EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/17185%20

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação decolonial, Racismo, Comunidade remanescente quilombola, Universidade da Região de Joinville

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as ações de um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com a comunidade remanescente quilombola Beco do Caminho Curto pela Universidade da Região de Joinville. O projeto, iniciado em 2018, envolve a colaboração de professores e estudantes que atuam em diferentes cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Busca-se problematizar os desafios de se promover uma educação antirracista e decolonial, tendo como referência basilar as travessias de saberes, em via de mão dupla, entre a universidade e a comunidade em que ela está inserida. As diversas ações do projeto, visando a curricularização da extensão em cursos de graduação, têm contribuído para a decolonização dos currículos acadêmicos.

Biografia do Autor

Diego Finder Machado, Universidade da Região de Joinville

Professor adjunto da Universidade da Região de Joinville (Univille), nos cursos de graduação em História, Artes Visuais e Direito. Doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6892446255271065. Email: diego.f@univille.br.

Sirlei de Souza

Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville (Univille), nos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Naturologia e História. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9958226369659395. E-mail: sirlei.souza@univille.br.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Finder Machado, D., & Souza, S. de. (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DECOLONIAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 131–160. https://doi.org/10.20873/17185