A concordância verbal com o pronome nós no sertão alagoano

Autores

  • José Anilton Alves da Silva Silva UFAL
  • Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório UFAL

Resumo

Nesta pesquisa, realizamos um mapeamento das ocorrências de concordância verbal (doravante CV) estabelecida com o pronome nós no sertão de Alagoas, a partir de uma análise sociolinguística, com o intuito de analisar se há a variação deste fenômeno na fala dos sertanejos alagoanos. Além disso, pretendemos verificar quais os fatores linguísticos e extralinguísticos que interferem nesse processo de variação. Para tanto, tomamos por base o arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Variação e Mudança Linguística ou Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008). Para cumprir com o objetivo proposto para esta pesquisa, utilizamos como corpus a amostra do projeto Lusa (A língua usada no sertão), e para a análise estatística dos dados, recorremos ao programa computacional GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 20005). Guiados pelo modelo teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, os resultados do presente estudo evidenciaram que há a variação na concordância verbal com o pronome nós, bem como essa variação é motivada principalmente pelas variáveis escolaridade, saliência fônica e explicitude do sujeito.

Biografia do Autor

José Anilton Alves da Silva Silva, UFAL

Graduado em Letras pela UFAL/ Campus do Sertão. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela UNIASSELVI e  mestrando em Linguística pelo PPGLL da UFAL.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Silva, J. A. A. da S., & Santana Lima Aguiar Vitório, E. G. de . . (2020). A concordância verbal com o pronome nós no sertão alagoano . Porto Das Letras, 6(1), 50–73. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8058

Edição

Seção

Estudos em variação linguística: teoria, métodos e descrição de variedades br.