ARTE E ENSINO EM INTERFACE: O PROJETO DE EXTENSÃO “A HISTÓRIA VISTA NA SÉTIMA ARTE”
Resumo
O presente trabalho está baseado nas questões trazidas pelo projeto de extensão “A História vista na sétima arte”. O referido projeto surgiu com o objetivo de estabelecer relações entre filmes diversos e temáticas historiográficas específicas. A partir do pressuposto de que o ofício do historiador é composto por múltiplas possibilidades de análises, métodos e abordagens, procurou-se aproximar o fazer historiográfico da análise fílmica. Assim, a partir da análise de filmes de cunho histórico, procurou-se ampliar o diálogo entre os diferentes públicos, acadêmicos ou não. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, tempo no qual, utilizamos para a divulgação do Projeto. Através das discussões, percebeu-se que os objetivos do projeto estão sendo cumpridos à medida em que os alunos participam e enriquecem as discussões em temas extremamente pertinentes como totalitarismos, liberdade de expressão, imigração na Europa contemporânea, xenofobia, racismo, entre outros. Com a realização do Projeto vimos destacando o cinema como uma importante ferramenta para refletirmos sobre a história, assim, como é possibilitado a aproximação entre as obras cinematográficas, os conteúdos históricos e historiográficos e a educação.
PALAVRAS-CHAVE: História. Cinema. Fonte. Historiografia.
ABSTRACT
The present work is based on the questions raised by the extension project “The History seen in the seventh art”. This project arose with the aim of establishing relationships between diverse films and specific historiographical themes. Based on the assumption that the historian's job is composed of multiple possibilities for analysis, methods and approaches, we tried to bring historiographic work closer to film analysis. Thus, from the analysis of films of a historical nature, an attempt was made to expand the dialogue between different audiences, academic or not. The films are shown every 15 days, during which time we use them to publicize the Project. Through the discussions, it was realized that the objectives of the project are being fulfilled as the students participate and enrich the discussions on extremely pertinent topics such as totalitarianism, freedom of expression, immigration in contemporary Europe, xenophobia, racism, among others. With the realization of the Project, we have highlighted cinema as an important tool for reflecting on history, as well as how it is possible to bring cinematographic works closer together, historical and historiographic content and education.
KEYWORDS: History. Movie theater. Source. Historiography.
RESUMEN
El presente trabajo se basa en las preguntas planteadas por el proyecto de extensión "La historia vista en el séptimo arte". Este proyecto surgió con el objetivo de establecer relaciones entre diversas películas y temas historiográficos específicos. Partiendo del supuesto de que el trabajo del historiador se compone de múltiples posibilidades de análisis, métodos y enfoques, tratamos de acercar el trabajo historiográfico al análisis cinematográfico. Así, basándose en el análisis de películas de naturaleza histórica, se intentó expandir el diálogo entre diferentes audiencias, académicas o no. Las películas se muestran cada 15 días, tiempo durante el cual las usamos para publicitar el Proyecto. A través de las discusiones, se dio cuenta de que los objetivos del proyecto se están cumpliendo a medida que los estudiantes participan y enriquecen las discusiones sobre temas extremadamente pertinentes como el totalitarismo, la libertad de expresión, la inmigración en la Europa contemporánea, la xenofobia, el racismo, entre otros. Con la realización del Proyecto, hemos destacado el cine como una herramienta importante para reflexionar sobre la historia, así como también cómo es posible acercar las obras cinematográficas, el contenido histórico y historiográfico y la educación.
PALABRAS CLAVE: Historia. Cine. Fuente Historiografía.
Referências
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
LAGNY, Michèle. O Cinema como fonte de História. Tradução Gabriel Lopes Pontes. In: NÓVOA, J; FRESSATO, S. B.; FEIGELSON, K. (Orgs). Cinematógrafo: um olhar sobre a História. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, dez. 2008.