenvolvido em rede por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, movimentos à formação acadêmica e profissional de professores que já atuam no ensino básico. A UFT foi credenciada como uma das instituições integrantes da rede em 2022, reafirmando seu compromisso com a formação de qualidade. Este livro reúne os memoriais descritivos dos mestrandos da terceira turma, trazendo reflexões sobre suas experiências, aprendizagens e desafios. Esses relatos oferecem um panorama único sobre o impacto do programa na formação docente, evidenciando os esforços para a transformação das práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino público no Brasil.
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Pesquisas em Educação Matemática na Amazônia Brasileira: foco nos resultados de teses de doutorado
v. 1 n. 50 (2024)O Programa de Doutorado (PPGECEM/REAMEC), visa formar pesquisadores na área. Composto por 30 instituições, a REAMEC abrange 9 estados da Amazônia Legal Brasileira. O PPGECEM é estruturado em dois eixos: formação de professores e fundamentos e metodologias para a educação em ciências e matemática. O programa busca formar docentes pesquisadores capacitados e contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa na região. Neste livro, 9 capítulos abordam diferentes aspectos da educação e formação de professores de matemática, como sequências didáticas, numeramento, saberes e práticas docentes, identidade profissional, história da matemática e obstáculos epistemológicos.
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Crise Hídrica e sua contextualização socioambiental
v. 1 n. 49 (2024)A água é essencial para a manutenção da vida no planeta terra, pois não só é necessária para o consumo humano, como para o desenvolvimento de atividades econômicas. Entretanto, diversos são os problemas socioambientais gerados em relação ao uso da água. A obra conte´m uma abordagem sobre análise de discurso oculto sobre a crise hídrica, bem como uma análise sobre fatores antrópicos e naturais relacionados a vazão de água no rio Formoso TO; Continuando na tematica sobre questões socioambientais e crise hídrica também foi abordado a água como valor tanto no setor agrícola, quanto em relação a renda social urbana. Por fim, também foi abordado a questão de agrotóxicos na água na bacia do Tocantins- Araguaia.
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Um pedacinho da Educação: Esportes Paralímpicos/Voleibol
v. 1 n. 48 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Um pedacinho da Educação Física: Esportes Paralímpicos/Basquete
v. 1 n. 47 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Ensino da Língua Inglesa e o trabalho remoto emergencial docente em tempo de pandemia
v. 1 n. 46 (2024)Essa pesquisa tem como objetivo verificar como as Condições de Emergência Complexas se estabeleceram no trabalho docente de seis professoras da língua inglesa no contexto pandêmico. Para isso, foram observadas como as práticas mediadas pelos suportes digitais de seis professoras dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas estaduais de São João Del Rei, Minas Gerais, foram afetadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, utilizou-se como método de levantamento de dados um questionário semiestruturado on-line e uma entrevista semiestruturada via plataforma Zoom, a fim de se observar a realidade das docentes e explorar o seu trabalho frente à pandemia. Os dados foram analisados e interpretados à luz das Condições de Emergência Complexas de um sistema complexo, isto é, Diversidade Interna, Redundância, Interações entre os Vizinhos, Controle Descentralizado e Restrições Possibilitadoras, propostas por Davis e Simmt (2003) e Davis e Sumara (2006). Verificou-se que essas condições trouxeram contribuições para compreender os possíveis padrões que emergiram a partir das variadas relações que ocorreram entre os diversos agentes mediados pelos suportes digitais, ou seja, parceria entre professoras na elaboração de materiais; esclarecimento de dúvidas entre professoras e alunos; contribuição de estagiários, monitores e supervisão escolar; auxílio dos filhos das professoras na utilização das tecnologias digitais; entre outras, que vão além dos limites da sala de aula. No que diz respeito ao controle do sistema, verificou-se que durante o ERE houve uma repetição de uma arquitetura centralizada e não se pode dizer que o controle foi descentralizado totalmente, pois as professoras não puderam contribuir com as suas opiniões e colaborar nas decisões do funcionamento do ERE, pois tiveram que seguir orientações e diretrizes da Secretaria de Educação de Minas Gerais e utilizar compulsoriamente os Planos de Estudo Tutorados (PETs) mediados pelos suportes digitais - elementos redundantes e importantes no sistema analisado. Ademais, as restrições estabelecidas no ERE foram importantes para garantir às professoras e alunos a continuidade das atividades escolares. Contudo, as professoras tiveram que adequar o seu trabalho às regras estabelecidas, replanejando suas disciplinas com a mediação das tecnologias digitais; e improvisar soluções rápidas em um curto espaço de tempo, a fim do sistema se adaptar às necessidades emergentes do contexto pandêmico de distanciamento físico e restrições impostas durante a pandemia.
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Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/saúde ambiental
v. 1 n. 45 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/ prevençào ao uso do álcool, tabaco e outras drogas
v. 1 n. 44 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Um pedacinho da Educação Física: saúde na escola/Alimentação saudável e prevenção da obesidade
v. 1 n. 43 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Um pedacinho da Educação Fisica: saúde na escola/Promoção da Atividade Fisica
v. 1 n. 42 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.