OBSERVATÓRIO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO (ONI): UM PROJETO DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/ONITECPalavras-chave:
Extensão Tecnológica, Observatório, Inovação, Negócios, UniversidadeResumo
Este artigo teve como objetivo descrever as ações do projeto de extensão “Observatório de Negócios e Inovação” (ONi), bem como apresentar as percepções dos alunos integrantes. O projeto de extensão ONi tem como objetivo principal identificar e solucionar as principais dificuldades enfrentadas pela gestão de negócios e inovação em Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempreendedor Individual (MEI) e Pequenos Produtores na região de Dourados e sua grande área circundante, por meio da oferta de assessoria e consultoria gratuita. O projeto é fundamentado na metodologia do PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), que visa aprimorar os processos e impulsionar o desenvolvimento desses empreendimentos. Os participantes têm a oportunidade de se envolver diretamente no crescimento de negócios locais, promovendo o empreendedorismo e a inovação na região. Por meio dos resultados, observou-se que os extensionistas participantes têm compreendido a necessidade de desenvolver seus conhecimentos e habilidades neste campo.
Referências
BRITTON, Bruce K.; TESSER, Abraham. Effects of time-management practices on college grades. Journal of educational psychology, v. 83, n. 3, p. 405, 1991.
CHRISTENSEN, Clayton M. The innovator's dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Harvard Business Review Press, 2013.
DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competing on analytics: the new science of Winning. Harvard business review press, Language, v. 15, n. 217, p. 24, 2007.
DEWEY, John. Experience and education. In: The educational forum. Taylor & Francis Group, 1986. p. 241-252.
DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. In: Qualidade: a revolução da administração. 1990.
ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loet. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000.
KRAM, Kathy E. Mentoring at work: Developmental relationships in organizational life. University Press of America, 1988.
KOLB, D. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Prentice Hall video library to accompany Marketing management. Pearson/Prentice Hall, 2012.
KOTTER, J. P. Leading change: Harvard business press. 1996.
KOTTER, John P. Force for change: How leadership differs from management. Simon and Schuster, 2008.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press, 1991.
LEWIN, Kurt. Frontiers in group dynamics: Concept, method and reality in social science; social equilibria and social change. Human relations, v. 1, n. 1, p. 5-41, 1947.
MOEN, Ronald; NORMAN, Clifford. Evolution of the PDCA cycle. 2006.
PRAHALAD, Coimbatore K.; RAMASWAMY, Venkat. Co‐creating unique value with customers. Strategy & leadership, v. 32, n. 3, p. 4-9, 2004.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide).
ROGERS EM. Diffusion of innovations, 5th edn Tampa. New York: Free; 2003.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Organizational behaviour. 2011.
SCHEIN, Edgar H. Organizational learning: What is new?. 1996.
UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Boletim Oficial de Atos Administrativos Nº 5844 Data: 27/12/2023: Resolução nº 874 de 14/12/2023. Dispõe sobre a aprovação de ação de extensão com ônus para a UFGD. Disponível em: <https://files.ufgd.edu.br/arquivos/boletins/5844.pdf> Acesso em: 01/05/2024
UFGD. Universidade Federal da Grande Dourados. Resolução nº. 249, de 14 de Dezembro de 2021. Dispõe sobre a curricularização das atividadesdeextensão no âmbito da UFGD.. Disponível em: < https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROEX/Res.%20249_Aprova%20o%20regulamento%20da%20curriculariza%C3%A7%C3%A3o%20da%20extens%C3%A3o%20no%20%C3%A2mbito%20da%20UFGD%20-%20assinada%20(republicada).pdf> Acesso em: 01/03/2024
STEVENS, Michael J.; CAMPION, Michael A. The knowledge, skill, and ability requirements for teamwork: Implications for human resource management. Journal of management, v. 20, n. 2, p. 503-530, 1994.
TUCKMAN, Bruce W. Developmental sequence in small groups. Psychological bulletin, v. 63, n. 6, p. 384, 1965.
WENGER, Etienne; MCDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Seven principles for cultivating communities of practice. Cultivating Communities of Practice: a guide to managing knowledge, v. 4, p. 1-19, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.