A Construção da Identidade Cultural no Romance Serra Dos Pilões: Jagunços e Tropeiros, de Moura Lima

Autores

Resumo

O presente artigo pretende discutir a construção da identidade cultural das personagens da obra Serra do Pilões: Jagunços e Tropeiros, de Moura Lima (1995), que relata os conflitos do cotidiano nos sertões da região central do Brasil nos idos de 1890, partindo de questões relacionadas ao regionalismo brasileiro. Assim, serão abordados pressupostos teóricos a partir de Stuart Hall (2006), dentre outros. Isso leva não apenas ao passado narrativo, mas também à fragmentação das concepções dos personagens no sertão da região central brasileira. E também, trata da estrutura do romance evidenciando a identidade das personagens, que discorre sobre as questões concernentes ao social no contexto do sertão central do Brasil, mais precisamente no Tocantins e traça uma reflexão sobre a figura dos jagunços na construção da identidade regional.

Biografia do Autor

Jonnes Maciel Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras – UFT/CPN, E-mail: jonnesmac@yahoo.com.br

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Duas Cidades. Editora 34, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP &A, 2006.

LIMA, Moura. Serra dos Pilões: Jagunços e Tropeiros. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa, 1995.

PEREIRA, Helder Rodrigues. A crise da identidade na cultura pós-moderna. Mental. 2021; 2(2) :89-100. doi: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/mental/v2n2/v2n2a07.pdf> Acessado em: 27 maio. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Nunes, J. M. (2022). A Construção da Identidade Cultural no Romance Serra Dos Pilões: Jagunços e Tropeiros, de Moura Lima. Porto Das Letras, 8(Especial), 139–148. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14905