A LINGUÍSTICA DE TEXTO COMO LINGUÍSTICA DO SENTIDO: UMA VISÃO ESTRUTURAL DA SEMÂNTICA POR EUGÊNIO COSERIU NA REDAÇÃO DO ENEM 2015
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.302Resumo
Tendo em vista a linguística de sentido e a gramática transoracional de Coseriu (1979) o trabalho busca discutir como Coseriu trata da linguística do texto como uma “verdadeira” linguística de sentido. O nosso estudo parte das definições de Linguistica de Sentido e de Gramática Trnsoracional de Coseriu (1979) e da concepção de texto - e de sentido - no cenário da Linguística de Texto atribuída por Koch (1997). Como corpus utilizaremos o exemplo da correção do gênero redação-exame, no exemplo da redação do Enem (2015), uma vez que se trata do objeto de estudo de nossa pesquisa e porque essa atividade interliga ambos os conceitos. Constata-se que ao avaliar a redação na primeira competência, analisa-se o texto de acordo com a Gramática Transoracional. No que se refere ao uso de mecanismos articulados com o propósito de construir um sentido argumentativo, o que evidencia o tratamento da Gramática de Sentido, pois ela vai além de simples regras gramaticais, preocupando-se, assim, com o sentido do texto, a coerência e coesão, ou seja, as competência 01 à 03 e à 04. Constata-se, então, que Coseriu (1979) considera como a “verdadeira linguística do texto” a linguística do sentido, pois se preocupa com a composição de um texto que tenha sentido, coerência, (a exemplo das competências 03 e 04, no parágrafo da redação do Enem transcrito) e não que apenas apresente um conjunto de regras gramaticais, uma vez que para ele a tarefa da Linguística do Texto é hermenêutica.
Palavras – chave: linguística; gramática; redação; Enem
Referências
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