RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15238

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Ensino de Geografia, Educação Básica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência dos residentes do Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Federal do Tocantins, adquiridas durante o período de pandemia da Covid-19, na prática do Programa Residência Pedagógica. Trata-se de um artigo descritivo, que traz uma abordagem qualitativa a partir dos relatos das atividades desenvolvidas pelos residentes na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irma Aspásia, em Porto Nacional-TO. A vivência escolar dos residentes ocorreu durante o Ensino Remoto e as atividades foram desenvolvidas de forma on line através de plataformas digitais, onde se constatou uma série de dificuldades em relação às tecnologias.

Biografia do Autor

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Gutemberg Farias de Alencar, Universidade Federal do Tocantins

 Licenciado em Geografia (UFT/2021). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Bolsista Capes

Matheus de Sales Dias Alencar , Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Geografia (UFT/2021). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Bolsista Capes

Cleidimar Lima, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia

Licenciado em Geografia (UFT/2017). Professor de Geografia na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia, em Porto Nacional/TO. Preceptor. Bolsista Capes

Referências

ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju. V. 8, n°. 3, p. 348-365, 2020.

ALVES, Glaucia Peçanha. Plataforma google classroom em tempos de pandemia: o protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Congresso internacional de Educação e Tecnologias (CIET) e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED). Ressignificando a presencialidade. Universidade Federal de São Carlos, 24 a 28 de agosto de 2020.

BEM, Geralda Maria de. Reflexão sobre a prática docente: uma ótica a partir do estágio supervisionado em Geografia. GEOTemas. Rio Grande do Norte. V. 3, n°.1, 2013.

CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o Ensino de Geografia. São Paulo: Terra livre, 1999.

CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A formação do professor de Geografia para atuar na Educação Cidadã. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº. 494(08), 2014.

GOMES, Viviane C. F.; SAMPAIO, Adriany A. M. Entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar: a prática no contexto da formação inicial docente em geografia. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG). Políticas, linguagens e trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.

MENEZES, Kaercher. A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo. Rio de Janeiro. V. 2, n°. 2, p. 47-59, jul/dez, 2015.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagogica. Diponivel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Acesso: 03/11/2022.

TAROUCO, Liane M. R. Competências digitais dos professores. In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na escolas brasileiras : TIC educação 2018. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, da Internet no Brasil, 2019. Disponivel em:

https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf Acesso: 03/11/2022.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Oliveira Bispo, M. ., Farias de Alencar, G., de Sales Dias Alencar , M., & Lima, C. (2023). RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 52–63. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15238