A Variação Nós/A Gente no Falar Maranhense

Autores

  • Cibelle C Béliche Alves UFMA
  • Layane Sousa Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Variação Nós/A gente; Geossociolinguística; Português Maranhense.

Resumo

Estudos que tomam como base a variante a gente como pronome pessoal de primeira pessoa do plural têm sido realizados em diversas comunidades de fala, com a intenção de investigar a variedade linguística falada no Brasil. Partindo dessa visão, este estudo busca investigar a variação no uso dos pronomes nós e a gente na função de sujeito, no falar maranhense, tomando como base a análise de fatores linguísticos e sociais. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos da Sociolinguística laboviana (LABOV, 2008 [1972]; TARALLO, 2002 CEZARIO;VOTRE, 2008), na Dialetologia (CARDOSO, 2010) e nos apontamentos acerca do uso dos pronomes nós e a gente, (OMENA, 1996 [1978]; LOPES, 1993; RAMOS et al., 2009). O corpus foi extraído de 44 entrevistas do Atlas Linguístico do Maranhão – Projeto ALiMA, realizadas com falantes nativos de dez localidades, selecionadas de acordo com cinco mesorregiões maranhenses, distribuídos entre os fatores sexo, idade e nível de escolaridade. Os resultados indicam, no falar maranhense, uma visível tendência ao uso do a gente na posição de sujeito.

Biografia do Autor

Layane Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Aluna da Pós-Gradução, pelo Programa PG-Letras, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Auxiliar de pesquisa dos Projetos Atlas Linguístico do Brasil , Atlas Linguístico do Maranhão e Análise e mapeamento de fenômenos morfossintáticos no português falado no Maranhão.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005 [1966].
CARDOSO, Suzana Alice Marcelino. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CEZARIO, Maria Maura. VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 141-155.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luis Felipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
FERNANDES, E. Fenômeno variável: nós e a gente. In: HORA, D. (Org.). Estudos sociolinguísticos: perfil de uma comunidade. João Pessoa, 2004.
LABOV, William, Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
LOPES, Célia Regina dos Santos. Nós e A gente no Português Falado Culto do Brasil. Dissertação de mestrado, UFRJ, 1993.
MENON, Odete Pereira da Silva. O sistema pronominal do português. In: Letras, Curitiba, n. 44, p. 91-106. Editora da UFPR.
NASCIMENTO, Carina Sampaio. Nós e A gente em Salvador: confronto entre duas décadas. Dissertação de Mestrado, UFBA, 2013.
OMENA, Nelize Pires de. A referência á primeira pessoa do discurso no plural. In: SILVA, Giselle Machline de Oliveira e; SCHERRE, Maria Marta Pereira. Padrões Sociolingüísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: Departamento de Linguística e Filologia, UFRJ, 1996, p. 183-215.
RAMOS, Conceição; BEZERRA, José; ROCHA, Maria. Do nosso cotidiano ou do cotidiano da gente? Um estudo da alternância nós/a gente no português do Maranhão. Revista Signum. Londrina, v. 12, n. 1, p. 279-292, jul. 2009.
SANKOFF, D.; TAGLIAMONTE, S,; SMITH, E. Goldvarb X: a variable rule application for Macintosh and Windows. Department of Linguistics, University of Toronto, 2005.
SANTANA, Abdon Mendes Borges. Nós e a gente um retrato do português popular de Salvador. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, 2014.
SANTOS, Kelly Carine dos. Estratégias de polidez e a variação nós vs. a gente na fala de discentes da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, 2014.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Béliche Alves, C. C., & Pereira Sousa, L. K. (2020). A Variação Nós/A Gente no Falar Maranhense. Porto Das Letras, 6(1), 34–49. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8079

Edição

Seção

Estudos em variação linguística: teoria, métodos e descrição de variedades br.