ENSINAGEM EM DANÇA NAS AÇÕES DO PROJETO PIBIX/UFS

Autores

  • Jonas Karlos de Souza Feitoza Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-8520-041X
  • Ana Carolina Frinhani Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Débora Araújo Moreira Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.20873/ENSIDANCE

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Corpo, Improvisação em Dança, Deficiência e Inclusão

Resumo

O presente artigo fomenta a improvisação em dança como possibilidade de práticas extensionistas para pessoas com deficiência de modo inclusivo por um processo de ensinagem (Anastasiou, 2005). O recorte do estudo ocorreu com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o Projeto Interfaces da Dança (Departamento de Dança), tendo como público-alvo pessoas com deficiência. Objetivamos promover um ensino de dança pautado nas singularidades de cada corpo para o planejamento das aulas. A metodologia implicada com as formas de improvisação em dança com ou sem acordos prévios (Guerrero, 2007) estruturaram o desenvolvimento das aulas e contribuíram para a efetivação da inclusão da pessoa com deficiência no programa PIBIX/UFS. O projeto contemplou 40 pessoas com múltiplas deficiências em um processo efetivamente de inclusão e respeito às diferenças.

Biografia do Autor

Jonas Karlos de Souza Feitoza, Universidade Federal de Sergipe

Artista/Professor/Pesquisador. Docente Adjunto do Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-USP/SP). Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ana Carolina Frinhani, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFS. Bacharel, Licenciada e Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Produção de Mídia para a Educação Online (UFBA); Integrante do Elétrico: Grupo de Pesquisa em Ciberdança; Exerce docência no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é Oficineira no CAPS AD III Primavera.     

Débora Araújo Moreira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do projeto Interfaces da Dança/PIBIX.    

Referências

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

de Souza Feitoza, J. K., Frinhani, A. C., & Moreira, D. A. (2025). ENSINAGEM EM DANÇA NAS AÇÕES DO PROJETO PIBIX/UFS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 21–37. https://doi.org/10.20873/ENSIDANCE

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