Ecos do discurso do sucesso: uma análise dos vícios e virtudes da voz na mídia

Autores

  • Thiago Barbosa Soares UFT
  • Carlos Félix Piovezani UFSCar

Palavras-chave:

Análise do Discurso, mídia, voz, sucesso

Resumo

Este artigo analisa discursos sobre o que se poderia chamar de as vozes do sucesso produzidos e veiculados pela mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático brasileiro que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal. Desse modo, ao considerarmos o postulado da Análise do Discurso formulado por Pêcheux (2009[1975]) de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entendemos que os dizeres acerca da voz de sucesso produzem, a um só tempo, os sentidos e os sujeitos em seu interior. Ante esse quadro, investigamos o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso na atual sociedade brasileira e as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático. Em específico, quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso quando disseminadas pelo mesmo veículo de difusão. Para tanto, contamos com dois textos do jornal O Estado de São Paulo, publicados um em 2014 e o outro em 2015.

Biografia do Autor

Carlos Félix Piovezani, UFSCar

Professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Entre 2013 e 2016, foi coordenador do PPGL/UFSCar e atualmente coordena os Grupos de pesquisa "Laboratório de Estudos do Discurso" (Labor/UFSCar) e "Estudos da Voz no Discurso" (VOX/UFSCar). Fez graduação em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Dourados), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), estágio de doutorado na Université de Paris III/ Sorbonne Nouvelle e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Desde março de 2017, faz estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua na área de Teoria e análise linguística, com ênfase em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Financiadas parcial ou integralmente pelo CNPq, pela CAPES ou pela FAPESP, suas pesquisas tratam de usos da voz no discurso político, de discursos sobre a voz humana e de práticas e representações da fala pública.

Downloads

Publicado

2019-02-03

Como Citar

Soares, T. B., & Piovezani, C. F. (2019). Ecos do discurso do sucesso: uma análise dos vícios e virtudes da voz na mídia. Porto Das Letras, 5(1), 08–20. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4845

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.