A VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/VISAOESC

Palavras-chave:

Escola, Função Social, Estudantes

Resumo

A função social da escola é tema de vastas discussões, não apenas na área da Sociologia, mas no debate público e nos espaços escolares.  Deste modo, este trabalho busca compreender a percepção de estudantes do Ensino Médio sobre a qual fim se destina a escola, tendo em vista suas experiências enquanto discentes de escolas públicas das cidades de Viamão e de Porto Alegre (RS/BR). A partir de uma abordagem qualitativa, sobretudo com observações em salas de aula e entrevistas semiestruturadas com três adolescentes, ocorridas entre 2024 e 2025, foi constatado que, na visão dos estudantes, a escola desempenha, especialmente, um papel de preparação para aquilo que sucede as e os jovens: o mercado de trabalho, tendo a Universidade como porta de entrada ou não.

Biografia do Autor

Giovana Raupp dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Bacharelado em Ciências Socias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, licencianda do mesmo curso pela mesma Universidade. Bolsista do PIBID - Sociologia pela CAPES. 

Hiago da Silva Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS. Bolsista do PIBID - Sociologia pela CAPES. 

Michael Prado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFRGS. Bolsista do PIBID - Sociologia pela CAPES. 

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Raupp dos Santos, G., da Silva Jardim, H., & Prado de Souza, M. (2025). A VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 139–159. https://doi.org/10.20873/VISAOESC