PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: experiências no PROF-FILO

Autores

  • Paulo Sérgio Gomes Soares UFT
  • Alessandro Rodrigues Pimenta Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Filosofia, Mestrado Profissional em Filosofia.

Resumo

O livro traz uma coletânea de artigos com os resultados de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Filosofia na UFT e em outras universidades. Os textos, escritos em parceria entre estudantes do mestrado e seus orientadores, expõem as experiências de práticas filosóficas nas escolas, abarcando temas como violência, preconceito, suicídio, resistências e reação às notícias falsas. O objetivo é compartilhar tais experiências e apresentar as boas práticas no Ensino de Filosofia, que podem ser replicadas em outros contextos.

 

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Gomes Soares, UFT

Doutor em Educação (UFSCar/2012). Professor no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT) e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT). Bolsista FAPTO. E-mail: psoares@uft.edu.br

Alessandro Rodrigues Pimenta, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Filosofia (Universidade Gama Filho/2008). Professor no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT) e Membro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (Anpof). E-mail: pimenta@mail.uft.edu.br

Referências

ADORNO, S.; LAMIN, C. M. Violência e insegurança. In: LIMA, R. S.; PAULA, L. (Orgs.). Segurança pública e violência: o Estado está cumprindo o seu papel? São Paulo: Contexto, 2014.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Julio C. Guimarães. especial. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Trad. João W. Geraldi, Espanha, n°. 19, jan/abr 2002. pp. 20-28.

CRUZ, F. R. A imageité e seus interstícios num livro de filosofia. In: CARVALHO, M. C. S.; CABRAL, C. L. O (Orgs.). Por uma pedagogia do Ensino de Filosofia. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2015.

PEREIRA, M. S. Arte e Ensino de Filosofia no PIBID-UFABC. In: MIRANDA, M. A. G C.; ALVIM, M. H. (Orgs.). Reflexões sobre as ações do PIBID/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a educação básica. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.

ZIZEK, S. Violência: seis reflexões laterais. Trad. Miguel S. Pereira. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Soares, P. S. G., & Pimenta, A. R. (2020). PESQUISAS EM ENSINO DE FILOSOFIA: experiências no PROF-FILO. Portal De Livros Da Editora, 1(13), Lv13. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9291