QUANDO O TEATRO OCUPA A ESCOLA PARA DENEGRIR: o caso da primeira Companhia Afro de Teatro estudantil de Imperatriz – MA
Palavras-chave:
Teatro; Negritude; Educação; Reinvent’arte; Imperatriz – MAResumo
O presente trabalho tem como objetivo averiguar as motivações que levam os estudantes do Centro de Ensino Urbano Rocha de Imperatriz (MA), a se interessarem pelas atividades de teatro, oferecidas na escola, através da Companhia Afro de Teatro Reinvent’arte. A Companhia é resultado das ações de teatro desenvolvidas pelo Projeto de Extensão, “A Escola no universo da arte do faz de conta”, em 2013. O Projeto era vinculado ao Grupo de Pesquisa, “Memórias, Diversidades e Identidades Culturais”, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e aplicamos questionário semiestruturado com fins à análise quali-quantitativa.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro; Negritude; Educação; Reinvent’arte; Imperatriz – MA.
ABSTRACT
The present work aims at ascertaining the motivations that lead the students of the Rocha Urban Education Center of Imperatriz (MA), to become interested in the theater activities offered at the school, through the Companhia Afro de Teatro Reinvent'arte. The Company is the result of the theater actions developed by the Extension Project, "The School in the universe of art of account", in 2013. The Project was linked to the Research Group, "Memories, Diversities and Cultural Identities", Federal University of Maranhão (UFMA), Imperatriz campus. To do so, we used documentary and bibliographic research and applied a semi-structured questionnaire for purposes of qualitative-quantitative analysis.
KEYWORDS: Theater; Blackness; Education; Reinvent'arte; Imperatriz - MA.
RESUMEN
El presente trabajo tiene como objetivo averiguar las motivaciones que llevan a los estudiantes del Centro de Enseñanza Urbana Rocha de Imperatriz (MA), a interesarse por las actividades de teatro, ofrecidas en la escuela, a través de la Compañía Afro de Teatro Reinvent'arte. La Compañía es resultado de las acciones de teatro desarrolladas por el Proyecto de Extensión, "La Escuela en el universo del arte del hace de cuenta", en 2013. El proyecto estaba vinculado al Grupo de Investigación, "Memorias, Diversidades e Identidades Culturales", de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Para ello, utilizamos la investigación documental y bibliográfica y aplicamos cuestionario semiestructurado con fines al análisis cualitativo y cuantitativo.
PALABRAS-CLAVE: Teatro; Negritud; Educación; Reinvent'arte; Imperatriz - MA.
Referências
BOAL, A. Jogos para Atores e não Atores. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. Notas preliminares, p. XX.
BERTHOLD, M. História mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHAPATO, M. E. El lenguaje teatral en la escuela. In: AKOSCHKY, Judith. Artes y escuela: aspectos curriculares y didácticos de la educación artística. Buenos Aires: Paidós, 1998.
FELÍCIO, W. A. S. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG – CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XI, n. 20. Catalão, 2009.
FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Natal: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/ MEC, 2000/2001. Disponível em: http://www.portal.ufpa.br/docsege/Planonacionaldeextens aouniversitaria.pdf. Acesso em 22 de jul 2015.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 120).