A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL

Autores

Palavras-chave:

Literatura Infantil e Juvenil, Colonialismo, Identidade negra

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a identidade e resistência do personagem negro na obra infantil juvenil Tumbu (2007), de Marconi Leal, obra selecionada pelo PNBE, do ano de 2009, destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), atendendo à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de cultura afro nas escolas. O contexto social representado na obra demanda que façamos análise da realidade brasileira no período colonial, quando negros trazidos da África se adaptavam forçosamente à vida escraviza, mas resguardavam sua identidade negra. Assim sendo, consideraremos os percursos do jovem negro em sua jornada pelo Novo Mundo e a violência causada pelo colonizador europeu, além de sua demonstração de resistência perante um mundo muito diferente de sua cultura. Desta forma, ao compreender a presença da imagem do negro e da escravidão na história do livro colabora no entendimento de uma época tão significativa para a construção da cultura brasileira, além de perceber o quanto foi necessário resistir culturalmente no processo de dominação do branco europeu.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Gomes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrando em Letras pelo PPGLetras na Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (2012) e graduação em Filosofia pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2015). Atualmente é professor e coordenador pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe. Mora em Sinop estado de Mato Grosso há 19 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas; é membro do Grupo de Trabalho ?Leitura e Literatura Infantil e Juvenil? (ANPOLL). Integra o conselho editorial e consultivo da Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018). É membro do Centro de Estudos e Investigações (CEI).

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

Silva, A. C. G. da, & Silva, R. R. da. (2021). A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL. Porto Das Letras, 7(Especial), 40–50. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11250

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política