HISTÓRIA E MEMÓRIA DA GUERRILHA DO ARAGUAIA: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/HISTARPalavras-chave:
Educação: ENRAÍZA/PROEX; Ditadura; Memoria; Xambioá.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a cartilha: Memórias e Historias da Guerrilha do Araguaía produzida pelos pesquisadores que fazem parte do Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO) e os relatos de experiencia durante sua pordução. O projeto da cartilha surgiu como uma das ações de extensão da universidade, contando com integrantes do projeto da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) de língua portuguesa da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto aborda questões acerca da Guerrilha do Araguaia e os impactos desse conflito na cidade de Xambioá, resgatando a história local e tambem região norte do Estado do Tocantins. O objetivo é apresentar a importância dessa temática para os habitantes da região de Xambioá – em especial aos alunos do ensino médio da escola pública – valendo-se da literatura de testemunho como um manifesto de resistência e luta contra o apagamento da memória dos sobreviventes dos anos de “chumbo”. Levando em consideração essas memórias, e as produções literarias que surgiram das testemunhas desse fato, estimularmos à reflexão sobre a história da cidade de Xambioá, promovendo uma percepção quanto ao momento histórico dos anos de Guerrilha do Araguaia, que correspondem à década de 60 e 70 dominados pela violência e silenciamento, bem como resistência por parte dos guerrilheiros e demais povos que lutaram contra o regime ditatorial vigente na época e as formas que a literatura consegue representar esse evento belico tão traumatico na microrregião do Bico do Papagaio.
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Brasiliense, São Paulo, 1996.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003, 442p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. Varios escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FIGUEIREDO, E. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2011.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (org) História, Memória e Literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da.; MELO, Marcio Araujo de.(Org.). Memórias e histórias da Guerrilha do Araguaia. Le Coq editora, 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.