PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA EXTENSÃO: PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS

Autores

  • Lidianne Salvatierra UFT
  • Gecilane Ferreira
  • Diego de Oliveira Ribeiro
  • Kelrilane de Morais Ferreira
  • Rosângela Alves Cabral
  • Sandy Alves da Silva
  • Eliza Sousa Dias
  • Marcus Vinnícius Medeiros Freitas
  • Mhilca Nascimento Lisboa
  • Letícia Andrade Cabral
  • Magda Daniele de Sousa Sá Nunes
  • Rael Gomes Costa
  • Rafaela Silva Moura
  • Renata Nacimento
  • Rossana Carreiro Lima Oliveira
  • Angra da Silva Almeida
  • Maria Natália Soares Maranhão
  • Cleiciane Gama dos Reis
  • Matheus Mendes Nascimento
  • Marcia Gomes Coelho
  • Maria Aparecida Lopes de Sousa Raul
  • Mayara Rodrigues da Silva Santos
  • Rosângela da Silva Sousa
  • Adão Ytxeo Karajá
  • Gabriel Evangelista dos Santos Vieira
  • João Victor Alves de Araújo
  • Kassia Oliveira Madaleno
  • Adelaine Borges da Silva
  • Bheatriz Cortez Negreiros
  • Joice Michele Rodrigues de Melo
  • Fábio Soares Silva
  • Andrea Freitas
  • Andréia de Sousa Pereira
  • Ducineia Barbosa de Sousa
  • Jainara Nunes da Silva
  • Thalita Fernandes dos Santos
  • Juliana Sousa de Almeida
  • Zenilmar Pereira da Silva
  • Leonardo Cipriano Nogueira
  • Marcela Sousa Valadares
  • Maria Patrícia Campos Leal

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Recursos Didáticos, Ensino de Ciências

Resumo

A obra Produção de Recursos Didáticos na Extensão: Propostas de Ensino de Ciências Usando Instrumentos Didáticos é produto de pesquisas e trabalhos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína, através dos projetos de extensão Futuros Cientistas – Vêm para a Biologia (Coordenadora Lidianne Salvatierra) e Feira de Ciências do Estado do Tocantins (Coordenador Gecilane Ferreira) que possuem como objetivos centrais e confluentes a aproximação de alunos e professores da Educação Básica com a comunidade acadêmica, o fomento do senso de investigação científica de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e apresentação e captação de futuros acadêmicos para o curso de Biologia.
Ambos os projetos de extensão são desenvolvidos no âmbito do curso de Biologia com a participação de escolas públicas de Araguaína e demais municípios próximos, e consiste no desenvolvimento de dinâmicas de simulação de pesquisa, onde estudantes da rede básica aprendem mais sobre o curso de Biologia e são convidados a participarem ativamente dos eventos da universidade ainda durante a Educação Básica. Os projetos são de caráter intermitente a fim de contribuir para a diminuição da distância entre a comunidade externa e interna.
A presente obra foi pensada em duas partes com objetivos distintos, porém interligados. Uma parte (Parte I) foca nesta obra como um produto acadêmico a partir de projetos de extensão na forma de um material de apoio aos professores de Ciências e Biologia que necessitam criar seus próprios recursos didáticos, e é composta por uma coletânea de comunicações curtas de planejamentos de modelos didáticos de baixo custo. E a segunda parte (Parte II) apresenta artigos completos que abordam a utilização de maquetes didáticas no ensino a partir de diferentes pontos de vistas e outros relatos de experiências provenientes das ações dos projetos de extensão. A seguir cada parte é detalhada, comentada e contextualizada:
A Parte I – Coletânea de Comunicações Curtas sobre Modelos Didáticos de Invertebrados apresenta uma série de comunicações curtas sobre o processo de planejamento e confecção de maquetes didáticas de baixo custo com foco no ensino de Zoologia dentro das habilidades EM13CNT202 da Base Nacional Comum Curricular. Todas as comunicações foram elaboradas a fim de que professores e alunos possam utilizar as ideias apresentadas aqui e replicá-las em suas instituições de ensino. Os extensionistas e demais alunos do curso foram incentivados a utilizarem materiais
recicláveis ou com o menor custo possível sempre pensando na realidade socioeconômica da maioria dos estudantes da rede pública brasileira.
A Parte II – Coletânea de Artigos sobre o Uso de Modelos Didáticos reuni seis artigos completos que foram produzidos a partir das experiências promovidas com o desenvolvimento dos projetos de extensão no âmbito da Universidade Federal do Tocantins em colaboração com a comunidade externa. Os artigos possuem caráter de investigação científica sobre o uso de modelos didáticos e também de relato de experiência.

