Práticas de Colonialidade/Decolonialidade na aquisição e aprendizagem de línguas na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Crítica decolonial. Pós-colonialismo. Educação Escolar Indígena. Povos Waiwai.

Resumo

Esta obra apresenta um estudo sobre a aquisição e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Indígena Waiwai, faladas pelos povos indígenas Waiwai (Karib) da Aldeia Mapuera, do Território Indígena Nhamundá-Mapura, Amazônia brasileira. O principal objetivo deste Estudo de Caso do Tipo Etnográfico é analisar, com base nas teorias críticas Pós-colonial e Decolonial, os sentidos que assume a aquisição e o aprendizado da Língua Portuguesa para professores e sujeitos indígenas e como eles lidam com esta particularidade de se constituírem entre duas línguas, que assumem poderes diferenciados na sua formação cultural. Os resultados evidenciam que a aquisição da Língua Portuguesa, historicamente reivindicada pelos Waiwai da Aldeia Mapuera, embora ocorra de forma a tentar negar suas culturas e submetê-los política e epistemologicamente, produziu e ainda produz práticas de resistência e enfrentamentos. Sustenta-se este argumento no fato de que a aquisição da Língua Portuguesa, inicialmente, só foi possível pelo enfrentamento dos missionários que tentaram embargar esse processo na aldeia. E no fato de que, hoje, para além da escola e da aldeia, essa aquisição ocorre tanto na cidade como nos espaços de circulação com os não indígenas, na convivência, na interlocução, e nas circunstâncias de comunicação mobilizadas pelas necessidades comunicativas.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente faz Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”. Tem estudos sobre os PCN de Língua Portuguesa e formação do professor de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação Linguística. Atualmente pesquisa na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, decolonialidade e educação na América Latina.  Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (PPGED/UFPA). 

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Câncio, R. N. de P. (2020). Práticas de Colonialidade/Decolonialidade na aquisição e aprendizagem de línguas na Amazônia. Portal De Livros Da Editora, 1(45), Lv45. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/10619