Léxico e cultura regional em Corações de Borracha

Autores

  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Airton de Mesquita Silva Secretaria de Educação do Estado do Acre. Mestrando do Mestrado Profissional em Letras/UFAC

Palavras-chave:

Glossário, Cultura Regional, Corações de borracha

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca do vocabulário dos seringueiros, com o objetivo de descrever seu perfil cultural e linguístico, a partir dos traços descritos na obra Corações de Borracha, de Silvio Martinello. Neste trabalho, consideramos como seringueiro o extrator do látex no seio da floresta, sob a tutela do seringalista e condicionado ao meio social, cultural e econômico do contexto do seringal. No romance Corações de Borracha, temos a representação de uma cultura, expressada através do léxico, que perpassa os limites convencionais da língua, com a criação de novas palavras ampliando o campo lexical da língua. Ao final do artigo, apresentamos um glossário de termos extraídos da obra, divididos em campos semânticos a partir do contexto da obra. Concluímos que o léxico regional vai além da esfera linguística: ele marca o espaço, o tempo e a cultura de um povo. A cosmovisão do grupo humano que habita um espaço está refletida em cada termo.

 

Biografia do Autor

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Linguística. Professor de Linguística, Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais  e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre, em níveis de Graduação e Pós-Graduação.

Airton de Mesquita Silva, Secretaria de Educação do Estado do Acre. Mestrando do Mestrado Profissional em Letras/UFAC

Mestrando do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal do Acre. Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Acre – SEE.

Referências

ANTUNES, I. O território das palavras: estudo do texto em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BIDERMAN, M. T. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnica. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negrini (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

DANTAS, K. G. M. A. Nas fronteiras da "Terra Prometida": trajetórias de trabalhadores rurais do alto Acre. Editora IFAC, 20015. .

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

ISQUERDO, A. N. Vocabulário do seringueiro: campo léxico da seringa. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2001.

OLIVEIRA, A. M. P. P. Regionalismos brasileiros: a questão da distribuição geográfica. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2001.

POTYGUARA, J. Terra Caída. Rio Branco: Fundação Cultural do Estado do Acre, 1998.

PONTES, A. L. Dicionário e leitura. In: Formação continuada de professores da rede pública – 2ª fase – Português. Fortaleza: Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha/Governo do Estado do Ceará, 2000a, p. 54-64.

POZENATO, J. C. Algumas considerações sobre região e regionalidade. In: FELTES, H P de M, ZILLES, U. (Org.). Filosofia: diálogo de horizontes. Porto Alegre/Caxias do Sul: Edipucrs/Educs, 2001.

SOUSA, A. M. O uso do dicionário em sala de aula. In: Anais da III Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa – Trabalhos completos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2008. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/O%20uso%20do%20dicion%C3%A1rio%20em%20sala%20de%20aula%20-%20ALEXANDRE.pdf> Acesso em: 20 maio. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Melo de Sousa, A., & Silva, A. de M. (2019). Léxico e cultura regional em Corações de Borracha. Porto Das Letras, 5(3), 68–87. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7810

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)