FORMANDO PROFESSORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REALIDADES E APLICAÇÕES DO CURSO EM LICENCIATURA EM FÍSICA

Autores

  • Elton Carvalho de Lima UFT
  • MARIELA CRISTINA AYRES DE OLIVEIRA UFT
  • Simone Andréa Pinto Pereira Barros

Palavras-chave:

formação de professores, estudos de caso, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resumo

Esta obra foi elaborada através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Licenciatura em física modalidade EAD da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um grande marco para a educação a distância foi as LDB nº 9.394/96. A partir de 2007 todos os professores que atuassem na educação básica deveriam estar certificados em cursos de licenciatura, que lhes permitissem adquirir formação superior para o exercício da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e médio.A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou, em 2016, dez anos de implantação e a Universidade Federal do Tocantins (UFT. O capitulo 2 traz uma explanação sobre a oferta de vagas no curso de licenciatura em física a distância pontando a importância que esta modalidade de ensino no Tocantins tem, enaltecendo seu papel fundamental na mudança nas diferentes realidades do ensino, principalmente na área rural exposta neste trabalho. Os demais capítulos fazem referência a trabalhos de alunos formados pelo curso entre os anos de 2016 a 2020, sempre com a supervisão da professora coordenadora de estágio, autorização da escola e acompanhamento do (s) professor (es) responsável (eis),todas do estado de Tocantins. Para a seleção dos trabalhos apresentados foram trabalhados alguns critérios. todos os colégios são públicos e as aplicações acontecem foram realizadas com discentes do ensino médio. Espera-se que a leitura traga ao leitor um pouco do universo cotidiano das escolas do estado, suas dualidades e suas superações.

Biografia do Autor

Elton Carvalho de Lima, UFT

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Ciência dos Materiais - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e concluiu em 2011 doutorado em Ciência dos materiais na mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: física da matéria condensada com estudos da síntese, caracterização e fenomenologia de filmes finos ferroelétricos.

MARIELA CRISTINA AYRES DE OLIVEIRA, UFT

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental e Ventilação. Membro do Núcleo NEUCIDADES, coordena a linha de pesquisa Cidade, Cultura e Meio Ambiente, com enfase em patrimônio e turismo.

Simone Andréa Pinto Pereira Barros

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina - ES (1988), especialização em Metodologia do Ensino Superior - PUC - BH-MG (1995), especialização em Informática na Educação - PUC - BH-MG (2001) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2007). Possui experiência na Educação Superior nas áreas de: educação a distância, Gestão, Coordenação de curso, docência, Formação de professores, avaliação institucional e de cursos de graduação nos processos de Credenciamento e Recredenciamento, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de curso. Atua como membro da Coordenação de Ensino e também como docente dos cursos de Administração, Contabilidade e Direito da Faculdade Serra do Carmo - FASEC, como docente pesquisadora do curso de Licenciatura em Física na modalidade EaD da Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UAB/MEC e como técnica da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação CEE-TO.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Carvalho de Lima, E. ., DE OLIVEIRA, M. C. A., & Andréa Pinto Pereira Barros , S. (2020). FORMANDO PROFESSORES PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REALIDADES E APLICAÇÕES DO CURSO EM LICENCIATURA EM FÍSICA. Portal De Livros Da Editora, 1(23), Lv23. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9221