A variação lexical nos cordéis do poeta Zé da Luz
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.306Resumo
Pautados nos pressupostos teórico-metodológicos na Dialetologia, os estudos sobre variação linguística observam a diversidade linguística do português brasileiro tanto na modalidade oral quanto escrita. Modalidades essas que são usadas em diversos contextos sociais, apresentando objetivos e ênfases diferentes em cada situação comunicativa. Posto isso, este artigo tem por objetivo analisar a variação lexical na escrita de cordel, especificamente na obra Brasil Caboclo – O sertão em carne e osso (1979), do cordelista Zé da Luz, buscando identificar, nos cordéis, os aspectos linguísticos da fala rural paraibana, verificar a forma como cada variante foi registrada no português brasileiro e comparar o léxico presente nestes textos com os dados do Atlas Lingüístico da Paraíba – ALPB (1984) e do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB (2014). Esperamos, assim, constatar que Zé da Luz faz uso de uma linguagem simples e regional, que explora a riqueza do vocabulário usado na região Nordeste do Brasil, permitindo compreender a variedade do português brasileiro.
Referências
ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado das Letras, 1999.
ARAGÃO, M. S. S.; MENEZES, C. P. B. Atlas Lingüístico da Paraíba: cartas léxicas e fonéticas. Brasília: UFPB/CNPq, Coordenação editorial, 1984.
CARDOSO, S. A. M. S. et al. Atlas Linguístico do Brasil. Londrina: Eduel, 2014.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 10. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LUZ, Z. Brasil caboclo – O sertão em carne e osso. Paraíba: Acauã, 1979.
ROSA, F. T. M. O Brasí cabôco de Zé da Luz: um passeio pela representação do sertão e si. 2008. Dissertação (Mestrado em estudo de linguagens) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: http://www.ppgel.uneb.br/wp/wp-content/uploads/2011/09/rosa_flavia.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.
SILVA, L. A. O falar paraibano: um estudo da variação lexical nos cordéis do poeta Zé da Luz. 2021, 83 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000232874&print=y. Acesso em: 13 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).