Quando as juventudes falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil

Autores

  • Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti Universidade Federal do Tocantins
  • Rita de Cassea Coronheira Silva

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Ensino Médio Integral. Juventudes. Protagonismo juvenil.

Resumo

Este livro é fruto de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE - TO). Neste trabalho, procuramos dar voz às juventudes, apresentando a concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a educação e o ensino que recebem, ressaltando as aproximações e os distanciamentos entre a escola, as políticas educacionais e as juventudes. Nesta direção, intencionamos promover um diálogo com essas juventudes, levantando o que eles pensam a respeito do ensino médio integral; da formação dos docentes; dos conteúdos; das tecnologias, procurando abarcar seus anseios e necessidades. O estudo desenvolveu-se a partir das questões norteadoras: Qual a concepção que os jovens têm sobre o ensino que recebem? O que a escola representa para eles? Como eles se vêem inseridos no projeto de protagonismo juvenil? Estas inquietações possibilitaram a construção da pesquisa “A percepção das juventudes sobre o Ensino Médio integral em Miracema do Tocantins”, cujos resultados são narrados neste livro. Revelamos a escuta dos discentes do Ensino Médio em Miracema do Tocantins, especificamente, dos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula - Tempo Integral - Escola Jovem em Ação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário, com 44 respondentes das segundas e terceiras séries da escola; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário, escolhidos de modo aleatório dentre aqueles que aceitaram participar. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram certo descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar as políticas educacionais atuais, pois, além de pouco discutidas, a sua implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas. Assim, este livro foi pensado para comunicar e dialogar com toda a sociedade e, de uma maneira mais próxima e especial, com os professores e gestores da educação. Esperamos que a fala destes estudantes ajudem na imperiosa reflexão sobre os modos de ensinar, mas, sobretudo, sobre o aprender porque precisamos (re) significar a aprendizagem sob a perspectiva da cibercultura e agir para a transformação necessária da escola, bem como de nossas metodologias.

Biografia do Autor

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Doutora em Educação - PUC-Goiás (2015). É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da mesma instituição.É diretora de Comunicação da UFT e Diretora da Rádio UFT FM. Tem experiência na área de jornalismo, comunicação organizacional e pesquisadora da área da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo; Educomunicação; Comunicação Organizacional; Recepção; Televisão; Telenovela e ficção; Juventudes e Novas tecnologias

Rita de Cassea Coronheira Silva

Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estudante no grupo de pesquisa Transver - Estudos de fronteira entre educação, comunicação e arte, do (a) Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Municipal de Educação. Técnica da Secretária Municipal de Educação – SEMED- Miracema –TO.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Zacariotti, M. E. C., & Coronheira Silva, R. de C. (2020). Quando as juventudes falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil. Portal De Livros Da Editora, 1(40), Lv40. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9262