A RELAÇÃO ENTRE A DIREÇÃO DO OLHAR E A REGIÃO DE CONTATO EM BOIAS DE LISTAGEM NA LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.libras.1Palavras-chave:
libras, bóias de listagem, direção do olhar, região de contatoResumo
Segundo Liddell (2003), boias de listagem são empregadas geralmente quando o sinalizante quer se referir a mais de um referente em sequência. Heitkoetter e Xavier (2020, 2021) realizaram um estudo detalhado de boias de listagem na libras, com base em dados coletados de vídeos do Youtube de dois sinalizantes surdos paranaenses, um homem e uma mulher. Com esses estudos, os autores mostram que tais construções podem ser de diferentes tipos, a saber, fixas, sequenciais e mistas com ou sem perseveração. Este trabalho, um recorte de Heitkoetter (2024), cujo objetivo geral foi apresentar um aprofundamento das análises anteriores, reporta especificamente os resultados obtidos quanto à relação entre direção do olhar e a região da mão não dominante que é tocada pela mão dominante durante a produção de boias de listagem. Os resultados obtidos mostram variabilidade de tipos tanto na direção do olhar (para baixo, para frente, para esquerda e para direita), quanto na região de contato (dorso, ponta, superfícies de fricção, radial e ulnar). Como cada sujeito apresentou preferência por um tipo de direção do olhar e de região de contato, não foi observada uma correlação entre eles.
Referências
HEITKOETTER, R. P. Descrição e análise de aspectos formais de boias de listagem em libras. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras – UFPR, 2024.
HEITKOETTER, R. P.; XAVIER, A. N. Estudo Comparativo de Boias de Listagem em Produções de Dois Sinalizantes Surdos Paranaenses. Interletras, v. 11, ed. 36, 2022. p. 1-15.
HEITKOETTER, R. P.; XAVIER, André Nogueira. Descrição e análise de boias de listagem em Libras. Humanidades e inovação, v. 7, n. 26, 2020. p. 85-111. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/93?fbclid=IwAR2tV70KIaObeT0TE42pQdHryUECoutK1lTnjTzXR8IJMDOMt7Xfe2eet3A. Acesso em 10 fev. 2021.
LIDDELL, S. K. Grammar, Gesture, andMeaning in American Sign Language.1 ed. Cambridge University Press, 2003.
ALECRIM, E. C. A Variação Fonético-Fonológica da Configuração de Mão na Libras. 2022. 125 p. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em letras - UFPR, 2022.
THOMPSON, R. L.. Eye gaze in American SignLanguage: Linguisticfunctions for verbsandpronouns. Universityof California, San Diego ProQuestDissertations&Theses, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).