ANÁLISE DA POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA LEI DE LAVAGEM DE DINHEIRO NO MERCADO BITCOIN

  • Jéssyka de Sousa Moura Faculdade Católica do Tocantins
  •  Sibéria Sales Queiroz de Lima Faculdade Católica do Tocantins
Palavras-chave: Bitcoin, Lavagem de Dinheiro, Regulamentação

Resumo

O comércio eletrônico de moedas pode ser considerado uma nova alternativa de comércio no mercado financeiro e um meio de romper com o monopólio estatal sobre o dinheiro. Atualmente, tem chamado a atenção da sociedade a criação e desenvolvimento de criptomoedas, tendo como o mais recente exemplo a moeda Bitcoin. Essa moeda é caracterizada pela independência de qualquer autoridade regulamentadora. Com a contemporaneidade do tema e da escassez de material podem surgir algumas divergências, principalmente no âmbito jurídico, como a imprecisão nas fundamentações dos magistrados ao se depararem com ocorrências advindas, possivelmente da falta de regulamentação da moeda virtual. Além disso, todos os interessados no assunto, em algum momento podem se deparar com questionamentos relacionados à ausência da qualificação do Bitcoin em moeda ou não, e da viabilidade ou não da efetiva aplicação de normas. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e método descritivo analítico, buscou-se, nesta pesquisa, sanar algumas dessas obscuridades relativas ao mercado de moeda virtual e o seu tratamento jurídico, além de responder a seguinte indagação: de que forma a Lei de Lavagem de Dinheiro pode ser aplicada no mercado Bitcoin? Conclui-se que a falta de regulamentação deixa lacunas para as autoridades policiais e judiciais quando se debaterem com essa situação, sendo assim, uma solução momentânea é a aplicação do critério da adaptação, que é utilizado para empregar dispositivos do Código Penal nos crimes virtuais.

Biografia do Autor

Jéssyka de Sousa Moura, Faculdade Católica do Tocantins

Discente do Curso do Direito da Faculdade Católica do Tocantins

 Sibéria Sales Queiroz de Lima, Faculdade Católica do Tocantins

Graduação em Direito e Letras.  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília.  Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. Docente na Faculdade Católica do Tocantins

Referências

ANDRADE, Mariana Dionísio de. Tratamento jurídico das criptomoeda: a dinâmica dos bitcoins e o crime de lavagem de dinheiro. Revista Brasileira de Políticas Públicas. Vol. 7, 2017.

BADARÓ, Gustavo Henrique; BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Lavagem de dinheiro: aspectos penais e processuais penais: comentários à Lei 9.613/1998, com as alterações da Lei 12.683/2012; prefácio Maria Thereza Rocha de Assis Moura. – 3. Ed. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Comunicado nº 25.360, de 19 de fevereiro de 2014. Ministério da Fazenda. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº9613, de 3 de março de 1998, dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências. Portal da Legislação, Brasília, mar. 1998. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9613.htm >. Acesso em: 30 de out. de 2018.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Portal da Legislação, Rio de Janeiro, dez. 1940. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 30 de out. de 2018.

______. Ministério da Fazenda. Subsecretaria de Fiscalização. Consulta Pública RFB nº 06/2018. Brasília, 30 de outubro de 2018. Disponível em: < http://receita.economia.gov.br/sobre/consultas-publicas-e-editoriais/consulta-publica/arquivos-e-imagens/consulta-publica-rfb-no-06-2018.pdf/view> Acesso em: 21 de mar. de 2019.

CALLEGARI, André Luís. Lavagem de dinheiro / Ariel Barazzetti Weber – 2. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2017.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Brasília, DF. Disponível em: < https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1555470>. Acesso em 20 de out. de 2018.

COSTA, Eric Tedesco da. Bitcoin: Análise da moeda virtual descentralizada e suas implicações. 2014. 46 fls. Monografia (Bacharelado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Economia. Rio de Janeiro, 2014.

CRUZ, André Santa. Direito empresarial / 8. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018.

DE REUTERS. Bitcoin é dinheiro, diz juíza dos EUA. Disponível em: < http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/09/bitcoin-e-dinheiro-diz-juiza-dos-eua.html >. Acesso em 20 de out. de 2018.

FERNANDES, Cláudio. “Lavagem de dinheiro”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/politica/lavagem-de-dinheiro.htm> Acesso em 24 de set. de 2018.

GALVÃO, Jéssica Alves. Lavagem de dinheiro: surgimento, evolução, conceito e fases. 2014. 16 fls. UDF Centro Universitário. Brasília, 2014.

MARTINS, Fabiano Emídio de Lucena. BRAGA, Romulo Rhemo Palitot. O fenômeno da lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas na deep web: avanço da criminalidade virtual. Revista Brasileira de Ciências Criminais. 2016.

MENDRONI, Marcelo Batlouni. Crime de lavagem de dinheiro / 4. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2018.

NAKAMURA, Pâmela Naomi. Desmistificando o bitcoin: análise da sua natureza jurídica, uso e impactos. 2017. 46 fls. Monografia (LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais) – Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Cauã Vesz de. A regulamentação do bitcoin pelo ordenamento jurídico brasileiro e pela comunidade internacional: um olhar para a legislação brasileira. 2017. 63 fls. Monografia (Graduação) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017.

PRADO, Felipe Lima. Bitcoin: Análise da criptomoeda no mercado brasileiro. 2017. 29fls. Monografia (Departamento de Economia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

PREVIDI, Gustavo de Souza. Descentralização monetária: um estudo sobre o bitcoin. 2014. 55fls. Monografia (Departamento de Economia e Relações Internacionais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.

TANGERINO, Dayane Fanti. Bitcoin e os desafios para sua regulamentação. Disponível em: <https://canalcienciascriminais.com.br/bitcoin-lavagem-dinheiro/> Acesso em 20 de out. 2018.

TEIXEIRA, Tarcisio. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática / 7. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

ULRICH, Fernando. Bitcoin: a moeda na era digital / São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2014. 100p.

Publicado
2019-11-26
Seção
Artigo Científico