HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA:
O PIBID COMO ESPAÇO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.20873/HISTFORMPalavras-chave:
Pibid, Ensino de História, Formação docente, História localResumo
O presente artigo trata das experiências formativas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem como objetivo expor as ações no subprojeto e suas contribuições no debate sobre a história local, memória social e ensino de história, em conjunto com licenciandos e professores supervisores da Educação Básica, no período de 2020 e 2022. A representatividade histórica Porto Nacional, colocou em questão a abordagem historiográfica, o planejamento e a pesquisa no exercício didático do ensino de história. A relevância do conhecimento teórico prático da docência, em consonância com as realidades das escolas e o campo da história, marcou a singularidade desse espaço formativo em questão.
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p.155-202.
CAIMI, Flavia Eloisa.Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In: OLIVEIRA, Maria Margarida Dias de. (Coord.) História: ensino fundamental. Brasilia: Ministério da Educação, Coleção Explorando o Ensino, vol.21, 2010, p. 59-82.
CAIMI, Flavia Eloisa. O que precisa sbaer um professor de História? História & Ensino. Londrina, v. 21, p. 105-124, jul./dez., 2015.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1984.
FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Produção e uso do Material Didático. In: ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira; FAGUNDES, Jose E; ROCHA, Raimundo Nonato A. (Orgs.) Reflexões sobre história local e produção de material
didático. Natal: EDFRN, 2017, p. 293-334.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, DF, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
PRATS, Joaquin. Ensinar história no contexto das Ciências Socais: princípios básicos. Educar em Revista, São Paulo, v. 22, p. 191- 218, 2006.
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. A aula como texto: historiografia e ensino de história. In: ROCHA, Helenice, MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO. Rebeca (Orgs.) A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 13-31.
SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a história como labirinto. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 47, p.241-270, jun. 2006.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.