O ESPAÇO LÚDICO PEDAGÓGICO COMO TERRITÓRIO DO BRINCAR, DA CRIAÇÃO E DA DESCOBERTA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO LÚDICO PEDAGÓGICO-CAUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/18648

Palavras-chave:

Extensão, Espaço Lúdico Pedagógico, Infância, Universidade

Resumo

O relato de experiência trata do resultado do Projeto de Extensão “Espaço Lúdico Pedagógico” da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Objetiva relatar e demonstrar a importância deste local para o desenvolvimento psíquico das crianças e a valorização de pais e mães que são universitários, que veem neste espaço um lugar seguro para deixar seus filhos e filhas enquanto estudam nos cursos de graduação do campus de Miracema. Por ser um recinto gratuito e aberto a comunidade acadêmica recebe crianças dos mais diferentes estratos socioeconômicos e de diferentes registos culturais, como como crianças com histórico de deficiência. Com essa configuração o Espaço Lúdico Pedagógico contribui com o diálogo na formação dos acadêmicos-bolsistas e daqueles que deixam seus filhos, bem como oportunizar vivências às crianças que frequentam o lugar. O projeto é uma ação desenvolvida para com a finalidade de desenvolver atividades lúdica e pedagógicas com vistas a contribuir com o desenvolvimento integral de crianças de 4 a 8 anos de idade, sendo possível constatar que esse espaço é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que o projeto possui finalidade essencial no contexto acadêmico e de responsabilidade social.

Referências

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VYGOTSKY, L. S. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Leite de Moura-Berto, K. (2024). O ESPAÇO LÚDICO PEDAGÓGICO COMO TERRITÓRIO DO BRINCAR, DA CRIAÇÃO E DA DESCOBERTA:: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO LÚDICO PEDAGÓGICO-CAUM . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 103–114. https://doi.org/10.20873/18648