Verbos de indicação na Libras: possíveis evidências de distanciamento
Palavras-chave:
libras, verbos de indicação, dêixis de pessoa, distanciamentoResumo
Nesta pesquisa, analisa-se as especificidades de um grupo de verbos que tem sido chamado na literatura ora de verbos indicadores (LIDDELL, 2003, MOREIRA, 2007), ora de verbos de concordância (BRITO, 1995, QUADROS; KARNOPP, 2004). O objetivo é identificar o elemento dêixis de pessoa na Língua de Sinais Brasileira e mais especificamente, discutir a noção de distanciamento na articulação dos verbos de indicação. Esta pesquisa se justifica devido à escassez de estudos na área e pela necessidade de entendermos mais sobre os verbos de indicação. Os dados (corpus) de análise desta pesquisa foram 54 piadas, contadas por 35 participantes surdos, sendo 26 homens e 9 mulheres. Na análise dos vídeos, foram encontrados 113 verbos de indicação. Uma característica de grande relevância encontrada nessa pesquisa foi quando os referentes estão distantes, os verbos de indicação tendem a ser articulados com trajetória distante e com posição da mão à altura da cabeça do sinalizador.
Referências
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato M. O verbo. Gramática do português culto falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
LIDDELL, Scott K. Grammar, gesture and meaning in American Sign Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LIMA, Hildomar José de. Categorias lexicais na língua de sinais brasileira: Nomes e verbos. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2012.
MCCLEARY, Leland; VIOTTI, Evani. Língua e gesto em línguas sinalizadas. Revista Veredas, v. 15, n. 1, p. 289- 304, 2011.
MELO, Iran Ferreira de. Um panorama dos elementos dêiticos, verdadeiros coringas da linguagem e objetos de estudo da Pragmática. 22. ed. São Paulo: Editora Escala, 2010.
MOREIRA, Renata Lucia. Uma descrição da dêixis de pessoa na língua de sinais brasileira: Pronomes Pessoais e Verbos Indicadores. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PADDEN, Carol. The relation between space and grammar in ASL verb morphology. In: Ceil Lucas (Ed.). Sign Language Research: Theoretical Issues. Washinton, DC: Gallaudet University Press, 1990. 118-132.
QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos. Aquisição da linguagem. Porto Alegre: Editora ArtMed, 1997.
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2004.
QUADROS, Ronice Muller de.; QUER, Josep. Revertendo os verbos reversos e seguindo em frente: sobre concordância, auxiliares e classes verbais em língua de sinais. In: QUADROS, Ronice Muller; VASCONCELLOS, Maria Lúcia (Org.). Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. Petrópolis: Editora Arara-azul, 2008. p. 69-86.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).