A RESISTÊNCIA DA IDENTIDADE NEGRA NO PERÍODO COLONIAL, NA OBRA TUMBU, DE MARCONI LEAL
Palavras-chave:
Literatura Infantil e Juvenil, Colonialismo, Identidade negraResumo
O artigo tem como objetivo analisar a identidade e resistência do personagem negro na obra infantil juvenil Tumbu (2007), de Marconi Leal, obra selecionada pelo PNBE, do ano de 2009, destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), atendendo à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de cultura afro nas escolas. O contexto social representado na obra demanda que façamos análise da realidade brasileira no período colonial, quando negros trazidos da África se adaptavam forçosamente à vida escraviza, mas resguardavam sua identidade negra. Assim sendo, consideraremos os percursos do jovem negro em sua jornada pelo Novo Mundo e a violência causada pelo colonizador europeu, além de sua demonstração de resistência perante um mundo muito diferente de sua cultura. Desta forma, ao compreender a presença da imagem do negro e da escravidão na história do livro colabora no entendimento de uma época tão significativa para a construção da cultura brasileira, além de perceber o quanto foi necessário resistir culturalmente no processo de dominação do branco europeu.
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