OFICINAS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL PARA JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p111Resumo
Este trabalho relata uma ação de extensão universitária promovida em uma escola pública localizada em Miracema do Tocantins – TO. Realizamos oficinas de intervenção psicossocial com o intuito de promover práticas de cuidado de si no contexto escolar. Contamos com a participação de um grupo de vinte e três estudantes com histórico de dificuldades de aprendizagem. A intervenção foi desenvolvida em oito encontros semanais, cada um com carga horária de duas horas. As atividades abrangeram rodas de conversa sobre experiências cotidianas, análises coletivas acerca da realidade social, oficinas de artesanato e de Capoeira de Angola, leituras de poesias, e troca de informações sobre áreas de formação e de atuação profissional. Os/as participantes foram mobilizados/as pelo (re)conhecimento de habilidades e competências desenvolvidas ao longo de suas trajetórias escolares.
PALAVRAS-CHAVE: Extensão Universitária. Escola Pública. Intervenção Psicossocial. Psicologia Escolar e Educacional.
Referências
BOHOSLAVSKY, R. Orientação vocacional: a estratégia clínica. 9 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
JARDIM, J. Pro dia nascer feliz. Documentário. Copacabana Filmes, v. 88, 2006.
KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção Learning, art and invention. Psicologia em estudo, v. 6, n. 1, p. 17-27, 2001.
NEIVA, K. M. C. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. 1ª. ed. São Paulo: Vetor Editora, 2010.
RACIONAIS MC'S. Sobrevivendo no inferno. Cosa Nostra/Zambia, Brasil, 1997. 1 CD.
SARRIERA, J. C; CÂMARA, S. G; BERLIM, C. S. Formação e Orientação Ocupacional - Manual para jovens à procura de emprego. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.