NUTRIKIDS: PROMOVENDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ATRAVÉS DO LÚDICO

Autores

  • Italo Silva Barros Universidade Estadual do Maranhão
  • Rodolfo Silva Nolêto Universidade Estadual do Maranhão
  • Camila Maria Vieira de Carvalho Universidade Estadual do Maranhão
  • Getúlio Corrêa Coelho Universidade Estadual do Maranhão
  • Luís Vicente da Silva Mendes Universidade Estadual do Maranhão
  • Nayanne Barbalho de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Marcos Antonio do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão
  • Diandra Carvalho de Sá Nolêto Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/NUTRIKDS

Palavras-chave:

Super-herois, Nutrientes, Escola

Resumo

O projeto Nutrikids faz parte do Programa Extensão para Todos da UEMA, a ação visa relatar as práticas promoção da educação alimentar e nutricional realizadas através de recursos lúdicos em escolares do ensino fundamental I da cidade de São João dos Patos- MA. Através de atividades interativas e encenações com super-heróis representando nutrientes essenciais na infância (como cálcio, ferro, zinco e vitaminas A e C), o projeto conseguiu envolver 165 alunos de duas escolas em São João dos Patos – MA, sendo promovido pelos discentes do curso de Educação Física. Ao longo das atividades, os estudantes foram incentivados a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, demonstrando ao final do projeto, maior interesse pelo consumo de frutas e redução no consumo de alimentos industrializados.

Biografia do Autor

Italo Silva Barros, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Rodolfo Silva Nolêto, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Camila Maria Vieira de Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Getúlio Corrêa Coelho, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Luís Vicente da Silva Mendes, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Nayanne Barbalho de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Marcos Antonio do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Professor adjunto do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Diandra Carvalho de Sá Nolêto, Universidade Estadual do Maranhão

Professora do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil.

Referências

DAVI, T. N.; LOPES, F. M. INCLUSÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM ALUNOS DE 4 E 5 ANOS. Cadernos da FUCAMP, v. 15, n. 24, 2016.

BENTO, B. M. A. et al. A higher number of school meals is associated with a less-processed diet,. Jornal de Pediatria, v. 94, p. 404–409, ago. 2018.

SILVA, G. A. P.; COSTA, K. A. O.; GIUGLIANI, E. R. J. Infant feeding: beyond the nutritional aspects. Jornal de Pediatria, v. 92, p. 2–7, jun. 2016.

TEODORO, M. A. et al. Estratégia de educação alimentar e nutricional na prevenção de distúrbios nutricionais em pré-escolares. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 15, n. 31, p. 15–30, 12 setembro 2024.

OLIVEIRA, J. S. et al. Educação alimentar nutricional: uma abordagem lúdico-didática para crianças do ensino fundamental. RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v.18, n. 112, p.152-163, Jan./Fev., 2024. Disponível em: RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Acesso em: 12 de setembro 2024.

SANTOS, Ana Paula Machado dos; BERGOLD, Leila Brito. Oficinas musicais: a utilização do lúdico e da música para Educação Alimentar e Nutricional com escolares. Revista da Associação Brasileira de Nutrição-RASBRAN, v. 9, n. 2, p. 88-93, 2018. Disponível em: https://www.rasbran.com.br/rasbran/article/view/855 . Acesso em: 12 de setembro de 2024.

LONGO-SILVA, G. et al. Introdução de refrigerantes e sucos industrializados na dieta de lactentes que frequentam creches públicas. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, p. 34–41, mar. 2015.

LUCENA, N. et al. Marcadores do consumo de alimentos ultraprocessados em crianças de 06 a 23 meses no brasil, 2015 a 2018. Rev. Ciênc. Plur, p. e26022–e26022, 2022.

MELO, L. R. DE S. A ludicidade como ferramenta de educação alimentar e nutricional para a promoção de uma alimentação saudável e adequada. bachelorThesis. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36266>. Acesso em: 12 de setembro 2024.

FERNANDES, S,.L.R. Proposta pedagógica para a educação infantil: a ludicidade como instrumento de aprendizagem. Orientador: Laís Jubini Callegario. 40 fl. TCC (Pós-Graduação). Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Piúma, Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas, 2022. Disponivel em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3126 Acesso em: 28 de junho 2024.

CONCEIÇÃO, E.M.S.; SILVA, J.P.; AGRIPINO, J.L.S.; PFINGSTAG, K.F.F; FERREIRA, M.D.; LIMA, R.K.C. Hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. Revista Ibero – Americana de Humanidade, Ciência e Educação – REASE, São Paulo, v.8, n. 01, p.1781-1800, jan., 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease. Acesso em: 24 de junho 2024.

TEIXEIRA, D. B.; SILVA, B. P.; MOREIRA, M. E. C. (2020). Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar. SAÚDE DINÂMICA, 2(1), 10-26

MAIA, I. E. O.; SOUZA, C. T.; FRANCISQUETI-FERRON, F. V.; SOUZA, D. T. Educação nutricional para melhorara dos hábitos alimentares infantis em pré-escolares do município de agudos- SP. RBONE – Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 17, n. 110, p.594-603, Set./Out., 2023. Disponível em: RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Acesso em: 28 de junho 2024.

ROSA, S. A. M.. Super-heróis em educação nutricional: o lúdico na promoção da saúde e prevenção da anemia em pré-escolares. O mundo da saúde, São Paulo, v.39, n.4, p.495-503, Jan./Dez., 2015. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude. Acesso em: 28 de junho 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. ONU Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em: 2 maio 2025

BRASIL. Ministério da Saúde. Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/junho/obesidade-infantil-afeta-3-1-milhoes-de-criancas-menores-de-10-anos-no-brasil. Acesso em: 2 maio 2025.

SMITH, J. D.; FU, E.; KOBAYASHI, M.. Prevention and Management of Childhood Obesity and its Psychological and Health Comorbidities. Annual Review of Clinical Psychology, v. 16, p. 351-378, 7 de maio de 2020.

ALI, A.; AL-ANI, O.; AL-ANI, F. Children´s behaviour and childhood obesity. Pediatric Endocrinology, Diabetes, and Metabolism, v. 30, n.3, p. 148-158, 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Barros, I. S., Nolêto, R. S., Carvalho, C. M. V. de, Coelho, G. C., Mendes, L. V. da S., Sousa, N. B. de, … Nolêto, D. C. de S. (2025). NUTRIKIDS: PROMOVENDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ATRAVÉS DO LÚDICO . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 566–591. https://doi.org/10.20873/NUTRIKDS