EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (EXPOMATEC): uma análise das perguntas nas aulas de matemática

Autores

  • Andrey Patrick Monteiro de Paula Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho objetiva relatar nossa primeira experiência com a ação EXPOMATEC, a qual daremos ênfase na análise das perguntas formuladas e sistematizadas pelos discentes do curso de pedagogia, considerando futuros questionamento em sua futura prática docente. A EXPOMATEC, contou com a exposição de 16 perguntas, envolvendo no geral 62 discentes-expositores, estas foram classificadas em conceitual, etimológica, histórica e convencional e permitiu a reflexão da futura prática docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Exposição; Pergunta; Matemática; Pedagogia.  

 

 

ABSTRACT

This paper is aimed at reporting on our first experience with the EXPOMATEC initiative, which will be emphasized in assessing the questions formulated and systematized by the students in the Education program, considering the chances of these students being questioned in the future as teachers. EXPOMATEC exhibited 16 questions, involving 62 student-exhibitors overall, classified into conceptual, etymological, historical and conventional, and allowing for reflection of future teaching practice.

 

KEYWORDS: Exhibition; Question; Mathematics; Pedagogy.

 

 

RESUMEN

Este trabajo posee el objetivo de relatar nuestra primera experiencia conla acción EXPOMATEC, a la que daremos énfasisen el análisis de las preguntas formuladas y sistematizadas por los discentes del curso de pedagogía considerando la posibilidad de que éstas seancuestionadas en sufutura práctica docente. EXPOMATEC contó conla exposición de 16 preguntas, abarcandode forma generala 62 discentesexpositores.Estas preguntas fueron clasificadas en conceptual, etimológica, histórica y convencional y permitióla reflexión de la futura práctica docente.

 

PALABRAS CLAVE: Exposición; Pregunta;  Matemáticas; Pedagogía .

 

Biografia do Autor

Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do LIAPE (Laboratório de Interdisciplinar de estudos pedagógicos - UFT).  E-mail: andrey.depaula@uft.edu.br.  

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Paula, A. P. M. de. (2019). EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (EXPOMATEC): uma análise das perguntas nas aulas de matemática. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(1), 111–117. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4455