ENSINAGEM EM DANÇA NAS AÇÕES DO PROJETO PIBIX/UFS
DOI:
https://doi.org/10.20873/ENSIDANCEPalavras-chave:
Projeto de extensão, Corpo, Improvisação em Dança, Deficiência e InclusãoResumo
O presente artigo fomenta a improvisação em dança como possibilidade de práticas extensionistas para pessoas com deficiência de modo inclusivo por um processo de ensinagem (Anastasiou, 2005). O recorte do estudo ocorreu com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o Projeto Interfaces da Dança (Departamento de Dança), tendo como público-alvo pessoas com deficiência. Objetivamos promover um ensino de dança pautado nas singularidades de cada corpo para o planejamento das aulas. A metodologia implicada com as formas de improvisação em dança com ou sem acordos prévios (Guerrero, 2007) estruturaram o desenvolvimento das aulas e contribuíram para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência no programa PIBIX/UFS. O projeto contemplou 40 pessoas com múltiplas deficiências em um processo efetivamente de inclusão e respeito às diferenças.
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