A INTERPEDAGOGIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM BACHELARD
DOI:
https://doi.org/10.20873.interpedagogiaPalavras-chave:
Epistemologia, Pedagogia, ImaginaçãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar a importância da pedagogia científica de Bachelard para o cenário da pesquisa científica. Visando ainda, conquistar uma melhor compreensão dessa pedagogia, buscou-se verificar quais são as melhores estratégias para impactar os avanços da pedagogia bachelardiana em aspectos técnicos, criativos e científicos na atualidade. Para a realização do artigo, buscou-se respaldos em autores e comentadores nacionais e internacionais, que trazem à tona essa importante discussão. O tipo de pesquisa que foi adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual consiste em uma revisão de literatura, analisando os pontos convergentes e divergentes da temática. Assim, conclui que o estudo chegou numa dialética interpedagógica da epistemologia e imaginação bachelardiana.
Referências
ALUNNI, Charles. Spectres de Bachelard - Gaston Bachelard et l`école surrationaliste. Paris: Hermann, 2018.
BACHELARD, Gaston. A vocação científica e a alma humana. IN: o homem perante a ciência - texto integral das conferências e dos debates. Portugal: Publicações Europa-América, 1967.
BACHELARD, G. Idéalisme Discursif. In: Études. Paris: J. Vrin, 1970.
BACHELARD, G. El compromiso racionalista. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1973.
BACHELARD, G. Lautréamont. Lisboa: Litoral Edições, 1989.
BACHELARD, G. A filosofia do não Lisboa: Abril Cultural, 1991.
BACHELARD, G. O racionalismo aplicado Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico:contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BACHELARD, G. A epistemologia Lisboa: Edições 70, 2000.
BACHELARD, G. O novo espírito científico Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: Pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.
CARVALHO FILHO, José Ernane Carneiro. Educação científica na perspectiva bachelardiana:ensino enquanto formação. Ensaio –Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 8, n. 1, julho de 2006. p. 1-24.
COSTA, Celma Laurinda Freitas. O pensamento científico em Bachelard. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão-SE/Brasil. 20 a 22 de setembro de 2012.
DERRIDA, Jacques. As margens da filosofia. Trad. Joaquim Costa e Antonio Magalhães. Papirus, Campinas, 1991.
DUBORGEL, Bruno. Imaginário e pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
FABRE, Michel. Bachelard educatéur. Paris: PUF, 1994.
FONSECA, Dirce Mendes da. A pedagogia científica de Bachelard:uma reflexão a favor da qualidade da prática e da pesquisa docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 361-370, maio/ago. 2008. p. 361-370.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel. Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
JAPIASSU, Hilton. Para ler Bachelard Petrópolis: Vozes, (2004).
JANEIRA, Ana Luísa. Ruptura epistemológica, corte epistemológico e ciência. Disponível em:<http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224260984P0tKE6sa0Ch37TP8.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2022.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Bachelard: o filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fis., v. 13, n. 3: p. 248-273, dez.1996.
MARTINS, André Ferrer P. Algumas contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard à pesquisa em ensino de ciências.Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p29.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2022.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1996.
PAIVA, Rita. Gaston Bachelard - A imaginação na ciência, na poética e na sociologia. São Paulo: Annablume, 2005.
PARAIZO, Paulo Lopes Brandão. A construção do conhecimento nas ciências geológicas: contribuições do pensamento de Gaston Bachelard. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para obtenção do título de Mestre em Filosofia. Orientadora: Prof. Dra. Marly Bulcão Lassance Brito. Rio de Janeiro, julho 2004.
PORTELA FILHO, Raimundo Nonato Araújo. A epistemologia histórica de Gaston Bachelard. Revista Pesquisa em Foco: Educação e Filosofia. Vol. 3, N. 3, Ano 3, Setembro 2010.
ROCHA, G. K. SILVA, L. B. O. VELANES, D. Apresentação: A presença de Gaston Bachelard no Brasil. Rev. Horizontes, V. 39, n. 1, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1308> Acesso em 1 de Março de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.