TRANSGRESSÕES, DESCOBERTAS E DESILUSÕES AMOROSAS NO CONTO “PRETINHA FUMEGANDO” DE JOÃO GILBERTO NOLL

Autores

  • José Dantas da Silva Júnior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria Aparecida da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Palavras-chave:

João Gilberto Noll; Pretinha fumegando; Relações amorosas.

Resumo

Resumo: Este artigo pretende realizar uma leitura do conto “Pretinha fumegando”, de João Gilberto Noll, sob a ótica das relações amorosas. Em meio a essa discussão, surgem as incertezas, desilusões e descobertas do ponto de vista amoroso e do ponto de vista crítico sobre a representação da mulher no conto em análise. Assim sendo, utilizamos como suporte teórico os seguintes autores: Bauman (2004); Ovídio (2006); Giddens (1993); Foucault (1995); Barthes (2003); Kristeva (1988) e Platão (2012). Além do mais, gostaríamos de pontuar que esta investigação é de cunho bibliográfico e tem como método de estudo a abordagem dedutiva interpretativa, corroborando com outras pesquisas na área de literatura. Por fim, quanto à análise, podemos perceber que a personagem principal permanecia, ao longo do conto, em uma espécie de inercia social e em constante desilusão amorosa que motivaram as recordações em tons de revolta, mas, por outro lado, desejava intensamente a paixão amorosa independente do objeto amoroso.

Palavras-chave: João Gilberto Noll; Pretinha fumegando; Relações amorosas.

Biografia do Autor

José Dantas da Silva Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Letras pelo PPGL/CAMEAM/UERN com projeto de pesquisa na linha Texto Literário, Crítica e Cultura. Mestre em Letras pelo mesmo programa. Especialista em Docência da Língua Espanhola pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Graduado em Letras Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura - (GECLIT) e membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Tem experiência em trabalhos relacionados com literatura, crítica e cultura, bem como em literatura e ensino. Foi professor substituto do curso de Língua Espanhola no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e professor substituto do curso de Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Maria Aparecida da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000); Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001); Mestre em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutora em Estudos da Linguagem (Área de concentração: Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com Doutorado sanduíche na Faculdade de Letras - FLUC - Universidade de Coimbra - Portugal. Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 2019. Professora Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL - UERN. Membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura- GECLIT - e Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura de Língua Portuguesa - GPORT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. É autora do livro: A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge, (EdUFRN, 2015).

Referências

COSTA PINTO, Manuel. Manual da Literatura Brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2005, p. 118-120.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fonseca, 2003. Falta o Barthes 2007

BAUMAN, Zygmunt [1925]. Amor líquido: sobre a fragilidade das relações humanas / Zygmunt Bauman. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Grall, 1995.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar./maio, 2002.

GIDDENS, Anthony. A transformação da Intimidade: sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

HOOKS, BELL. Intelectuais negras. Estudos feministas, n.2, p. 469, 1995.

KRISTEVA, Julia. Histórias de amor. Tradução e introdução L. T. da Motta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988

NOLL, João Gilberto. O cego e a dançarina. Rio de Janeiro: Record, 2008.

PLATÃO. O Banquete. Tradução, apresentação e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2012.

OVÍDIO. A arte de amar. Tradução de Dúnia Marinho da Silva. Porto Alegre: L&PM, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Dantas da Silva Júnior, J., & Costa, M. A. da. (2021). TRANSGRESSÕES, DESCOBERTAS E DESILUSÕES AMOROSAS NO CONTO “PRETINHA FUMEGANDO” DE JOÃO GILBERTO NOLL. Porto Das Letras, 7(Especial), 167–182. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11305

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política