As vozes silenciadas de Hester Prynne e Branca Dias

a (des)construção de uma Identidade Feminina

Autores

  • Carlos Magno Universidade de Brasília
  • Ely da Paixão Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Identidade Feminina. (Des)construção. Silenciamento, Português

Resumo

Este estudo apresenta os processos de construção e desconstrução da identidade feminina dentro de duas personagens das obras literárias, um romance de língua inglesa A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne e um teatro de língua portuguesa O Santo Inquérito de Dias Gomes. Hester Prynne e Branca Dias são personagens femininas pertencentes a momentos históricos divergentes, mas ao mesmo tempo, similares quanto a maneira de (des)construção de suas identidades. Estas personagens são, por diversas vezes, silenciadas e submetidas a um contexto histórico repleto de exclusão, marginalização e submissão. Para tratar desses pontos nas duas obras, tomaremos como base para as discussões teóricas BUTLER (2003), FURLANI (1992), HOLLANDA (1994), PERROT (2005), SANTIAGO (2000), WOODWARD (2000), dentre outros, a fim de dar voz a personagens vitimas de silenciamento e inferiorização que as deixaram à margem da sociedade. Hester Prynne e Branca Dias são algumas das inúmeras personagens femininas que representam a imagem da mulher silenciada em uma sociedade patriarcalista. A reflexão para esses temas podem fazer emergir outras discussões para os assuntos aqui propostos como forma de repensar a identidade feminina e o papel da mulher na sociedade.

Biografia do Autor

Carlos Magno, Universidade de Brasília

Doutorando em Estudos Literários pela UNB; Metre em Estudos Literários pela UFT - CPN; professor efetivo do Instituto Federal de Educação de Goiás de Anápolis - Go. E-mail: magnomata@hotmail.com

Ely da Paixão, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos Literários pela UFT - CPN; Professora Efetiva da Rede Municipal Palmas - To

Referências

BRANDÃO, H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Unicamp, 1998.
BUTLER, J. Tradução de Renato Aguiar. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. RJ: Civilização Brasileira, 2003.
FURLANI, L.M.T. Fruto proibido: um olhar sobre a mulher. SP: Pioneira, 1992.
GOMES, D. O Santo Inquérito. SP: Círculo do Livro, 1977.
HAWTHORNE, N. Tradução de Sodré Viana. A Letra Escarlate. SP: Martin Claret, 2006.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Ed. Rocco, Rio de Janeiro: 1994.
MILLER, P. The American Puritans, their Prose and Poetry. New York: Doubleday Anchor Books, 1956.
NOVINSKI, A. A Inquisição. SP: Brasiliense, 1982.
PERROT, M. Tradução de Roberto Leal Ferreira. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Uma Literatura nos Trópicos. Ensaios Sobre Dependência Cultural. Editora Rocco. Rio de Janeiro: 2000.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

da Mata, C. M., & Casemiro Barreira , E. da P. . (2021). As vozes silenciadas de Hester Prynne e Branca Dias: a (des)construção de uma Identidade Feminina. Porto Das Letras, 8(1), 178–195. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9824