Integrando Tecnologia ao Ensino de Libras:
A Experiência com o Aplicativo Hand Talk para Ensino de Verbos Classificadores
DOI:
https://doi.org/10.20873.lib.2507Resumo
A utilização de tecnologias no ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem ganhado destaque, especialmente com o uso de aplicativos de tradução, como o Hand Talk. Este artigo explora a aplicação desse aplicativo no ensino de verbos classificadores em Libras no Ensino Superior, investigando como a ferramenta contribui para a aprendizagem dos alunos e como eles interagem com as traduções automáticas. A pesquisa foca na identificação de erros nas traduções realizadas pelo aplicativo e na correção dessas falhas pelos alunos, com o auxílio de orientações pedagógicas. Para isso, foram analisadas gravações de frases com os verbos classificadores CAIR, BATER e COLOCAR, produzidas pelos alunos, que corrigiram os erros do aplicativo, aplicando os sinais de forma adequada e movimentação correta do seu contexto específico. Os resultados mostram que o uso do aplicativo ajuda no aprendizado de Libras, mas é importante que o professor esteja presente para guiar os alunos. O aplicativo, apesar de ser útil, pode cometer erros, como usar sinais que não são os mais adequados para determinadas situações. A pesquisa reforça o papel da pedagogia do pós-método, promovendo um ensino mais dinâmico e contextualizado, que integra a tecnologia à prática educativa de forma eficiente.
Referências
ALENCAR, W. de O. M. Ensino de Libras como L2M2 em AVAs: uma análise do curso livre da UEMANET à luz da complexidade. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras/Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
ANDREIS-WITKOSKI, S. Problematizando o uso do aplicativo de tradução Hand Talk no ensino da Libras no Ensino Superior. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 26 abr. 2025.
BERNARDINO, E. L. A.; PEREIRA, M. C. da C.; PASSOS, R. Estratégias de ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 32, p. 27-39, jun. 2018. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19354. Acesso em: 26 abr. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 26 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 26 abr. 2025.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 26 abr. 2025.
FELIPE, T. Sistema de flexão verbal na Libras: os classificadores enquanto marcadores de flexão de gênero. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: INES, 2002. v. 1.
FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
QUADROS, R; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.
SILVA, E. E. G. da. Contribuições de tecnologias digitais como interfaces alternativas no ensino de Libras para ouvintes. Campina Grande, 2023. 87 f.: il. color. Monografia (Licenciatura em Letras – Libras) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2023.
VELOSO, B. S. Construções classificadoras e verbos de deslocamento, existência e localização na Língua de Sinais Brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Porto das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).