Práticas de Colonialidade/Decolonialidade na aquisição e aprendizagem de línguas na Amazônia
Palavras-chave:
Crítica decolonial. Pós-colonialismo. Educação Escolar Indígena. Povos Waiwai.Resumo
Esta obra apresenta um estudo sobre a aquisição e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Indígena Waiwai, faladas pelos povos indígenas Waiwai (Karib) da Aldeia Mapuera, do Território Indígena Nhamundá-Mapura, Amazônia brasileira. O principal objetivo deste Estudo de Caso do Tipo Etnográfico é analisar, com base nas teorias críticas Pós-colonial e Decolonial, os sentidos que assume a aquisição e o aprendizado da Língua Portuguesa para professores e sujeitos indígenas e como eles lidam com esta particularidade de se constituírem entre duas línguas, que assumem poderes diferenciados na sua formação cultural. Os resultados evidenciam que a aquisição da Língua Portuguesa, historicamente reivindicada pelos Waiwai da Aldeia Mapuera, embora ocorra de forma a tentar negar suas culturas e submetê-los política e epistemologicamente, produziu e ainda produz práticas de resistência e enfrentamentos. Sustenta-se este argumento no fato de que a aquisição da Língua Portuguesa, inicialmente, só foi possível pelo enfrentamento dos missionários que tentaram embargar esse processo na aldeia. E no fato de que, hoje, para além da escola e da aldeia, essa aquisição ocorre tanto na cidade como nos espaços de circulação com os não indígenas, na convivência, na interlocução, e nas circunstâncias de comunicação mobilizadas pelas necessidades comunicativas.
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