PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA: CONCEPÇÃO E INDICAÇÕES DE PRÁTICAS FORMATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/HISTOCRITICPalavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, Educação, Educação Pública, PráxisResumo
Este artigo é resultado das reflexões suscitadas pelos estudos realizados no curso de extensão Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Esta atividade foi desenvolvida em parceria com a Unioeste com o objetivo de realizar um estudo coletivo acerca da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) no âmbito do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da Universidade Federal do Tocantins, no decorrer do ano de 2024. Foram realizados oito encontros de forma híbrida, para que contemplassem a participação dos integrantes do interior do estado do Tocantins. Os textos discutidos suscitaram questões relevantes acerca de diversas temáticas, principalmente do cotidiano escolar, dos métodos pedagógicos e das políticas educacionais, resultando em novas propostas de pesquisa dos integrantes do grupo.
Referências
BASSO, Jaqueline Daniela; NETO, José Leite dos Santos. Pedagogia histórico-crítica: alternativa para a revalorização dos conteúdos escolares. In: BASSO, Jaqueline Daniela; NETO, José Leite dos Santos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (Orgs). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.
DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 18, p. 35-40, 2001.
COLARES, Anselmo Alencar; ARRUDA, Elenise Pinto de; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Pedagogia Histórico-crítica e a superação do projeto civilizatório burguês. In: HERMIDA, Jorge Fernando (org.). A pedagogia histórico-crítica e a defesa da educação pública. Joao Pessoa: Editora UFPB, 2021.
ORSO, Paulino José. Um espectro ronda a escola pública. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.
ORSO, Paulino José. Pedagogia Histórico-crítica: uma introdução. Revista GESTO-DEBATE, Campo Grande - MS, vol.23, n. 17, p. 353-371, jan/dez de 2023.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-crítica e a defesa da educação pública. In HERMIDA, Jorge Fernando (org.). A pedagogia histórico-crítica e a defesa da educação pública. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.
RIBEIRO, Márden de Pádua; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo. Educação em Revista: Belo Horizonte, n.34, 2018.
SILVA, Matheus Bernardo. Fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-crítica: uma relação necessária entre história e filosofia. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 76, p. 199-218, jul./ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.