QUANDO O TEATRO OCUPA A ESCOLA PARA DENEGRIR: o caso da primeira Companhia Afro de Teatro estudantil de Imperatriz – MA

Autores

  • Domingos Alves de Almeida Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Teatro; Negritude; Educação; Reinvent’arte; Imperatriz – MA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo averiguar as motivações que levam os estudantes do Centro de Ensino Urbano Rocha de Imperatriz (MA), a se interessarem pelas atividades de teatro, oferecidas na escola, através da Companhia Afro de Teatro Reinvent’arte. A Companhia é resultado das ações de teatro desenvolvidas pelo Projeto de Extensão, “A Escola no universo da arte do faz de conta”, em 2013. O Projeto era vinculado ao Grupo de Pesquisa, “Memórias, Diversidades e Identidades Culturais”, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e aplicamos questionário semiestruturado com fins à análise quali-quantitativa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Teatro; Negritude; Educação; Reinvent’arte; Imperatriz – MA.

 

 

ABSTRACT

The present work aims at ascertaining the motivations that lead the students of the Rocha Urban Education Center of Imperatriz (MA), to become interested in the theater activities offered at the school, through the Companhia Afro de Teatro Reinvent'arte. The Company is the result of the theater actions developed by the Extension Project, "The School in the universe of art of account", in 2013. The Project was linked to the Research Group, "Memories, Diversities and Cultural Identities", Federal University of Maranhão (UFMA), Imperatriz campus. To do so, we used documentary and bibliographic research and applied a semi-structured questionnaire for purposes of qualitative-quantitative analysis.

 

KEYWORDS: Theater; Blackness; Education; Reinvent'arte; Imperatriz - MA.

 

 

RESUMEN

El presente trabajo tiene como objetivo averiguar las motivaciones que llevan a los estudiantes del Centro de Enseñanza Urbana Rocha de Imperatriz (MA), a interesarse por las actividades de teatro, ofrecidas en la escuela, a través de la Compañía Afro de Teatro Reinvent'arte. La Compañía es resultado de las acciones de teatro desarrolladas por el Proyecto de Extensión, "La Escuela en el universo del arte del hace de cuenta", en 2013. El proyecto estaba vinculado al Grupo de Investigación, "Memorias, Diversidades e Identidades Culturales", de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Para ello, utilizamos la investigación documental y bibliográfica y aplicamos cuestionario semiestructurado con fines al análisis cualitativo y cuantitativo.

 

PALABRAS-CLAVE: Teatro; Negritud; Educación; Reinvent'arte; Imperatriz - MA.

Biografia do Autor

Domingos Alves de Almeida, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

[1] Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pelo Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS II, da Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina ­- ICAL e Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas - RIC, ambos pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política - ILAESP, da Universidade Federal da Integração Latino-­Americana - UNILA. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz, com período sanduíche em Comunicación na Universidad Anáhuac Cancún - UAC (México), por meio do Intercambio Internacional do Programa de Bolsas Ibero-americanas. E-mail: domingos.jzufma@gmail.com.

Referências

BOAL, A. Jogos para Atores e não Atores. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. Notas preliminares, p. XX.

BERTHOLD, M. História mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CHAPATO, M. E. El lenguaje teatral en la escuela. In: AKOSCHKY, Judith. Artes y escuela: aspectos curriculares y didácticos de la educación artística. Buenos Aires: Paidós, 1998.

FELÍCIO, W. A. S. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG – CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XI, n. 20. Catalão, 2009.

FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Natal: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/ MEC, 2000/2001. Disponível em: http://www.portal.ufpa.br/docsege/Planonacionaldeextens aouniversitaria.pdf. Acesso em 22 de jul 2015.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 120).

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Almeida, D. A. de. (2018). QUANDO O TEATRO OCUPA A ESCOLA PARA DENEGRIR: o caso da primeira Companhia Afro de Teatro estudantil de Imperatriz – MA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(2), 65–87. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/5420