MÍDIAS EDUCATIVAS “MAIS MULHERES”: um centro de documentação interdisciplinar de gênero e comunicação em Palmas, Tocantins, Brasil

Autores

  • Marcos Felipe Gonçalves Maia Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-8118-6211
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins
  • Mariana Meriqui Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427

Palavras-chave:

Mídia, Mulher, Informação, Cidadania

Resumo

Aborda o projeto Mídias educativas mais mulheres do município de Palmas, Tocantins. Objetiva compreender a experiência da implantação de um Centro de Documentação sensível para as temáticas de gênero no cenário da Comunicação Social. Conclui destacando esse espaço como sendo de formação continuada, interdisciplinar e de atuação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Biblioteconomia (UnB). Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). Mestre em Educação (PPGE/UFT). Consultor especializado em Ciências Sociais na SUMUDHE, bibliotecário-documentalista (UFT) e pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT).

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em educação (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT).

Mariana Meriqui Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Relações Internacionais. Mestre em Educação (UFT). Especialista em Gênero e Sexualidade (MACKENZIE). Consultora especializada em Ciências Sociais na SUMUDHE e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT).

Referências

ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BELELI, Iara. Imagens efêmeras: gênero e sexualidade na propaganda brasileira. 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. Anais do 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de

Janeiro: Civilização brasileira, 2013.

CARVALHO, Maria; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional brasileiro. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 1, jan./abr. 2015.

COLLING, Leandro. Como pode a mídia ajudar na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. In: PELÚCIO, L. et al (Org.). Olhares plurais para o cotidiano: ... Marília: [S.L.], 2012.

CONNELL, Raewyn. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20 n. 2, p. 185-206, 1995.

CORRÊA, Elisa. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292 >. Acesso em 28 fev. 2016.

CUNHA, Murilo. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez10/Art_07.htm>. Acesso em: 22 dez. 2015.

FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba , v. 1, p. 41-54, 2006.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jul. 2002. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882 >. Acesso em 18 jan. 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

KAMENSKY, Andrea. (Pós)feminismos e diversidade em performances: memórias e oralidades em desconstrução. Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. especial, p. 59-78, maio 2016.

LANKES, David. Expect more: demanding better libraries for today´s complex world. [s.l.]: [s.d.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.

LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade: O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 43-53

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAIA, Marcos; SANTOS, Larissa. Registro de memórias locais na biblioteca escolar: um olhar para o livro artesanal… Revista Interface, v. 10, n. 10, p. 79-95, dez. 2015. Disponível em: < http://revista.uft.edu.br/index.php/interface/article/view/1951 >. Acesso em: 22 dez. 2015.

MENESES, Verônica; MIRANDA, Cynthia. Reflexões sobre acultura da imagem e o imaginário feminino na publicidade. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 171-193, maio/ago. 2015.

MEYER, Dagmar. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-29.

MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002.

MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia. Publisher: [S.L.], 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

NICHOLSON, Linda. Interpreting gender. Signs, v. 20, n. 1, outono, 1994, p. 79-105. Disponível em: < www.jstor.org/stable/3174928 >. Acesso em 23 jun. 2016.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 20, n. 2, jul./dez. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1995. p. 71-99. Tradução de Guacira Lopes Louro.

SILVA, João Nunes. Construindo a memória e identidade no Tocantins. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 270-275, maio./ago. 2015.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SUMUDHE. Projeto Mídias educativas mais mulheres. Edital 02/2013. Palmas, SUMUDHE, 2013.

VAL, Gisela Maria do; AQUINO, Júlio Groppa. A ordem do discurso jornalístico sobre educação: uma análise das matérias da Folha de S. Paulo de 1996 a 2006. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 01, p. 93-120, mar. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982013000100006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 07 nov. 2016.

VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

GONÇALVES MAIA, Marcos Felipe; TRINDADE ROCHA, José Damião; MERIQUI RODRIGUES, Mariana. MÍDIAS EDUCATIVAS “MAIS MULHERES”: um centro de documentação interdisciplinar de gênero e comunicação em Palmas, Tocantins, Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 427–444, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3444. Acesso em: 22 nov. 2024.