PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA: CONCEPÇÃO E INDICAÇÕES DE PRÁTICAS FORMATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/HISTOCRITIC

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Educação, Educação Pública, Práxis

Resumo

Este artigo é resultado das reflexões suscitadas pelos estudos realizados no curso de extensão Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Esta atividade foi desenvolvida em parceria com a Unioeste com o objetivo de  realizar  um estudo coletivo acerca da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) no âmbito do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da Universidade Federal do Tocantins, no decorrer do ano de 2024. Foram realizados oito encontros de forma híbrida, para que contemplassem a participação dos integrantes do interior do estado do Tocantins. Os textos discutidos suscitaram questões relevantes acerca de diversas temáticas, principalmente do cotidiano escolar, dos métodos pedagógicos e das políticas educacionais, resultando em novas propostas de pesquisa dos integrantes do grupo.

Biografia do Autor

Juliana Chioca Ipolito, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora Adjunta do curso de Pedagogia, campus de Miracema, da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa Praxis Socioeducativa e Cultural. ORCID 0000-0002-6867-6256. E-mail: juipolito@mail.uft.edu.br

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutor em Educação (UFG/Brasil). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos Cursos de Filosofia e Teatro e Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação Profissional e Educação (PPPGE/UFT).  Pesquisador vinculado: ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; ao Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE); e à Rede Universitas/Br. ORCID:  0000-0001-7278-181X. E-mail: carvalho1917@gmail.com

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Chioca Ipolito, J., & de Carvalho, R. F. (2025). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA: CONCEPÇÃO E INDICAÇÕES DE PRÁTICAS FORMATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 358–370. https://doi.org/10.20873/HISTOCRITIC