RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15238Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Ensino de Geografia, Educação BásicaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal do Tocantins, adquiridas durante o período de pandemia da Covid-19, na prática do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de um artigo descritivo, que traz uma abordagem qualitativa a partir dos relatos das atividades desenvolvidas pelos residentes na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irma Aspásia, em Porto Nacional-TO. A vivência escolar dos residentes ocorreu durante o Ensino Remoto e as atividades foram desenvolvidas de forma on line através de plataformas digitais, onde se constatou uma série de dificuldades em relação às tecnologias.
Referências
ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. V. 8, n°. 3, p. 348-365, 2020.
ALVES, Glaucia Peçanha. Plataforma google classroom em tempos de pandemia: o protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Congresso internacional de Educação e Tecnologias (CIET) e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED). Ressignificando a presencialidade. Universidade Federal de São Carlos, 24 a 28 de agosto de 2020.
BEM, Geralda Maria de. Reflexão sobre a prática docente: uma ótica a partir do estágio supervisionado em Geografia. GEOTemas. Rio Grande do Norte. V. 3, n°.1, 2013.
CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o Ensino de Geografia. São Paulo: Terra livre, 1999.
CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A formação do professor de Geografia para atuar na Educação Cidadã. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº. 494(08), 2014.
GOMES, Viviane C. F.; SAMPAIO, Adriany A. M. Entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar: a prática no contexto da formação inicial docente em geografia. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG). Políticas, linguagens e trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.
MENEZES, Kaercher. A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo. Rio de Janeiro. V. 2, n°. 2, p. 47-59, jul/dez, 2015.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagogica. Diponivel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Acesso: 03/11/2022.
TAROUCO, Liane M. R. Competências digitais dos professores. In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na escolas brasileiras : TIC educação 2018. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, da Internet no Brasil, 2019. Disponivel em:
https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf Acesso: 03/11/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.