ECONOMIA DE ENERGIA: APRENDENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/ECON

Palavras-chave:

Energia; Solar; Sustentabilidade; Meio ambiente; Escola.

Resumo

O trabalho descreve a experiência no projeto de extensão “Educação Ambiental: estudos sobre a economia de energia na escola e em casa”. Discutiu-se a educação ambiental de forma interdisciplinar. A ação extensionista foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental com base na metodologia qualitativa participante e possibilitou aos alunos aprender os conceitos de energia e sustentabilidade por meio de um trabalho educativo com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Elaine Mayana Fernandes Benevides, Universidade do Estado do Amapá

Graduada no curso de licenciatura em pedagogia da UEAP – Macapá. Bolsita do Programa de Extensão. E-mail: elainemayanabenevides@gmail.com

Referências

BRITO, A. C. U. Prática de mediação e o brincar na educação infantil. São Paulo: Paco Editora, 2015.

DIAS, G. F. Educação ambiental princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004, 9 ed.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. 2007. 90 f. Monografia (Pós-Graduação em “Latu Sensu” Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná. 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/taniaregina.pdf>. Acesso em: 19, jun., 2024.

FERRAZ, J. M. G. Educação ambiental e mudanças de valores. In: HAMMES, V. S. (Edit.) Proposta Metodológica de Macroeducação (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 2). Brasília, DF: Embrapa, 2012. Parte 5, Cap. 2, pag. 195-198.

FORMAGGIA, D. M. E.; MAGOSSI, L. R; BONACELLA, P. H. Sustentabilidade ambiental: uma questão de consciência. São Paulo: Moderna, 2015.

HAMMES, V. S.; RACHWAL, M. F. G. (Edit.) Meio Ambiente e a Escola (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 7). Brasília: Embrapa, 2012.

KISHIMOTO, T. M. (org) et al. O jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LEAL, M. C.; DANELICHEN, P. de S. A inserção da educação ambiental no contexto do ensino fundamental. Revista Ambiente & Educação, v. 25, n. 2, p. 725-744, 2020.

LOPES, V. G. Linguagem do corpo e movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. “Teoria social e questão ambiental”. In: Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Philippe Pomier Layrarques, Ronaldo Souza Castro (orgs.). São Paulo: Cortez, 2006.

NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

OLIVEIRA, E. M. Educação ambiental uma possível abordagem. 2. ed. Brasília: Ibama, 2000.

OLIVEIRA, Z. R (org). O Trabalho do professor na educação infantil. 1. ed. São Paulo: Biruta, 2012.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2009.

SEGURA, D. S. B. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. 214p.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Angela do Céu Ubaiara Brito, & Fernandes Benevides, E. M. (2024). ECONOMIA DE ENERGIA: APRENDENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 127–135. https://doi.org/10.20873/ECON