Referências

AGUIAR, V. R. L.; MEDEIROS, C. M. Entrevistas na pesquisa social: o relato de um grupo de foco nas licenciaturas. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia – PUCPR, 2009.
ALMEIDA, I. G. A. et al. Utilização da massa de modelar como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de divisão celular. Anais do III Congresso Nacional de Educação, Natal, 2016.
ANDRADE, F. R. B.; CRUZ, J. B. Juventudes e educação profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico no IFCE – Campus Fortaleza. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 3, 2017, p. 39-61. doi: http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v9n3p39-61.
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.
ARAÚJO, M. A. M. Guia de Extensão Universitária da UNESP 2012. 3. ed. São Paulo: UNESP, PROEX, 2012.
BALCOMBE, J. The use of animals in higher education: Problems, alternatives & recommendations. The Humane Society of United States, 2000.
BARTZIK, F.; ZANDER, D. L. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, mai-ago, 2016.
BELUCE, A. C.; OLIVEIRA, K. L. Ambientes virtuais de aprendizagem: das estratégias de ensino às estratégias de aprendizagem. In: IX ANPED SUL- Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
BESERRA, J. G.; BRITO, C. H. Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 5, n. 3, 2012.
BOGGIO, N. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. SISIFO/Revista de Ciências da Educação, n. 9, mai/ago, 2009.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese - Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1 (3), 2005.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A popularização da ciência e tecnologia e a divulgação científica. Disponível em: <https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/SEPED/popularizacaoCeT/_cientifica/A_popularizacao_da_ciencia_e_tecnologia_e_a_divulgacao_cientifica.html?searchRef=populariza%C3%A7%C3%A3o%20da%20ci%C3%AAncia&tipoBusca=expressaoExata>. Acesso em 30 ago. 2019.
BRUSCA, R. C.; MOORE, W.; SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992. p. 224.
CARRILHO, F. Métodos e Técnicas de Estudo. Lisboa: Editorial Presença, 2012.
CONCEIÇÃO SILVA, H. R.; SILVA, M. S. F. A construção de maquete como instrumento de ensino e aprendizagem da geografia física. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2017, ARACAJU. Anais do Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, v. 10. p. 1-15, 2017.
CORDEIRO, V. J. Prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso na escola profissionalizante Senac/Concórdia, SC. Rio de Janeiro: v. 36, n.3, set./dez., 2010.
CORREIA, I. S.; ARAUJO, M. I. O. Utilização do jogo didático no ensino de ciências: uma proposta para favorecer a aprendizagem. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, Eixo Temático: Educação e Ensino de Ciências Exatas e Biológicas, 2011.
COSTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. Utilização de recursos didático- pedagógicos na motivação da aprendizagem. I Simpósio internacional de ensino e tecnologia, v. 1, p. 684-69, 2009
DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scope and possibilities. Knowledge Organization, v. 20, n. 4, p. 211-222, 1993.
DE LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de biologia no ensino médio. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011.
DENTILLO, D. B. Divisão Celular: Representação com Massa de Modelar. Genética na Escola, v. 03, n. 03, p. 33-36, 2009.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Educação profissional e evasão escolar. In: Encontro internacional de pesquisadores de políticas educativas, 3., 2008, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. p. 197-203.
DUSO, L. et al. Modelização: uma possibilidade didática no ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). v. 15, n. 2, pp. 29-44, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150203.
FERREIRA, O. M.; SILVA J NIOR, P. D. da. Recursos audiovisuais do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: EPU, 1986.
FIGUEIRÓ, J. P. S.; ROTHE, S. R. Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e biologia. Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Curitiba, 2014.
FREITAS, A. C. O. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino da biologia. Monografia (Graduação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas a Distância, Beberibe, Ce, 2013.
GASPAR A.; MONTEIRO I. C. C.; Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), pp. 227-254, 2005.
