CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DE MULHERES NO CAMPO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.pedagogia

Palavras-chave:

Movimento de Mulheres; Educação do Campo; Pedagogia Histórico-Crítica; Amazônia.

Resumo

O artigo objetiva apresentar os aspectos teóricos da Educação do Campo, da Pedagogia Histórico-Crítica e a experiência pedagógica realizada com o movimento de mulheres. O estudo embasou-se no materialismo histórico-dialético e nos estudos de Borges (2016), Caldart (2004), Gasparin (2005) e Saviani (2008). Apoiou-se nos procedimentos bibliográficos e pesquisa-ação. No primeiro momento, realizamos o estudo teórico. No segundo, desenvolvemos os cinco passos da PHC. Concluiu-se, que o desenvolvimento dos cinco passos é viável, aplicável em um ambiente não-escolar e contribuiu para que as mulheres pudessem ter uma visão crítica da sociedade e poder transformá-la.

Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

Patrícia Barros Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação na Amazônia - EDUCANORTE/UFAM; Mestra em Educação (FACED/UFAM), Especialista em Educação do Campo: Práticas Pedagógicas (FACED/UFAM) e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Atuei como Professora Formadora do Programa Escola da Terra, no Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - UFAM/MEC/SECADI (2016/2017). Experiência na área de Matemática e Educação do Campo. Membro do grupo de pesquisa Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas.

Janderson Pena Teixeira, Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Manaus

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela UEA - Universidade do Estado do Amazonas, na Escola Normal Superior - ENS. Graduação em Geografia pela UEA. Foi Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Possui experiência em Geografia Física, com atuação na área de Climatologia e Gestão de Recursos Hídricos, tendo participado como Monitor das disciplinas Evolução do Pensamento Geográfico e Climatologia no Curso de Licenciatura em Geografia. Professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Manaus.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Medeiros, L., da Silva Borges, H., Barros Teixeira, P., & Pena Teixeira, J. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DE MULHERES NO CAMPO AMAZÔNICO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(1), 127–145. https://doi.org/10.20873.pedagogia