GRUPO DE ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PENSAR CERTO NA CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE UM SABER-FAZER-DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.grupodeestudo

Palavras-chave:

Educação, História, Interdisciplinaridade, Dodiscência

Resumo

A educação no Brasil é pensada e questionada desde o período colonial até os dias de hoje. No entanto, os cursos de licenciatura, que tendem a ser o bastião, o ponto de partida para a formação de professores, vem apresentando fissuras no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, em meio a um processo de reflexão sobre os cursos de licenciaturas, em específico, sobre o curso de história, da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, surgiu o Grupo de Estudos Sobre Educação Brasileira, (GESEB) com o objetivo não apenas de pensar e refletir a educação ensinada na universidade, mas ampliar o debate para além de seus muros.

Biografia do Autor

Ariel Elias do Nascimento, UFT/CPN

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (1999) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Globalização, Identidades e seus Espaços de Memória na Contemporaneidade. CÓDIGO ORCID: 0000-0002-3997-5812

Dalila Maria Alves, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do 5º período do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins.

Camile Conceição Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do 5º período do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins.

Antônia Jamilly Costa Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do 6° período do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins.

Ana Beatriz Carvalho Baiocchi dos Santos, Escola Estadual Liberdade, Palmas, Tocantins

Mestre em teoria da história pela Universidade Federal de Goiás, professora de História da rede pública do Estado do Tocantins desde 2010.

David Emanuel de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduando do 5º período do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Nascimento, A. E. do, Maria Alves, D., Conceição Carvalho, C., Jamilly Costa Ferreira, A. ., Beatriz Carvalho Baiocchi dos Santos, A., & Emanuel de Souza, D. . (2023). GRUPO DE ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PENSAR CERTO NA CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE UM SABER-FAZER-DOCENTE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(1), 210–229. https://doi.org/10.20873.grupodeestudo