Léxico e cultura regional em Corações de Borracha
Schlagworte:
Glossário, Cultura Regional, Corações de borrachaAbstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca do vocabulário dos seringueiros, com o objetivo de descrever seu perfil cultural e linguístico, a partir dos traços descritos na obra Corações de Borracha, de Silvio Martinello. Neste trabalho, consideramos como seringueiro o extrator do látex no seio da floresta, sob a tutela do seringalista e condicionado ao meio social, cultural e econômico do contexto do seringal. No romance Corações de Borracha, temos a representação de uma cultura, expressada através do léxico, que perpassa os limites convencionais da língua, com a criação de novas palavras ampliando o campo lexical da língua. Ao final do artigo, apresentamos um glossário de termos extraídos da obra, divididos em campos semânticos a partir do contexto da obra. Concluímos que o léxico regional vai além da esfera linguística: ele marca o espaço, o tempo e a cultura de um povo. A cosmovisão do grupo humano que habita um espaço está refletida em cada termo.
Literaturhinweise
BIDERMAN, M. T. Os dicionários na contemporaneidade: arquitetura, métodos e técnica. In: OLIVEIRA, Ana Maria Pinto Pires de; ISQUERDO, Aparecida Negrini (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
DANTAS, K. G. M. A. Nas fronteiras da "Terra Prometida": trajetórias de trabalhadores rurais do alto Acre. Editora IFAC, 20015. .
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
ISQUERDO, A. N. Vocabulário do seringueiro: campo léxico da seringa. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2001.
OLIVEIRA, A. M. P. P. Regionalismos brasileiros: a questão da distribuição geográfica. In: OLIVEIRA, A. M. P. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2001.
POTYGUARA, J. Terra Caída. Rio Branco: Fundação Cultural do Estado do Acre, 1998.
PONTES, A. L. Dicionário e leitura. In: Formação continuada de professores da rede pública – 2ª fase – Português. Fortaleza: Universidade Aberta do Nordeste/Fundação Demócrito Rocha/Governo do Estado do Ceará, 2000a, p. 54-64.
POZENATO, J. C. Algumas considerações sobre região e regionalidade. In: FELTES, H P de M, ZILLES, U. (Org.). Filosofia: diálogo de horizontes. Porto Alegre/Caxias do Sul: Edipucrs/Educs, 2001.
SOUSA, A. M. O uso do dicionário em sala de aula. In: Anais da III Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa – Trabalhos completos. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2008. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/O%20uso%20do%20dicion%C3%A1rio%20em%20sala%20de%20aula%20-%20ALEXANDRE.pdf> Acesso em: 20 maio. 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).