HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA:

O PIBID COMO ESPAÇO FORMATIVO

Autores

  • Regina Célia Padovan Universidade Federal do Tocantins, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20873/HISTFORM

Palavras-chave:

Pibid, Ensino de História, Formação docente, História local

Resumo

O presente artigo trata das experiências formativas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem como objetivo expor as ações no subprojeto e suas contribuições no debate sobre a história local, memória social e ensino de história, em conjunto com licenciandos e professores supervisores da Educação Básica, no período de 2020 e 2022. A representatividade histórica Porto Nacional, colocou em questão a abordagem historiográfica, o planejamento e a pesquisa no exercício didático do ensino de história. A relevância do conhecimento teórico prático da docência, em consonância com as realidades das escolas e o campo da história, marcou a singularidade desse espaço formativo em questão.

Biografia do Autor

Regina Célia Padovan, Universidade Federal do Tocantins, Brasil

Graduação em História, Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (SP), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás (GO). Atualmente, professora Adjunto no Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Porto Nacional.   

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Padovan, R. C. (2025). HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA:: O PIBID COMO ESPAÇO FORMATIVO . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 358–370. https://doi.org/10.20873/HISTFORM