A Variação na Concordância Verbal no Português Popular do Município de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador-BA

Autores

  • Polyanna Castro Rocha Alves Universidade do Estado da Bahia
  • Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães Universidade do Estado da Bahia
  • Valéria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, Português Popular, Concordância Verbal

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar a variação na concordância verbal da terceira pessoa do plural no português popular do município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador-BA, com base nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]). Para este trabalho, foram analisadas 12 entrevistas informais com falantes de pouco ou nenhum nível de escolaridade, divididos de forma igualitária entre os dois sexos e em três faixas etárias (25-35 anos, 45-55 anos e 65 anos em diante). Com o intuito de verificar como as variáveis independentes linguísticas e sociais influenciam o fenômeno em estudo, os dados coletados foram codificados com base em uma chave de codificação específica para concordância verbal com a terceira pessoa do plural, e quantificados com o auxílio do programa Goldvarb. Os resultados mostram que a variação do fenômeno em estudo é condicionada, quantitativamente, muito mais por grupos de fatores linguísticos do que por fatores extralinguísticos. Dentre as variáveis sociais, a única que apresentou relevância foi a variável faixa etária. Os resultados sinalizaram um quadro de variação estável, uma vez que os falantes com idade entre 45 a 55 anos estariam realizando mais concordância verbal em relação aos informantes mais jovens e mais idosos. O resultado obtido contrariou, de certa forma, os estudos já realizados sobre o condicionamento da faixa etária sobre a variação linguística. Diante da complexa realidade sociolinguística brasileira, o grande desafio consiste em descobrir tendências gerais que possam viabilizar uma compreensão mais esclarecedora do quadro linguístico contemporâneo do país.

Biografia do Autor

Polyanna Castro Rocha Alves, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia  - UNEB.

Sigrid Rochele Gusmão Paranhos Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora do curso de Letras/Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia  - UNEB.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGLin e do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

LUCCHESI, D. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil. DELTA, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 97-130, 2001.

______. Parâmetros sociolinguísticos do português brasileiro, Revista da ABRALIN, v. 5, n. 1 e 2, p. 83-112, 2006.

______. A teoria da variação linguística: um balanço crítico. Estudos linguísticos, São Paulo, maio-ago 2012. p. 793-805.

LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (Org.). O português afro‑brasileiro. Salvador: Ed. da UFBA, 2009.

MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: BRAGA, M. L.; MOLLICA, M. C. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 3. ed. Contexto: São Paulo, 2012.

MONGUILHOTT, I. de O. e S. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. In: IX ENCONTRO DO CELSUL, 2010, Palhoça, SC. Anais. Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2010. p. 01-20.

TEIXEIRA, S. C. C.; LUCCHESI, D.; MENDES, E. dos P. A concordância verbal no português popular de Salvador: uma amostra da variação linguística na periferia da capital baiana. Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 251-275, jan/jul 2013.

VIEIRA, S. R.; PIRES, J. C. de P. Padrões variáveis de concordância verbal em redações de vestibular: restrições e avaliação. Matraga, Rio de Janeiro, v. 19, n. 30, jan./jun. 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-07

Como Citar

Castro Rocha Alves, P., Gusmão Paranhos Magalhães, S. R., & Viana Sousa, V. . (2020). A Variação na Concordância Verbal no Português Popular do Município de Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador-BA. Porto Das Letras, 6(3), 59–77. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8077

Edição

Seção

Léxico e Dialetologia