VERÁS MULHERES NESSE PAÍS?

Uma leitura das personagens femininas em “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão.

Autores

  • Rafaela Moreira Rodrigues UFF

Palavras-chave:

Literatura; Mulheres; Representação; Identidade; Percepção

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura crítica acerca da representação das personagens femininas no livro “Não Verás País Nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, promovendo observações a respeito dos conceitos de “Identidade”, “Representação” e “Percepção”, sinalizando para o fato de que essas categorias são mais complexas e paradoxais do que parecem. O que se pretende é pensar o modo como as mulheres são representadas na história, o lugar social que ocupam, propondo uma investigação sobre a construção da identidade feminina na narrativa uma vez que o silenciamento, ou a enunciação, podem prescrever o agenciamento do autoritarismo na sociedade. As narrativas são jogos de limitações, exclusões e/ou reforços de determinados discursos, como foi sinalizado por Michel Foucault e cabe ao autor a inserção da linguagem ficcional no real (e vice-versa). Desse modo, é possível vislumbrar a permanência/reprodução do discurso do patriarcado no livro, não só no que é enunciado, mas também por meio de práticas e regimes que sustentam determinadas “verdades” ao longo da história e fazem com que as personagens se conformem às regras e aos costumes estabelecidos, reproduzindo-os ao longo do tempo. A literatura possui funções políticas e sociais extremamente importantes, porque aponta questões latentes sobre o modo como nos organizamos, vivemos, pensamos, além de propor reflexões sobre determinadas épocas históricas e fomentar o pensamento crítico-reflexivo nos indivíduos. Logo, o texto literário é matéria fecunda para estudar algumas questões, como a do gênero.

 

Referências

BARACUHY, R.; PEREIRA, T. A. A biopolítica na sociedade de controle. Gragoatá, Niterói, n. 34, p. 17-330, 1. sem. 2013.
DÍAS-BENÍTEZ, M. E.; MATTOS, A. Interseccionalidades: Zonas de problematização e questões metodológicas. In:_ Metodologia e Relações Interseccionais: debates contemporâneos, Vol.II. Rio de Janeiro, Ed. PUC-RJ, 2019.
DÍAS-BENÍTEZ, M. E. Muros e Pontes no horizonte da prática feminista: uma reflexão.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
FOUCAULT, M. A vida dos homens infames. Ditos & Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 203-222.
_______________ A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
_______________ A história da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999. Capítulo IV.
HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2016
LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: Les Editions de Minuit, 2017.
LOYOLA BRANDÃO, I. Não Verás País Nenhum. São Paulo: Global, 2008.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SEGATO, Rita Laura. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.
VÁSQUEZ, G. Maternidade e feminismo: notas sobre uma relação plural. Revista Trilhas da História. Três Lagoas, v.3, nº 6 jan-jun, 2014. p.167-181.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Rodrigues, R. M. . (2021). VERÁS MULHERES NESSE PAÍS? Uma leitura das personagens femininas em “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão . Porto Das Letras, 7(Especial), 150–166. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11372

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política