A Variação na Concordância Verbal no Português Popular do Município de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador-BA

Autor/innen

  • Polyanna Castro Rocha Alves Universidade do Estado da Bahia
  • Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães Universidade do Estado da Bahia
  • Valéria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Schlagworte:

Sociolinguística Variacionista, Português Popular, Concordância Verbal

Abstract

O presente artigo propõe-se a analisar a variação na concordância verbal da terceira pessoa do plural no português popular do município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador-BA, com base nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]). Para este trabalho, foram analisadas 12 entrevistas informais com falantes de pouco ou nenhum nível de escolaridade, divididos de forma igualitária entre os dois sexos e em três faixas etárias (25-35 anos, 45-55 anos e 65 anos em diante). Com o intuito de verificar como as variáveis independentes linguísticas e sociais influenciam o fenômeno em estudo, os dados coletados foram codificados com base em uma chave de codificação específica para concordância verbal com a terceira pessoa do plural, e quantificados com o auxílio do programa Goldvarb. Os resultados mostram que a variação do fenômeno em estudo é condicionada, quantitativamente, muito mais por grupos de fatores linguísticos do que por fatores extralinguísticos. Dentre as variáveis sociais, a única que apresentou relevância foi a variável faixa etária. Os resultados sinalizaram um quadro de variação estável, uma vez que os falantes com idade entre 45 a 55 anos estariam realizando mais concordância verbal em relação aos informantes mais jovens e mais idosos. O resultado obtido contrariou, de certa forma, os estudos já realizados sobre o condicionamento da faixa etária sobre a variação linguística. Diante da complexa realidade sociolinguística brasileira, o grande desafio consiste em descobrir tendências gerais que possam viabilizar uma compreensão mais esclarecedora do quadro linguístico contemporâneo do país.

Autor/innen-Biografien

Polyanna Castro Rocha Alves, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia  - UNEB.

Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia  - UNEB.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin e do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Literaturhinweise

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

LUCCHESI, D. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil. DELTA, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 97-130, 2001.

______. Parâmetros sociolinguísticos do português brasileiro, Revista da ABRALIN, v. 5, n. 1 e 2, p. 83-112, 2006.

______. A teoria da variação linguística: um balanço crítico. Estudos linguísticos, São Paulo, maio-ago 2012. p. 793-805.

LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (Org.). O português afro‑brasileiro. Salvador: Ed. da UFBA, 2009.

MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: BRAGA, M. L.; MOLLICA, M. C. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 3. ed. Contexto: São Paulo, 2012.

MONGUILHOTT, I. de O. e S. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. In: IX ENCONTRO DO CELSUL, 2010, Palhoça, SC. Anais. Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2010. p. 01-20.

TEIXEIRA, S. C. C.; LUCCHESI, D.; MENDES, E. dos P. A concordância verbal no português popular de Salvador: uma amostra da variação linguística na periferia da capital baiana. Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 251-275, jan/jul 2013.

VIEIRA, S. R.; PIRES, J. C. de P. Padrões variáveis de concordância verbal em redações de vestibular: restrições e avaliação. Matraga, Rio de Janeiro, v. 19, n. 30, jan./jun. 2012.

Veröffentlicht

2020-10-07

Zitationsvorschlag

Castro Rocha Alves, P., Gusmão Paranhos Magalhães, S. R., & Viana Sousa, V. . (2020). A Variação na Concordância Verbal no Português Popular do Município de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador-BA. Porto Das Letras, 6(3), 59–77. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8077

Ausgabe

Rubrik

Léxico e Dialetologia