GODOI, E. A. Proposta de elaboração de material didático: abordagem do filo porífera nas aulas de zoologia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 7772-7779, 2016.
GREIF, S. Alternativas ao uso de animais vivos na educação pela ciência responsável. São Paulo: Instituto Nina Rosa, 2003.
GRÜBEL, M. J.; BEZ, M. R. Jogos Educativos. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, v. 4, n. 2, 2006.
HANSON, N. R. Patterns of Discovery. Cambridge: Cambridge University Press, 1958.
HENNIG, J. G. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.
HODSON, D. Towards a philosophically more valid science curriculum. Science Education, v.72, n.1, 1988.
JORGE, R. et al. Modelando a biologia com massinha de modelar: uma abordagem lúdica para o ensino da biologia. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 7, 2018.
JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética- exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivos do Mudi, v. 10, n. 2, p. 35-40, 2006.
JUSTINA, L. A. D.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de Genética. Exemplo de representação de Compactação do DNA Eucarioto. Revista Arquivos do Mudi, v. 1, n. 2, pp. 35-40, 2006.
KRASILCHICK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/SP, 2008.
KRASILCHIK, M. Prática do ensino de Biologia. São Paulo: Editora Harbra, 1986.
LIMA, B. D.; GARCIA, N. R. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, jan./jun. 2011.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B.; LUIZ, A. B. A pesquisa do professor de educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42 set./dez., 2009.
MADRUGA, R. S. C.; MELO, A. L. J. O.; ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. Fantoches e paródia como instrumentos didáticos lúdicos para o ensino de Zoologia: enfatizando os táxons Nematomorpha, Loricifera e Kinorhyncha. In: Congresso Nordestino de Biólogos, 2009, João Pessoa/PB. Biólogo: 30 Anos de Profissão no Brasil, 2009.
MAGALHÃES, M.; ORTÊNCIO-FILHO, H. Alternativas ao uso de animais como recurso didático. Arquivos de ciência de Veterinária de Zoologia da Unipar, 9, 147–154, 2006.
MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, pp. 19-23, 2009.
MOREIRA, M. A.; BUCHWEITZ, B. Novas estratégias de ensino e aprendizagem. Lisboa: Plátano Edições, 2000.
MOURA, N. A. DE; SILVA, J. B. DA; SANTOS, E. C. DOS. Ensino de biologia através da ilustração científica. Revista Temas em Educação, v. 25, p. 194-204, 22 dez. 2016.
MUELLER, M. S. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência e Informação, v. 3, n. 2, abr. 2002.
NÉRICI, I. G. Metodologia do ensino: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
NEVES, I. A.; SATO, G. Y. O uso de massa de modelar no ensino da anatomia humana. IN: O professor PDE e os desafios da escola pública parense. Programa De Desenvolvimento Educacional: Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, 2010.
NEVES, L. O. R O professor, sua formação e sua prática. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/profprat.htm. Acesso em: 4 jun. 2020.
ORLANDINI, M. R.; MATSUMOTO, L. S. Prevalência de parasitoses intestinais em escolares. 22p. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2009.
PAIVA, A. C. F.; SOUZA, B. A.; DOMINGOS, I. E. R.; MACHADO, J. O.; ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. Mapa conceitual e atividade lúdica no processo de ensino sobre o táxon Nematomorpha. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa/PB. IV CONEDU. Campina Grande/PB: Editora Realize, v. 1, p. 1-6, 2017.
PILETTI, C. Didática geral. 6ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 1986
PINSKY, J. Introdução. In: PINSKY J.; PINSKY, C. B. Historia da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
POLON, S. A. M. Teoria e metodologia do ensino de ciências. Paraná: Unicentro, 2012.
PRESGRAVES, O. A. F. Alternativas para animais de laboratório: do animal ao computador. In: ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. (Orgs.) Animais de laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002.
PRIGOL, S.; GIANNOTTE, S., M.; A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: 1º Simpósio nacional de educação e XX semana da pedagogia, 2008.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, UFRJ, v. 2, n.1, 2002.
ROCHA, A. M. S. C. et al. Unipampa De Portas Abertas. In: 10º Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão - SIEPE, 2018, Santana do Livramento. Anais... Santana do Livramento, 2018.
RUPEL, M. A. P. Atividades lúdicas: proposições metodológicas para o ensino da geografia escolar. Plano de desenvolvimento educacional. SEED/UFPR, 2008.
RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 7ª. ed. São Paulo: Editora Roca, 1145 p, 2005.
SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N. A história da ciência como aliada no ensino de genética. Genética na Escola, v. 01, n. 01, p. 17-18, 2006.
SCHEID, N. M. J.; SOARES, B. M.; FLORES, M. L. T. Universidade e escola básica: uma importante parceria para o aprimoramento da educação científica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, 2009. https://doi.org/10.3895/s1982-873x2009000200005
SILVA JÚNIOR, E. X. Avaliação do uso de modelos anatômicos alternativos para o ensino-aprendizagem da anatomia humana para alunos do ensino fundamental de uma Escola Pública da cidade de Petrolina, PE. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2015.
SILVA, A. A.; FILHA, R. T. S.; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino de anatomia celular. Biota Amazônia, v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016.
SILVA, L. R. O conceito portas abertas como estratégia de interdisciplinaridade e extensão: um estudo de caso da Etec Lauro Gomes - Extensão Tereza Delta. Em Extensão (UFU), v. 16, p. 179-192, 2017.
SILVA, T. A., NASCIMENTO, A. M.; MACEDO, N. F. Programa Mais Educação: A Experiência do Município de Arapiraca/AL. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, 2011.
SILVA, T. C. L.; OLIVEIRA, M. T. A. S.; HOLANDA, D. X. T. Aula prática sobre moluscos como recurso de aprendizagem: um relato de experiência. Anais da IV Semana de Educação e Ciências da FAEC: Educação e Ciências em Tempos de Resistência, 2019.
SILVA, T.; SILVA, B.; RIOS, T.; FRANÇA, J. Construção de modelos didáticos no ensino de ciências: uma ferramenta para facilitar a aprendizagem do sistema urinário. Enciclopedia Biosfera, v. 15, p. 1385-1397, 2018.
SILVA. I. K. O; MORAIS, M. J. O. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino- aprendizagem no ensino fundamental. Ribeirão Preto: Editora Holos, Ano 27, v. 5, 2011.
SIMIELLI, M. H. Do Plano Tridimensional: a Maquete como Recurso Didático. Boletim Paulista de Geografia, Nº. 70. São Paulo: AGB, AGB, 1991
SIQUEIRA, R. R. R.; TEIXEIRA, C.; PEREIRA, F. L. A corrida dos vermes: proposta de um jogo didático para o ensino de ciências. Ciência em Tela, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2018.
SOUZA, D. C.; ANDRADE, G. L. P.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Produção de material didático-pedagógico alternativo para o ensino do conceito pirâmide ecológica: um subsídio a educação cientifica e ambiental. In: Fórum Ambiental da Alta Paulista. 4, 2008, São Paulo.
SOUZA, M. A. Educação do Campo: Políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Campinas: v. 29, n. 105, set./dez., 2008.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação. Arquivos Mudi, v. 11, supl. 2, p. 10-4, 2007.
TOBASE L.; TAKAHASHI T. R. Ensino de enfermagem em nível médio: utilização de estratégia facilitadora com material reciclável. Revista da Escola de Enfermagem - USP, v. 38, n. 2, p. 80-175, 2004.
TORTORA, G. J; GRABOWSKI, S. R. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
VAINI, J. O. et al. Divisão celular mitótica: Emprego de massa de modelar no processo ensino-aprendizagem. Anais do Encontro de Ensino de Graduação - EGRAD, v. 1, n. 1, 2012.
VANZIN, A. S. et al. Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de portas abertas. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 424-429, set. 2007.
VILAÇA, M. L. C. O ensino de estratégias de aprendizagem em materiais didáticos. Rio de Janeiro, 2008.
WELTER, S. Q. Utilização de massa de modelar como um recurso didático para uma melhor aprendizagem da evolução dos modelos atômicos. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado e Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZANOLLA, J. J.et al. Os desafios da interdisciplinaridade – em Ensino de Ciências, Biologia, Física, Química. Palmas: Nagô Editora, 2011.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. O. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Departamento de didática, UNESP-SP,2008.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Salvatierra, L., Ferreira, G., de Oliveira Ribeiro, D. ., de Morais Ferreira, K. ., Alves Cabral, R. ., Alves da Silva, S. ., … Patrícia Campos Leal, M. (2021). PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA EXTENSÃO: PROPOSTAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS USANDO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS. Portal De Livros Da Editora, 1(70), 147. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/10663