O ENSINO DE DANÇA NOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E LICENCIANDOS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/ENSDANCEPalavras-chave:
Dança, Ensino, Residência Pedagógica, PROLICEResumo
Este artigo apresenta experiências de ensino e aprendizagem promovidas por dois projetos pedagógicos a partir da Licenciatura em Dança, entre os anos de 2021 e 2023. Os projetos denominados de Programa Licenciandos na Escola (PROLICE) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) enfatizaram a relevância dessas ações como formação complementar no ensino superior em dança. O objetivo pautou-se em investigar como a dança poderia utilizar estratégias para elucidar outros caminhos de prática educativa para além da formação tecnicista em e/com a dança. O método utilizado parte da Prática como Pesquisa (Fernandes, 2014; 2018) a partir do relato de experiência dos próprios autores ao propor reflexões epistemológicas sobre a formação efetiva e formativa, de estudantes universitários em dança, no contexto da educação básica. Concluímos que as experiências do PRP e PROLICE na formação em Dança efetivaram a formação continuada dos estudantes ao promoverem atuação pedagógica coletiva, reflexiva e crítica, engajada com o saber da experiência.
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